Comandantes de avião, esses malvados!

By: Author Raul MarinhoPosted on
313Views15

O relato abaixo saiu hoje na coluna da Sonia Racy, publicada no Estadão. Leiam, que depois eu comento.

Perplexidade

Logo após arremeter o avião ontem – quando chegava a Brasília –, piloto do voo 1400 da Gol, enfurecido, informou os passageiros sobre a existência de um helicóptero nas proximidades da pista.

E criticou duramente a torre de controle da capital brasileira, por não ter lhe dado nenhuma informação sobre a trajetória da aeronave.

Perplexidade 2

Ainda não totalmente satisfeito, seguiu falando sobre as péssima condições do sistema aéreo nacional.

Bom, com a Copa do Mundo vindo por aí, ele vai ter de desabafar em… inglês.

Comento

Embora a nota pareça ser uma crítica ao controle de tráfego aéreo (e também é, realmente, só que em menor grau), percebam que a bronca mesmo recai sobre o comandante da aeronave, retratado como um ser irascível, descontrolado mesmo. Aí, ficamos assim: se a tripulação não fala nada, é descaso, falta de respeito, o que justifica que se ande sobre a asa da aeronave para “protestar”; e se fala, ela é descontrolada, e dá-lhe ironia no jornal. E depois tem gente que fica brava comigo quando eu reclamo do “espírito do tempo”…

15 comments

  1. Rodrigo Edson
    4 anos ago

    Pelo descrito na matéria, creio que a tripulação (entenda-se pilotos) pode ter errado na aproximação e houve a necessidade de se arremeter, mas para não assumir a culpa jogaram essa na conta do controle.

    Esse, provável, erro pode ter sido causado por stress, já que na própria matéria cita que ele parecia estar de saco cheio.

    E sobre ele desabafar com os pax…desnecessário. Bastaria informar que houve um contratempo e ao pousar, sendo ‘fato” o que ele contou, preencher um RELPREV e enviar ao DECEA, que com certeza investigaria com imparcialidade.

  2. Josue Carillo
    4 anos ago

    Boa tarde Raul e demais leitores,

    Em relação a se fazer o speech numa arremetida, muitas vezes como esse já é praticamente o período final do voo, o fator humano (cansaço psicológico) não permite o cmte ter mais a habilidade de fazer um speech ainda que o speech fosse de 3 palavras sequer! Concordo que deve ser feito por motivos que já foram citados nos comentários, mas por causa de todo o trabalho que já foi feito pelo profissional até então, infelizmente pode vir a acontecer esse “gap”…

  3. Arthur Cremonesi
    4 anos ago

    Me lembrou um fato que ocorreu quando eu estava nos EUA, em um voo de Atlanta para Nova York.
    Após vinte minutos de espera no solo em Atlanta o comandante anunciou algo como ”O voo de vocês se iniciará em breve, nós estamos prontos, as comissárias estão prontas, todos os passageiros estão prontos, nossa equipe de solo está pronta, menos o controle aéreo que ainda não está pronto e não liberou nosso voo” lembro que na época todos riram.
    Detalhe, durante esse voo o comandante também anunciou para os passageiros olharem para a direita, dava para visualizar duas aeronaves da força aérea americana abastecendo no ar.

  4. Chumbrega
    4 anos ago

    Posso estar equivocado,mas sera q a perplexidade da jornalista nao se deve ao ATC e ao fato do comandante ter aberto o bico devido a problemas conhecidos?

    Nao entendi q na nota ela esta perplexa com o comandante, mas sim com as coisas q ele criticou (atc e infra estrutura).

    Ou nao?

  5. Josue Carillo
    4 anos ago

    Bom título do post!

  6. Marcato
    4 anos ago

    E tudo termina em educação cada vez mais fraca, e não digo educação apenas em sentido de conhecimento mas principalmente em relação a maturidade! Novamente chovendo no molhado “imagina a festa”

  7. Menezes
    4 anos ago

    Hoje está tudo muito mudado, não sei mais de nada.
    Hoje a colher é que joga o pedreiro na parede, o poste é que mija no cachorro. Sei não, mas estamos indo de mal a pior.

  8. Beto Arcaro
    4 anos ago

    Ô Raul….
    Desculpa aí, mas eu fiquei tão Puto com a matéria da digníssima jornalista, que nem vi que você já tinha postado a notícia de KP!!

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Já ia te ligar prá reclamar! ;~P

      • Beto Arcaro
        4 anos ago

        Hehehe!! Não !!! Por telefone não!!
        Se for pra quebrar o pau, é só aqui no Blog!!! Rsrsrsr

  9. Beto Arcaro
    4 anos ago

    Hoje, arremeteu, se não me engano, um Azul, em SBKP…
    Tinha “uma Pessoa” na pista!!
    O quê esse Cmte. deve ter dito, hein!?
    http://m.g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2014/02/jovem-invade-pista-de-viracopos-faz-aeroporto-fechar-e-voo-arremeter.html
    Coitado!! O Sujeito só queria ir para Maceió!! Cmte Malvado!!
    Ia atropelar o rapaz!!
    É o “Espírito”….de Porco!!

  10. André Pavin
    4 anos ago

    To chegando a conclusão que pessoas deverão fazer um curso sobre como ser um pax de avião. Não é possível tanta matéria absurda como tem tido ultimamente de pax revoltado com coisas que sequer tem conhecimento mínimo. Não acho muito ético um cmte reclamar isso através do PA, mas po, tudo é motivo de matéria para os jornais.

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      A questão é a seguinte, André: o avião, de repente, arremete, e aí todo mundo fica pensando “que M que aconteceu!? Vamos todos morrerrrrrrrr!!!!!”; e se o cmte não fala nada, é aquele burburinho. Eu acho que tem que falar porque arremeteu, sim; e sobre meter o pau na infraestrutura, também acho válido, pois se deixar para a imprensa, só se fala em terminal de passageiros, e ninguém informa o restante do problema, que é muito mais sério.

    • Beto Arcaro
      4 anos ago

      Deveriam fazer um curso de “Civilização”!!!

Deixe uma resposta