Vem aí o plano de voo pela internet (por enquanto, só para SP)

By: Author Raul MarinhoPosted on
608Views7

AIC 26 – DECEA

Finalmente, o DECEA começa a entrar na era da internet! De acordo com a AIC Nº26 (vide link acima), que entrará em vigor em 12/12/2013, os planos de voo poderão ser preenchidos, mediante cadastro prévio (efetuados em www.aisweb.aer.mil.br/cadastro), diretamente na web, pelo endereço www.aisweb.aer.mil.br/app2. Só que esta modernidade toda só vai valer para planos de voo completos ou simplificados que tenham decolagem de SBSP ou de  SBMT; ou planos de voo completos que tenham decolagem dos helipontos ou aeródromos desprovidos de órgãos ATS, localizados na projeção da TMA SP, pertencentes à FIR Curitiba. De fato, não é o ideal, mas é um começo…

7 comments

  1. Operador
    4 anos ago

    Vocês pensam que o plano de voo vai cair onde????Num grande computador que vai fazer a crítica do plano? Não senhores, o plano vai cair n o mesmo operador que hoje atende o seu telefone. Tudo isso é uma experiencia pra um dia todos fazerem planos de voo pela web. Porque ao inves de so reclamar voces não pedem para o DECEA determinar que os aeroportos da INFRAERO peguem plano de voo por telefone tb,a maioria deles nao opera 24hs,sobrando pra Aeronautica a maioria dos recebimentos. E ajudaria muito se o piloto soubesse preencher o planod e voo tb ok,tem a ICA 100-11 e MCA 100-11,muitos pilotos saem com deficiencias em preenchimento das escolas de aviação. O operador seja civil ou militar não tem obrigação de dizer como deve ser preenchido na hora to atendimento telefonico.Para tirar duvidas tem que ser na sla presencialmente.Querem melhorias?? Preencham o RELPREV.

  2. Fabio Carvalho
    4 anos ago

    Não posso acreditar que no Brasil ainda não tenha essa opção de enviar plano de voo por internet!

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Em compensação, tem vários ADs em que se pode enviar o FPL por fax! Olha só que modernidade…

  3. Wallace Brandão
    4 anos ago

    É… A AIS do SBBR agora ainda conta com mais uma novidade: um NOTAM proibindo a apresentação de planos por telefone. Fui buscar os motivos e descobri com eles, na fonte. A obra do Terminal 2 de passageiros faz barulho e há receio dos operadores da AIS de não entenderem bem as mensagens telefônicas, gerando erros nos planos que possam comprometer a segurança da aviação. Tudo bem! Esse era um excelente motivo para testar o sistema via Internet no SBBR! O que acredito é que a obra vai acabar, o lance de não atender ao telefone vai ser percebido como confortável e vai se perpetuar…
    Quer fazer plano de voo na FIR Brasília? Ligue para a AIS de Goiânia!

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Pois é, um sistema baseado na web restrito a 2 aeroportos… Poxa, se a grande vantagem da web é justamente sua universalidade! O DECEA está pensando que internet é um grande sistema de fax sem papel.

  4. Na verdade, muitos portais de “trip support” (como o “ARINC Direct”, p/ex.) já facultavam – há muitos anos – o preenchimento do Plano de Vôo “via sistema” (ou AFTN), só que o corporativismo e a “marra” de certas salinhas AIS pelo país afora (vou dar as iniciais: aeroportos de grande porte e aeroportos centrais da Região Sudeste, bem como Brasília-DF) simplesmente boicotavam por completo o mecanismo, sob a alegação de que os PLNs chegavam “truncados”. PB (Pure Bullshit!!!). A impressão que me dá é de que os nossos continuados/repetidos reportes aos “providers” (Ascend, ARINC Direct , Universal WX & Aviation, dentre outros) começaram a surtir algum efeito, na base do “de fora para dentro”. No Mundo inteiro se preenche e submete PLN via AFTN (inclusive o e-APIS, para vôos de e para os EUA). Só aqui, neste paraíso da palhaçada corporativista, é que mandam contra tudo e vivem na contramão do planeta, até serem cobrados e ridicularizados ao extremo. Eeta nóis…

Deixe uma resposta