ATENÇÃO: HASP muda procedimentos para pagamento de exames para obtenção/renovação de CMA

By: Author Raul MarinhoPosted on
975Views17

A informação abaixo foi obtida no perfil do SNA no Facebook, e não pude confirmar no site do HASP, pois o mesmo aparenta estar “não confiável”, segundo mensagem do navegador Chrome (pelo menos, hoje). Mas, de qualquer maneira, é importante que quem for realizar exames para obtenção ou renovação de CMA no HASP, que atente para essa questão do pagamento, recolhendo a GRU antecipadamente.

HASP muda Sistema de pagamento do CMA 

O Hospital de Aeronáutica de São Paulo – HASP mudou o sistema de pagamento do Certificado Médico Aeronáutico – CMA.

A partir do dia 08/02/2014, será obrigatório o pagamento antecipado via Guia de Recolhimento da União – GRU. Para informações sobre esta forma de pagamento e instruções de preenchimento da GRU, acesse o site do HASP (https://www.hasp.aer.mil.br/images/stories/PDFs/JUNTA/gru%202014.pdf ), que disponibiliza um guia passo a passo.

Alertamos que não será permitido realizar o exame sem o respectivo comprovante de pagamento e não serão aceitas outras formas de pagamento.

A Diretoria do Sindicato Nacional dos Aeronautas

17 comments

  1. Claudio Aparecido Bocca
    7 meses ago

    gostaria de saber como faço para Revalidacao do CMA de Piloto Comercial de Aviao – PCA
    digo isso no Hasp, se preciso levar da minha cidade no caso RIBEIRAO PRETO-SP
    O exame Hergometrico
    Panoramica
    e o restante poderia ser feito la
    Abraços
    Claudio Bocca

  2. Paulo vitor
    2 anos ago

    Vcs tem os valores para revalidação de CMA para PC ? Por que no site ta difícil!!

  3. RITA DE CÁSSIA
    2 anos ago

    Preciso de ajuda por favor,não estou conseguindo preencher pois pedem a seguintes informações unidades gestora.(UG),gestão,nome da unidade, codigo de recolhimento,pego essas informações no Hasp porém estou ligando só chama.Segunda feira dia 23 vou fazer minha revalidação,alguém me ajuda se caso não consegui posso pagar lá.obrigada Rita

    • raulmarinho
      2 anos ago

      Infelizmente, não disponho destas informações.
      Abs,
      Raul

  4. Bruno Singi
    3 anos ago

    Ola pessoal. Eu tambem estava com esta duvida quanto a possibilidade de poder fazer o pagamento no caixa do HASP. Revalidei o meu CMA hoje, 09/02/2015. Ao chegar as 06:30 da manha na recpcao, entrei na fila para pegar a senha, o procedimento era o seguinte, quem ja tinha pago. GRU ia direto para a coleta de sangue e urina, quem nao tinha pago a GRU ia para o caixa fazer o pagamento primeiro, so aceitavam pagamento em dinheiro. Portanto quem deixou p/ pagar a taxa na ultima hora e nao puder faze-lo pode pagar la. Espero poder ter ajudado.

    • Edmundo Carlos Branco Ribas
      1 ano ago

      O valor dos exames R$ 350,00 Reais e levar a gru paga (recolhida)no Banco Do Brasil
      Durante os procedimentos de exames ,quando for 08:00 da manhã vá à sala numero vinte pra fazer exame psicotécnico e logo após consulta com o Psiquiatra

  5. Rosilene
    3 anos ago

    Gostaria de saber como faco para marcar a renovacao do meu CMA no HASP? eu ja gerei o codigo mas estou com duvida para marcar os exames no HASP, sem contra que quando eu ligo la eles nao atende.

  6. Francisco Andre
    3 anos ago

    eu fiz os exames no clinico médico no convênio e também tirei o psicotécnico particular eu,Francisco Andre tenho que pagar esta taxa para emitir o CMA ou entregar estes exames que esta comigo

    Abraços

    • raulmarinho
      3 anos ago

      A taxa vc paga sempre, independente de quantos exames tiver realizado “por fora”.

  7. henrique
    3 anos ago

    Boa tarde Sr. Raul,

    Segue trecho abaixo do site do HASP, http://www.hasp.aer.mil.br/images/stories/PDFs/JUNTA/gru2014.pdf

    B – Pagamento realizado no dia da inspeção:
    · O pagamento poderá também ser efetuado no setor de cobrança do NuHFASP.
    · O pagamento será feito somente em dinheiro.
    · Não é aceito o pagamento por meio de “cheque” e/ou “cartão de
    débito/crédito”.

    Um amigo esteve la hoje e confirmou que realmente estão aceitando o pagamento em espécie, isso mostra mais uma vez o nível de comprometimento do Serviço Publico que temos e que ainda pagamos caro, pessoas passando informações incoerentes.

    Deixo os comentários apenas com o intuito de ajudar todos os colegas Aviadores, assim como sei que é o seu propósito também.

    Abraço.

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Henrique, o HASP tem tanta preocupação com o usuário que nem o site ele consegue manter em ordem: este endereço, assim como todos os do domínio hasp.aer.mil.br, aparecem bloqueados… Eu acredito em vc, não estou duvidando das informações que vc está passando, mas como não dá para ter certeza absoluta de que se conseguirá fazer o exame pagando em dinheiro no ato, acho melhor continuar recolhendo a GRU, pois desse modo há 100% de certeza de que a pessoa vai conseguir fazer o exame. É assim que o CEMAL exige que se proceda, por sinal… Então, eu prefiro manter a recomendação do SNA de recolher a GRU, pois isso evita possíveis dissabores, se alguém lá no HASP resolver mudar as regra do jogo no meio do caminho. Muito obrigado pelo seu empenho em informar de qualquer modo.
      Um grande abraço,
      Raul

      • henrique
        3 anos ago

        Ok Caro Raul,
        Juntos por uma aviação melhor.
        Grande Abraço

  8. henrique
    3 anos ago

    Caros senhores, o pagamento pode sim ser realizado em espécie como antigamente. Senhores favor retirem essa matéria para não prejudicar mais pessoas.

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Liguei no HASP e, segundo me informaram, o pagamento deve ser via GRU mesmo. Se vc tiver alguma informação em contrário, peço que informe a fonte para que possa checá-la, por favor.

  9. Ari
    3 anos ago

    Complicou mais ainda, pois a GRU deve ser paga somente no Banco do Brasil! Tenho que me dirigir à uma agência pessoalmente! Pra que facilitar se podemos complicar!!!

  10. David Banner
    4 anos ago

    Sinceramente acho muito mais prático assim. O ruim é a falta de alternativas pra quem ainda não tem meios, ou tem dificuldades de emitir essa GRU via internet.

    Mas como diziam pra mim na época do serviço militar: enquanto o mundo gira, o soldado se vira. Acho que na aviação também tem de ser assim hehee

Deixe uma resposta