Alunos berimbelados e INVAs com 4 faixas!? Pfff…

By: Author Raul MarinhoPosted on
1165Views61

Reproduzo a seguir texto postado pelo amigo Marcelo Quaranta no Facebook. Fiquei com vergonha alheia dos artistas que estão fazendo isso…

A FARRA DAS BERIMBELAS

Marcelo Rates Quaranta

Amigos, fiquei sabendo que algumas escolas de aviação estão adotando uniformes idênticos à da aviação comercial, sendo que já tem escola que está graduando com quatro faixas o instrutor e três faixas o aluno, num total desrespeito e desconhecimento à real graduação que cada “berimbela” representa.

Muito triste isso, pois as escolas deveriam primar mais pela QUALIDADE do ensino e menos pela VAIDADE dos alunos e instrutores, inclusive fantasiando-os daquilo que ainda não são. Usar um uniforme ou graduações sem as devidas correspondências não é colocar um uniforme. É se fantasiar de comandante.

Para quem não sabe, as divisas usadas na aviação são herança da MARINHA MERCANTE desde a época da aviação naval.

QUATRO FAIXAS são usadas por PILOTOS DE LINHA AÉREA em aeronaves com capacidade de LONGO CURSO (Equivalente ao Capitão de Longo Curso)

TRÊS FAIXAS são uadas por pilotos comerciais em aeronaves de pequeno curso ou TRANSIÇÃO para comando em aeronaves de longo curso.Equivalente ao Capitão de Cabotagem ou Imediato.

DUAS FAIXAS: Usado por co-pilotos, equivalentes a Segundo-piloto.

As faixas são inerentes À LICENÇA E NÃO SÓ AO TAMANHO DO AVIÃO!

Um PLA que tenha jato qualquer na carteira ou turbohélice comercial na carteira PODE e DEVE voar com quatro faixas até num King Air.

Logo, o cara voar de quatro faixas num C-150 não é um piloto. É o Patati ou o Patatá… Ele pode escolher a denominação junto com o aluno.

61 comments

  1. Reubly
    1 ano ago

    O Valadao usa 4 faixas pq??? Só pra aparecer na TV?

  2. Índio Veio
    1 ano ago

    Vão empurrar manete seus manivela! Por as manete na parede de fogo ninguém aí ponhe! Pista de 500m com o avião carregado rapaz, tira no full flap e o bixo apitando, eai? Que merda que berinbela vai fazer? Cês vão querer é tá pelado pra vê se ajuda a sair do pré-stoll seus bando de selvagem. Vamo aprumar, deixar o overboost estourar. Tal do manivela é pra frente mesmo.

  3. TPR
    2 anos ago

    Acho que três coisas importam, de fato, nesse caso: 1) Classificação do piloto na ANAC, 2) Talento e 3) Contra-cheque. Entretanto, acho que um mínimo de simbologia é necessária na organização de qualquer atividade.

  4. Guilherme
    3 anos ago

    Na escola em que voo, os alunos de PC usam 2 faixas e os de PP apenas 1. Certo ou errado?

  5. Igor
    3 anos ago

    Oi sou copiloto na azul linhas aéreas, e nesta eu e meus colegas copilotos usamos 3 faixas. Qual sua posição e opinião em relação a utilização de 3 faixas para copilotos?

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Minha posição pessoal é que é problema da cia! Se ela quiser que o copila vá vestido de Jaspion e o comando de baiana do acarajé, problema dela… Mas, fora isso, eu acho que faz mais sentido o copila ter 3 fxs qdo o cmte tem 4 do que 2, que deveria ser usada só nos casos em que o cmte tem 3 fxs (não na 121, é claro).

  6. Andre Goulart
    4 anos ago

    O que o comandante quis dizer é que usar quatro berimbelas sem ter cacife para isso equivale a usar medalhas de bravura em combate sem nunca ter combatido. Entenderam?
    Creio que a escola que está fazendo isso não tem conhecimento do significado das berimbelas. Muita gente não sabe, conheço pilotos militares que não sabem e voavam Mirages.

