“Back to Basics – Pressure Points: Decision Making in Commercial Flight”

By: Author Raul MarinhoPosted on
250Views3

Por indicação do amigo Rodrigo Silva, compartilho a seguir o excelente vídeo de treinamento do título acima, produzido pela FAA Safety Team. São cinco historietas com situações extremamente realistas propostas para discussão, das quais recomendo especialmente as de números 1 e 3 – que começam, respectivamente aos 02:31 e aos 12:15.

A situação #1 é um caso ocorrido num jatinho de táxi aéreo, com uma copiloto pouco experiente, num voo IFR abaixo dos mínimos, “ciscando” para tentar o pouso a qualquer custo. Além disso, há um fato importantíssimo: o passageiro está pressionando, dizendo que, se o pouso não ocorrer, o fretamento não terá valido a pena.

Já a situação #3 é um caso de aviação executiva, com piloto e copiloto de um King Air se estranhando. Até o ponto em que o copila, discordando quanto à posição do comandante quanto a uma indicação estranha no painel antes da decolagem, pede para desembarcar, o que leva os passageiros (um alto executivo da empresa e sua esposa) a uma situação bastante constrangedora.

As demais histórias são ambientadas na linha aérea doméstica (#2), na manutenção (#4), e numa linha aérea regional (#5), e também são muito interessantes.

 

3 comments

  1. Enderson Rafael
    4 anos ago

    Esses videos são sempre bons para nos lembrar na hora em que acontece conosco e ajudar a tomar a melhor decisão. Nunca me esqueço do curso de ADM que a AOPA nos envia quando checamos o PP. Usar procedimentos precisos em um meio tão impreciso quanto o que voamos é uma habilidade que precisa ser aperfeiçoada. E no final, o piloto verdadeiramente habilidoso é aquele que não precisa usar toda a sua habilidade pra sair de uma situação na qual ele mesmo se colocou.

  2. Menezes
    4 anos ago

    Raul, ontem tivemos em Belém o VIII Seminário de Segurança de Voo (referente a semana da asa), no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, sob a coordenação do I COMAR e SERIPA I, o evento foi um sucesso e foram abordados em uma da palestras, o SGSO, com por um funcionario federal da Anac, exatamente a # 1 situação. O curso de SGSO é de 40 horas, mas o palestrante mostrou um pouco do SGSO em 45 minutos de palestra, tratando de uma maneira bem prática o assunto. Tivemos também um pouco de história sobre a biografia do inventor brasileiro Julio César Ribeiro de Sousa, palestra sobre crimes, aeronáuticos, atentados a segurança de voo com um Juiz Federal ex Maj. Av Instrutor da FAB, Piloto de Avião (PC), PLA de Helicóptero, responsável pelo SERIPA 1 e investigador sênior e palestra com um engenheiro aeronáutico da Embraer, falando sobre acidentes e fatores contribuintes. O evento foi muito bom e contribuiu para aumentar o conhecimento de todos, principalmente quanto à segurança de voo e sobre o assunto de crimes aeronáuticos.

Deixe uma resposta