Dica do leitor: guardem suas Declarações de Instrução!

By: Author Raul MarinhoPosted on
340Views4

Reproduzo a seguir o comentário dom leitor José Luís ao post  “Será que um dia veremos uma associação da aviação geral agradecendo publicamente a ANAC?“, em que ele relata que a GPEL/ANAC exigiu que ele mostrasse todas as Declarações de Instrução para comprovar que seu curso de PCH fora realizado integralmente em escola homologada. Eu, particularmente, acho que isso aconteceu devido ao fato de ele ter levado muito tempo para concluir o curso (ele disse que fez o PPH em 2002), e por uma das escolas em que voou já ter sido extinta – que são ‘red flags’ que podem ter despertado a “curiosidade” da ANAC. Mas, de qualquer forma, isso pode acontecer com qualquer um, então acho prudente levar as dicas do José Luís a sério.

A seguir, as recomendações do leitor:

Como já sabemos a nossa sogra ANAC, sogra não que a minha e muito boa, sempre interpreta a regra sem regra nenhuma, ao gosto de quem está no comando, não existe preto no branco na ANAC e sou um dos pioneiros da ultima novidade.

Enviei meu inicial de PCH + Revalidação de Tipo R44 no dia 28/11 para a ANAC e no dia 02/12 recebo uma uma mensagem sobre a mudança de status do meu processo, e a alegria de pensar que a ANAC mudou e tudo estava resolvido rápido acabou em 1 minuto quando acessei o sistema e recebi a mensagem abaixo:

Para que sejam apresentadas menos de 150 horas totais de voo(mínimo de 100 horas em helicóptero),é necessário que sejam apresentadas as declarações de instrução comprovando que TODAS as horas foram realizadas em um curso de Piloto Comercial de helicóptero aprovado pela ANAC. As declarações de instrução devem informar os nomes das escolas onde as horas foram realizadas.(RBAC 61.101 (2)(i)).

Bom, a Abraphe e eu checamos os documentos, mínimos de horas e os demais detalhes, e tudo estava correto, porém o problema já tinha acontecido uma semana antes, mas sem informação sobre a razão; e vamos nós para o recurso.

Recebi agora uma ligação da Abraphe informando que a ANAC quer que para todo processo inicial de PCH seja enviada a documentação solicitada e a declaração de instrução do curso de PPH para comprovar que você fez as 100 horas em escola homologada, e nessa a perna treme quando o cara fez o PPH em 2002 e uma das escolas já não existe (graças à Deus é do mesmo dono da escola onde concluí minha formação de PPH).

Então fica a dica para os mais novatos, e para os mais velhos que não concluíram sua formação básica, que guardem todos os seus documentos: folhas de diário de bordo, fichas de avaliação,declarações, grounds, notas da lanchonete do aeroclube e a foto da seleção se 70 (desculpe a piada), pois ANAC pode pedir o que quiser e quando quiser.

E nunca esqueçam que a regra sempre muda, seus direitos adquiridos também e que quem deveria “gerenciar” o bom funcionamento da aviação, não consegue nem ter informações e capacidade de mantê-las para usar quando necessário.

4 comments

  1. Pedro
    4 anos ago

    Aconteceu o mesmo com meu processo inicial de PC-IFR , após 2 dias que havia entrado com a documentação a anac indereriu , alegando : Não apresentou 200 horas totais de voo ou 150 horas em declaração de instrução:
    Para que sejam apresentadas na CIV Digital menos de 200(mín. 150) horas totais e menos de 100(mín. 70) horas em CMDO,é necessário que sejam anexadas as declarações de instrução comprovando que TODAS as horas apresentadas foram realizadas em curso de PC aprovado pela ANAC. RBAC 61.101(1)(i)(A).
    Nas declarações de instrução deve constar o nome da escola onde as horas foram realizadas,bem como , o total das horas realizadas.
    Para que possa usar a redução proposta pelo RBAC61.101, é necessário que sejam apresentadas pelo menos, 150 horas em declarações de instrução, ou 140 horas e mais 10 horas realizadas em Simulador. Corri atrás das declarações do meu PP , pois o fiz em outra escola , tive uma certa dor de cabeça mas consegui a Declaração. Entrei com um novo processo e 2 dias depois o mesmo foi concluído , sem maiores problemas. Conheço mais 2 casos iguaizinhos ao meu aqui em belo horizonte. Então fica a dica , ao entrar com o inicial de PC , anexe ao processo também as declaração de instrução do PP.

    Um abraço a todos.

    Pedro.

  2. José Luís
    4 anos ago

    Raul,

    Tenho um amigo em condições similares que checou antes do meio do ano e não teve problemas.
    Pelo que pude apurar a ANAC está com essa exigência por conta dos últimos acontecimentos relacionados à escola que é de propriedade do co-piloto envolvido com o tráfego de drogas.
    O vento de superfície do Campo de Marte, que de antemão sabemos que nem sempre é verdadeiro, sussurra que possa ter havido venda de licenças de PP e por conta disso a ANAC que está passando pente fino nos candidatos à licença de PC, além de ter começado uma campanha de vistorias nas escolas, como já pude presenciar.
    O fato é que o Fabio tem a razão : Guardem tudo e para sempre. Você nunca vai saber quando vão te pedir algo.

    Bons vôos para todos.

  3. Diria mais: GUARDEM ABSOLUTAMENTE TUDO!!! Quando não tiverem como guardar (caso do Livro de Bordo, que tem que ficar a bordo), escaneiem, fotografem, arquivem, nem que seja em nuvem, pq – um belo dia – um “incêndio de índio construir canoa” (aquele que queima o tronco só onde é desejado) leva tudo, como ocorreu no prédio sobre o Aeroporto Santos Dumont. Foi o primeiro incêndio de que se tem notícia em que o fogo, ao invés de subir as escadas, desceu, dobrou esquina, abriu porta, fechou porta etc.; sumiram dívidas, comprometimentos, e com eles o histórico de muito aviador. Não confiem – nem por um momento – que a autoridade ou ex-empregadores irão guardar seus “records” ad eternum. Quando olho para o meu CV hoje (e lá se vão 33.5 anos de Aviação) dou-me conta de que metade das empresas onde eu trabalhei já fecharam as portas há anos.

  4. Marcelo Pinheiro
    4 anos ago

    Aconteceu a mesma coisa comigo. Submeti o processo novamente anexando a declaração de instrução do PP junto com a do PC e o processo foi finalizado. A boa nova na minha opinião é que recebi minha CHT em uma semana!

Deixe uma resposta