  7. Minduca
    4 anos ago

    Bem, tem coisa ainda pior que checar PP fantasiado. Tem gente que fez só o teórico, só voa de saco com amigo, não sabe nem pra que lado correr pra marcar uma prova da ANAC e se vende como comandante, só que não, né. É só ter paciência e procurar pelas redes sociais da vida que a gente se depara com esse tipo de fantasia de carnaval:

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=612958492084222&set=a.218803411499734.59737.100001102299603&type=3&theater

  8. Denis
    4 anos ago

    O mais preocupante dessa história toda é ver como vocês se importam com algo que não muda em porra nenhuma!! Deixa o cara voar com a melancia na cabeça se quiser.

    Em post’s que merecem atenção e discussões mais aprofundadas sê vê alguns poucos debatendo sobre o assunto, mas quando se trata de “picuinha e mediocridade” junta-se dezenas para fofocar.

    Lastimáveis Srs.

  9. BeechKing
    4 anos ago

    Pessoal aqui eu não entendo. Faz comparação de abacaxi com mamão…. Sera que é difícil intender que as escolas usam isso propositalmente?? Ai ficam aqui falando de piloto com 20000000000hrs de voo e blablabla. Poww, piloto com 2000000hrs de voo não ta nem ai pra Uniforme, se ele puder, nem usa!! E depois falam pra seguir as coisas “by the book”, mas quanto as berimbelas pode ser a regalia….

  10. Josue Carillo
    4 anos ago

    Quanto mais fantasioso, mais divertido e mais lucrativo…

  11. Chumbrega
    4 anos ago

    O único comentário sóbrio que vi aqui foi o primeiro parágrafo do que escreveu o Augusto Gentile. Na boa rapaziada… mind your own business. ANAC regular utilização de berimbela? Nego só pode estar fora da casinha. E daí se é exagero usar 3 ou 4 faixas (que eu até concordo)? Pelo amor de Deus, não existe outra preocupação?

    Será que o co-pila de 777 que usa duas faixas perde o sono porque o co-pila de ATR da Azul usa tres faixas? Só posso imaginar, e ficar feliz por isso, que todos estejam muito bem, sobrando tempo pra preocupar com o número de faixas que tem a berimbela alheia. Tenha dó!

    “Um PLA que tenha jato qualquer na carteira ou turbohélice comercial na carteira PODE e DEVE voar com quatro faixas até num King Air.” Então o PC com 20.000 horas de voa voando um navajo é menos merecedor de faixa na berimbela que um PLA de 3.000 horas voando Carajá?

    • augustogentile
      4 anos ago

      Aqui em Anápolis, os motoristas da viação Araguaína estão usando duas berimbelas, e não tem nem banca de PP. Depois de cumprimentar dois na rua, me avisaram que eles são motoristas de ônibus. E na empresa Planalto, que usam 3 faixas??? E o pessoal se matando aqui por causa de berimbela…

    • Leandro
      4 anos ago

      sabias palavras “clap clap clap” muita polemica por tão pouco.

  12. Rogério
    4 anos ago

    Interessante a discussão. Mas ao mesmo tempo acho que sem necessidade pra tanto alarde. Essas coisas são apenas convenções. Foi convencionado que eh assim, se alguém foge do “normal” ele seria penalizado na forma de que? Da cultura? Onde esta escrito????
    Eu mesmo trabalho na primeira empresa que colocou 3 faixas nos ombros de um Copiloto. Não querendo defender. Mas se amanhã aparecer um novo taxi aéreo e quiser colocar comandante com 5 faixas ele vai por e não há impedimento nenhum nisso!

    • David Banner
      4 anos ago

      Exato. Dai o título do texto: “A FARRA DAS BERIMBELAS”. E eu diria “A BANALIZAÇÃO DAS BERIMBELAS”.

      E pra quem pensa que o assunto é polêmico só aqui no Brasil…

      Olha ai a “tirada” do Paul Bertorelli quanto a esse assunto das berimbelas e aos Cmtes que “curtem” fazer circuito de tráfego lá na casa do caixa prego.

      http://www.youtube.com/watch?v=f6q2VKsvQEQ

  13. cleverborges
    4 anos ago

    Começo a cursar a escola de aviação na proxima segunda-feira, dia 10. Sei que nas aulas práticas os alunos usam uniforme com berimbela de 1 faixa.Não sei se é obrigatório, mas essa situação pode me deixar com cara de Frank Abagnale Jr. Rsrsrsrsrs….

