O estranho caso do avião da American que acionou o cód. 7500 no transponder

By: Author Raul MarinhoPosted on
794Views5

Sobre este caso, leiam essa matéria publicada hoje no Estado de Minas: “Erro do piloto pode ter levado caça brasileiro a interceptar Boeing da American Airlines“. Tudo bem, erro do piloto, mas… É normal que se coloque 7600 sempre que não se obtiver resposta do controle? (Mesmo porque, praticamente todo voo que passa pela região Norte teria que acionar o 7600 em algum momento do voo). Eu sempre achei que o 7600 somente seria usado após constatar-se que há um defeito no equipamento que impede que se use o rádio de maneira definitiva, mas posso estar equivocado. Os mais experientes que, por favor, me corrijam.

Já quanto à comparação com o acidente ocorrido com a aeronave da KAL, em 1983, citada no final da reportagem… Nada a ver, hein!?

5 comments

  1. Filipe Araujo
    4 anos ago

    Americanos e transponders atacam novamente, rsrsrs

  2. André Pavin
    4 anos ago

    Já acionei o 7600 duas vezes. Uma nos EUA quando realmente perdi contato com o controle (afinal onde eu voava era tudo controlado e tive certeza de que era problema técnico) e outra no Brasil na FIR Amazônica onde testei de todas as formas possíveis o rádio até chegar na conclusão de que não estava funcionando (mas no final estava e na verdade era somente falta de cobertura do controle). Acredito que o piloto quis acionar o código justamente por achar que tinha problema definitivo, se não não teria o feito (ou pelo menos tentado fazer), afinal o 7600 é justamente para falhas de rádio ou perca de comunicação, o que não deixa de ser o que aconteceu.

  3. Robson
    4 anos ago

    Eu voei alguns anos no norte do país (Amazonas, Pará,) e mesmo com a comunicação muito falha dos órgãos de controle (ATC) não era preciso acionar o transponder 7600, pois se trata de um Código Especial somente usado por falha de comunicação da própria aeronave.
    Códigos Transponders Especiais ou Códigos Indiscretos:
    Alguns códigos transponders foram criados especialmente para demonstrar ao controlador alguma situação anormal na qual encontra seu voo.
    7700 – Emergência, Será indicado ao órgão ATC que a sua aeronave se encontra em emergência.
    7600– Falha de comunicação (Rádio com problemas de recepção e ou transmissão ).
    7500- Interferência ilícita (sequestro…).
    2000- Transponder padrão (muitas vezes quando a aeronave a decola de um aeródromo na qual não contem órgão ATC ativo no momento).

    • Menezes
      4 anos ago

      Até hj é assim.

  4. Tem que falar para o escritor que: UMA COISA É UMA COISA E OUTRA COISA É OUTRA COISA.

Deixe uma resposta