Novas exigências médicas da FAA para os pilotos gordinhos

By: Author Raul MarinhoPosted on
564Views8

Vejam essa matéria da Air Facts – “New FAA medical policy – fixing a problem that doesn’t exist” -, informando que a FAA está estudando a implantação de exames para detecção de apneia do sono para pilotos gordinhos – inicialmente, com IMC>40, mas a intenção é estender este limite progressivamente. E, uma vez detectada a apneia, o piloto não teria o equivalente ao CMA renovado até que o problema seja corrigido. As estimativas são de que 125mil (!!!) pilotos se enquadrariam nesta nova exigência.

Quantas pessoas na ANAC estão, neste exato momento, esfregando as mãos depois de saber que a FAA está pensando nisso?

8 comments

  1. Enderson Rafael
    4 anos ago

    O medical da FAA é extremamente simples, em menos de 20 minutos você está com seu “CMA” em mãos. O nosso CMA, ao contrário, é de um excesso de zelo desproporcional com o tipo de desempenho que se espera de um piloto, onde muita gente reprova por besteira que jamais influenciou no seu voo. Enfim, os requisitos brasileiros precisam morrer e nascer de novo pra ficarem coerentes com as necessidades dos pilotos e operadores no que diz respeito ao tempo dispendido na inspeção e claro, aos requisitos que precisam ser cumpridos.

  2. adalberto
    4 anos ago

    Página da FAA cita uma ocorrência em q a NTSB apontou como causa a apneia e, no final, explica por que seria um potencial problema em voo (o efeito seria semelhante a certos níveis de álcool no sangue):
    http://www.faa.gov/pilots/safety/pilotsafetybrochures/media/Sleep_Apnea.pdf

  3. Beto Arcaro
    4 anos ago

    Pois é, mas o próprio artigo da Airfacts também diz que o problema não existe!
    A Apnéia é “do sono”, não?
    Alguém pilota dormindo?
    O Cara pode morrer disso em casa, no hotel, no “Sarcófago”(Se é que alguem consegue dormir profundamente alí..) mas não pilotando! Ou será que a FAA está presumindo que os Pilotos estão dormindo em vôo?
    Aí o “Buraco seria mais embaixo”…

  4. Essa avaliação que se faz no Brasil esta ultrapassado frente aos novos conhecimentos da ciencias médicas., esse aspecto do sono veio em boa hora. outra exame que devia ser incluido é o Tilt -test -que avalia o risco de desmaio em situações de stress .Os motoristas profissionais já estão sendo avaliados nesse quesito ,:
    http://www.crmpb.cfm.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=22461:sindrome-de-apneia-e-hipopneia-obstrutiva-do-sono-sahos&catid=46:artigos&Itemid=483

  5. Daniel Andrade
    4 anos ago

    É, mas sempre tem que está contra:

    “AOPA insists FAA withdraw sleep apnea policy”
    http://www.aopa.org/News-and-Video/All-News/2013/November/20/aopa-insists-faa-withdraw-sleep-apnea-policy.aspx

Deixe uma resposta