  14. Leandro
    4 anos ago

    As berimbelas estão gerando polêmicas aqui hein! kkkkk

  15. vitucastro
    4 anos ago

    Ahhh o tal do ego inflado! Como INVA nunca usei uniforme, tenho um guardado com berimbela de duas faixas, nunca saiu do guarda roupas a não ser para tirar a foto pro CV, sei que sou merecedor em usá-lo e um dia vai chegar essa hora com a bênção da força maior! Grande abraço a todos!

  16. Bolter !
    4 anos ago

    Fico imaginando a cara do rapaz que se empolga e se submete a esse uniforme e as 5 faixas durante todo curso, se sentindo o top gun, maverick, pete mitchell ,goose, e depois que se forma fica desempregado e não consegue nem um cherokee pra voar e vê que o buraco é mais embaixo.

    É de matar o que essas escolas fazem, isso virou um comércio a muito tempo.

    A Anac deveria regular esse negócio de faixas, pois já ví nego até com macacão verde escuro entrando no aeroboero, só faltou o capacete com HUD no visor….kkk

    • Márcio Lira
      4 anos ago

      Mas qual o problema de se usar macacão de voo? Bom uniforme para aluno usar, pois é pau pra toda obra. Pior é chegar em aeroclube ou escolas por aí e encontrar certos almofadinhas de calça, polo e sapatênis que não querem fazer inspeção externa pq a roupinha vai sujar. O pior de tudo é que isso existe!

      • Bolter !
        4 anos ago

        É verdade, existem os malas que não querem sujar as mãos, mas usar quepe e 5 faixas eu já acho um exagero.

        • Márcio Lira
          4 anos ago

          Quepe e 5 faixas é mais que exagero, rsrsrs

  17. Menezes
    4 anos ago

    Essas escolas muitas vezes até obrigam seus alunos a usarem uniformes dessa forma, pq isso serve de marketing para elas mesmas e o camarada empolgado com esse glamour todo vai achando o máximo.

  18. Rodrigo Silva
    4 anos ago

    É ISSO MESMO QUE ENTENDI? AS ESCOLAS SE PREOCUPAM EM AUMENTAR O EGO DO ALUNO, MAS SE ESQUECEM DA BOA E VELHA INSTRUÇÃO DE VOO?

  19. fredfvm
    4 anos ago

    Esse é um problema muito serio, levado ao ridículo de uma profissão, que só serve para massagear o ego de muitas pessoas. Coisa típica de quem deseja fazer uma lavagem cerebral em pessoas ainda na época da formação profissional e do caráter ético. Se pensarmos com seriedade nesse assunto, veremos que esse hábito pode levar a uma pessoa imaginar ser o que não é, e nesse ínterim, pode levar muito de nossos amigos novatos a vestirem forçosamente um paletó de madeira, justamente porque esses sofrem com a cobrança dos familiares, amigos e namoradas para assumirem a posição que acham que tem, só por estarem fantasiados de Patati ou o Patatá…
    Muito já se falou, que roupa bonita não decola avião e pelo andar da carruagem, não ficarei surpreso se em poucos tempo encontrarmos escolas que vistam seus alunos com o típico uniforme usada na aviação comercial, aqueles paletós dos pilotos. Não está longe disso.

    • Chumbrega
      4 anos ago

      É um problema MUITO sério e o NTSB, em conjunto com o FAA tem um estudo avançado sobre a correlação entre o número de berimbelas usado por um aluno e o número de acidentes em que se envolveram esses alunos depois de formados.

  20. É sempre bom estar aqui lendo e aprendendo um pouco das excelentes idéias, parabéns querido Raul. E como os outros gostaria de compartilhar também da minha humilde opinião sobre o assunto em tela.

    Sou instrutor de avião e uso berimbela de 3 faixas, agora usar a de 4 faixas para dar instrução acho que só se estiver dentro de uma “jatão de linha aérea”, caso contrário o correto é por a de 3 faixas por se tratar de um piloto comercial em comando e dando instrução, seja lá a aeronave, C.150, Paulistinha, ou um Baron. Aluno tem que se vestir de piloto para ir se acostumando conforme o colega citou acima e por berimbela de copila (2 faixas).

    Raul, sobre as mudanças do RBAC 61, (sobre o PP em sala de aula homologada, entre outras) a questão das novas exigências para ser INVA, que supostamente entrarão em vigor em 22/06/2014, será que haverá mais uma prorrogação ou não ? Abraços e sucesso. Salve salve nosso site.

    • Amigo Vanilton, o aluno não pode e não deve ter faixa nenhuma. As faixas são prerrogativas de pilotos PROFISSIONAIS e aluno não é profissional, assim como vindo a se formar PP também NÃO O SERÁ, até que complete o PC.. Pelo menos é o que diz o Código Brasileiro de Aeronáutica. Quanto ao aluno “se acostumar”, em primeiro lugar ele deve se acostumar com as responsabilidades e deveres que a nossa profissão pede, e depois de virar um profissional se acostumar com uma roupa.

      • Chumbrega
        4 anos ago

        Onde está escrito que faixa é prerrogativa de piloto profissional? Porque tamanha preocupação? Se o comandante dum 747 da Lufthansa vier falar com um comandante de turboélice pra tirar a quarta faixa… alias, digamos que o comandante desse turboprop seja você. Você vai gostar? Acha que ele tem ALGUMA COISA A VER com sua vida? Concordo que seja exagero, mas discordo que seja algo com o que tenhamos que nos preocupar.

        AFF!

        Aliás, até motorista da cometa tá usando faixa agora. Reclamar com DETRAN, ANTT etc?

        • BeechKing
          4 anos ago

          Aonde esta escrito que você não pode peidar enquanto esta sentado na casa de outra pessoa porque é falta de educação??????
          É cada uma hein????

          • Chico
            4 anos ago

            Concordo com chumbrega e tambem com gentile. Nego preocupa demais com coisa irrelevante.
            Qual e essa convencao de faixa na berimbela? O pla de caravan e igual ao de jumbo entao? Tem gente q pode achar q e, como o autor do artigo. Outros possivelmente acham q nao, mas ha consenso: pra quem acha e pra quem nao acha, e um saco quando nego mete o bedelho.
            Ja cansei de ver comandante de aviacao executiva de alto nivel usar 3 faixas. O q e imbecilidade e alguem q se incomoda por bobagem e quer IMPOR COMO BEM LHE CONVEM um comportamento sobre outras pessoas.
            Pra mim, o q determina um bom ppiloto, assim como qquer outro profissional, e mandar bem, ser cordial, gostwr do q faz e etc. Se o cara faz isso com 12345 berimbelas macacao ou pelado, por que ficar incomodado. E Muita pobreza de espirito querer mandar no q o outro usa.

            Mas, falar o q p os sabe tudo ne? Como o outro disse, p q preocupar c salario, ingles, seguranca operacional etc se eu posso preocupar c numero de faixas da berimbela dos outros

          • Chumbrega
            4 anos ago

            Velho, nao e dificil ver q as escolas fazem de proposito. Alias, vc e um genio por me esclarecer isso, como eu nso percebi? O q e dificil e compreender por que alguem se importa com isso a ponto de achar q tem o direito de exigir q um colega use as x faixas por ocupar a posicao y. Seu direito de exigir q um cara use X faixas (e de exigir q eu concorde c isso) termina onde comeca o direito do cara de usar quantas ele quiser (e onde comeca meu direito de discordar). THAT SIMPLE!

            Comparacao descabida, como vc mesmo disse. Ce ta tentando me provocar ao inves de tentar desconstruir meu argumento.

            Mas tudo bem. Parabens pela quarta faixa, posso ver pela clareza de suas ideis q vc as merece. A 4@ faixa realmente e o q comprova q vc e um as, afinal vc passou no dificilimo cheque de pla e ainda voa um complexo aviao como o tbm.

            Falar o q com alguem q diz q um comandante de c90 DEVE usar 4 faixas (tipo um A380 captain) e um cara q voa baron nao pode?

            Nao sei q tipo de aviacao voce esta. Na q eu estou, q e a do rbac 121, na maior empresa do pais diga-se de passagem, vale o q ta escrito. Por isso perguntei onde esta escrito. Se sua resposta e com base em “peidos”, sugiro procurar alguem c seu intelecto.

            • BeechKing
              4 anos ago

              Enfim, mais difícil do que parecia. Então para você tudo precisa estar escrito para ter uma base? Usei como exemplo uma questão de educação e ética, nunca vi um manual escrito tal coisa,( a relação com as berimbelas é a mesma, ou seja, tem que usar quem MERECE, se um Captain de 747 MERECE, ele deve usar, se um piloto de Baron merece, tem que usar, agora me falar que um PP MERECE usar 4 faixas pq não esta escrito, fica difícil e desrespeitoso com quem merece) e pelo que vi, vc também não intendeu o exemplo. Dado isso, paro por aqui….
              PS: Respeito sua opinião embora não concorde com ela, e não estou tentando lhe provocar em momento algum, foi só um exemplo. That’s Simple!

  21. Enderson Rafael
    4 anos ago

    É uma discussão divertida e apaixonada. Mas ainda que cada piloto brasileiro tivesse apenas uma berimbela em apenas um dos ombros, ainda assim teríamos bem mais berimbelas que empregos. Isso sim é o fim da picada…

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      É uma pena que não dá para dar “like” nos comentários do blog, porque este merecia…

      • Enderson Rafael
        4 anos ago

        ;-) eu sou habitué dos likes nos seus posts, grande Raul

  22. Freddy da Silva
    4 anos ago

    Tem o outro lado da moeda: Pilotos que voam com barba por fazer, sapato e/ou roupa suja, cabelo esfarrapado, etc.

    • augustogentile
      4 anos ago

      Cara, e não é pouco! Tem piloto que vai voar como saiu da cama, o camarada não escova nem os dentes e tu passa o dia com aquele bafo de tigre na tua cara. Dá vontade de voar com máscara cirúrgica…

  23. beto
    4 anos ago

    kkkk e´a geração top gun, marcos pontes, pica das galáxias….. e por ai vai.

    • Bolter !
      4 anos ago

      kkkkkkk

  24. petersonramos
    4 anos ago

    É isso aí. Puro fetiche pela incorporação de um ser místico que não existe.
    Utilizar uniforme em qualquer escola é válido. Vide o ensino regular. Mas nada de farda pra quem não é da caserna, certo? O mesmo se aplica para a Aviação.

    Fora que é um saco “comandante” pra lá e pra cá nas Escola – ei “comando”, e aí “comandante”..
    Tenho o uniforme guardado em casa, só quando, e se for obrigatório ele será usado. Minha esposa chama de fantasia do Batman rs..

  25. Márcio Lira
    4 anos ago

    E quando o instrutor usar 3 faixas e o aluno 2? Será que não pode ser “válido” como um critério de identificação/graduação somente dentro da escola?

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Td bem.

    • Bolter !
      4 anos ago

      Pode ser , desde que as faixas dos alunos sejam de outra cor.

      • Jaber Lima
        4 anos ago

        Onde fiz meu PP, o aluno(PP) tinha que voar devidamente uniformizado porém não podia usar berimbela. Ao ser aprovado no voo de check o aluno ganhava da escola as berimbelas de duas faixas e era automaticamente orientado a voar com elas.
        Só poderia voar com três faixas ao concluir o curso so PC.

  26. Robson
    4 anos ago

    Um aluno é até aceitável por causa da falta de informação e empolgação inicial, mas um INVA é muita pretensão e falta de humildade. Esse é o famoso vibrador, (querer ser o que não é). Mesmo que seja um PLA, cá pra nós, é ridículo voar um C150 com 4 faixas, na verdade é até hilário.

  27. augustogentile
    4 anos ago

    Se me permitem, vou discordar EM PARTE da opinião, mas mantendo o respeito por ela. Algumas escolas adotam o uniforme comercial (sapato, calça social e camisa com berimbela) para introduzir o aluno na vivência aeronáutica, pois futuramente, o mesmo deverá estar sempre com seu uniforme para voo, e o mesmo deve estar limpo e em boas condições. As berimbelas são usadas como forma de hierarquia nessas instituições, levando o aluno a familiarização com disciplina e respeito (cá entre nós, a média de idade vai fica entre 18 e 25 anos, e a turma não está acostumada com disciplina e ordem). Essas questões preparam o aluno pra linha aérea e executiva, estando habituados a seguir o padrão uniforme/berimbela/horários/responsabilidade e por fim, com todo respeito que a aviação merece.
    Embora tenha lido aqui mesmo no PARA SER PILOTO que não existe uma “regra” ao uso das berimbelas (o post deve estar por aí ainda), sou CONTRA o uso de 4 faixas e 3 faixas por instrutores e alunos, respectivamente. Como piloto em comando, acredito que o instrutor possa usar suas 3 faixas, e o aluno deve ficar nas demais abaixo, dependendo do seu curso. Mas reintegro aqui minha opinião que, usar desses meios para acrescentar virtudes nas vida de um aluno pode ser de grande valia. Mas nada contra o pessoal que voa de bermuda, chapéu pantaneiro e camiseta; também respeito essa postura. E ainda bem qu temos espaço aqui para discutir nossas idéias.

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Não vejo problemas em aluno usar uniforme, nem em INVA usar 3 fxs. Mas isso de aluno com 3 fxs e INVA com 4 é ridículo, convenhamos…

      • augustogentile
        4 anos ago

        Concordo plenamente. 4 faixas daria vergonha, e como aluno, 3 faixas seriam mais vergonhoso ainda.

    • Márcio Lira
      4 anos ago

      Concordo bastante com tudo isso. E como comentei, serve como padronização também (critério de identificação dentro da escola). Ainda mais quando se cobra postura dos futuros aviadores.
      Agora, a mesma escola, além de cobrar uniforme e tal, deve cobrar segurança em voo (safety), estudo, dedicação por parte do aluno, e, também, mostrar organização e comprometimento com a instrução/segurança/manutenção e tudo mais, senão, aí a escola e seus “pilotos” fantasiados não passarão disso.

    • Leandro
      4 anos ago

      Disse tudo!

  28. David Banner
    4 anos ago

    Tá cheio de Cmtes Patati Patata por ai.

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=252019728308997&set=a.169789469865357.1073741830.100005029144384&type=1&theater

    Não sei se rio ou se lamento.

    Enfim… isso vai sempre existir em virtude do estereótipo do piloto cheio da grana em sua “mota envenenada”, ray ban, jaqueta de couro cheia de badges, e um monte de gatinha fazendo fila pra ficar com ele.

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Este exemplo está fantástico! 4 fxs + quepe + gravata, e o cara está checando o PP num C150! Imagina se o cara chega a PLA, vai andar igual àqueles marechais soviéticos nas paradas militares em frente ao Kremlin pré-queda do muro!

      • rsscpilot
        3 anos ago

        Interessante, más muito perda de tempo todo esse assunto. Aqui li desde ofensas, criticas, criticas construtivas, más acredito que de muitos que postaram, somente aqueles que ainda não alcançaram o patamar desejado estão com todo esse recalque. Sou PLA, ja passei por 4 empresas, e não vejo problema em aluno voar, ou não voar de birimbela ou sem. Ja voei ATÉ sem uniforme, inclusive jato de carreira. O que vale não é o uniforme, mas o profissional que esta ou não vestido com ele. Somem esforços para um dia todos ganharem um uniforme, e não ficar preocupados em que usa ou deixa de usar.

  29. Aline
    4 anos ago

    Parabéns! Otimo post! Muita falta de respeito das escolas!

  30. BeechKing
    4 anos ago

    HAHAHAHAHAHAHA, um é o patati e o outro é o patata, variando de acordo com a preferencia dos envolvidos!

  31. Cláudio!
    4 anos ago

    Vc conhece o aeroclube? Campo de marte?! Kkkkkkkk
    Ali sim é uma disputa de vaidade! Aqueles imbecis , só pq dão instrução , se acham os imbativeis!
    Sou comissário a 24 anos! Já vi muito copilotosinho!!, se F…., qdo entram na aviação não sabem nem falar! Fazer speech em inglês então, uma lástima!!,!,!, não seu como conseguem icao 4!!
    Tratam as comissárias que nem putas,!! , acham que podem tudo!
    Esses plaboys FdP!

    • Bolter !
      4 anos ago

      O campo de Marte tá parecendo a escola de Top Gun em Miramar na Califórnia.

Deixe uma resposta