“Grande Florianópolis ganha centro de formação de profissionais de aviação”

By: Author Raul MarinhoPosted on
475Views12

Dada a relevância do assunto para os propósitos deste blog, pretendo me aprofundar sobre o assunto, e publico mais sobre isso oportunamente. Por ora, fiquem com essa nota que acabou de sair no G1: “Grande Florianópolis ganha centro de formação de profissionais de aviação“.

12 comments

  1. André Pavin
    4 anos ago

    Pessoal, atenção a esta parte da notícia. “Alguns treinamentos devem ser oferecidos de forma gratuita por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).”. Repito, os cursos de piloto não serão oferecidos pelo PRONATEC. Pelo menos não está nos planos até médio prazo. Abraços!

  2. Julio Petruchio
    4 anos ago

    Opa! Agora vai!!!

  3. André Pavin
    4 anos ago

    Tenho muito orgulho em fazer parte da coordenação desse projeto do SENAI. Coloco-me a disposição para tirarmos dúvidas. A principio os cursos de piloto não serão oferecidos através de PRONATEC. Isso é um avanço para a aviação brasileira em relação a estrutura, seurança e formação de profissionais. Convido todos a virem conhecer nossas instalações e garanto que ficarão surpresos. Não é porque o mercado esta estagnado no momento que devemos deixar a qualidade na instrução teórica de lado. Bons voos!

    • petersonramos
      4 anos ago

      Parabéns! Tomara que essa “pegada” seja permanente!

      A qualidade na formação deve ser o alvo de qualquer instituição de ensino, independente das “ondas” do mercado, conjunturas político-econômicas, crises financeiras, tsunamis e terremotos. É a educação que define a capacidade do povo em gerenciar seus anseios, sua dinâmica social, política e o enfrentamento de crises.
      O Sistema “S” tem a dura missão de permanecer como referência em ensino após tantas mudanças políticas, e é isso que se espera de quem preza pelos seus Valores!

    • Bruno
      4 anos ago

      É possível visitar as instalações aos finais de semana, André?

      • André Pavin
        4 anos ago

        Meu amigo, me mande um email em andre.pavin@sc.senai.br enquanto isso eu vou falar com o pessoal sobre como está o funcionamento do local nos finais de semana durante este inicio de ano. Grande abraço!

  4. Menezes
    4 anos ago

    Parece ser muito mais completo que muitas escolas e aeroclubes Brasil a fora, mas onde esse povo todo vai trabalhar depois de formado? Será que a procura tá tão grande assim em Florianópolis? Pois mais gente vai se formar com esse beneficio do PRONATEC e o mercado não está tão bom assim pra absorver tanta gente. Sabe o que vai ocorrer? Muita gente piruando no pátio em busca de uma vaguinha e salários mais baixos aos profissionais por conta da grande demanda de gente sobrando.

    • Felipp Frassetto
      4 anos ago

      O fato de as instalações se encontrarem lá não necessariamente significa que a procura se resuma a atender o mercado local.
      Afinal, interessados em trabalhar na aviação e aficcionados estão no país inteiro e quem consegue uma não necessariamente a consegue onde se formou. Além do mais, as oportunidades de boa e ampla formação estão apenas nos grandes centros, coisa que Florianópolis; por mais conhecida que seja, não necessariamente se enquadra.
      Fugindo um pouco do assunto, mas ainda relacionado à sina de quem busca formar-se e trabalhar na aviação:O problema é realmente; para quem tiver que se deslocar para lá, viver, mesmo que temporariamente, num local extrema e absurdamente caro, com mobilidade urbana terrível, com violência aumentando exponencialmente (violência mesmo, não apenas ‘assaltinhos’) e com falta de água já crônica e crescente.

      • Menezes
        4 anos ago

        Geralmente o aspirante a aviador estuda a parte teórica em uma localidade próxima da sua casa ou se não for possível isso, próxima a sua região, lembre-se que estamos na era da EAD. No caso do referido curso pelo que eu entendi a coisa é somente teórica e presencial, a não ser o simulador que é pratico, mas acredito que o camarada vai preferir fazer horas de simulador no local onde ele vai voar de fato, Aero e/ou Escola, ou não é?
        O SENAI já tem tradição em treinamentos, eu mesmo já fiz vários cursos extra aviação, EAD e presencial, e achei excelentes, não tenho duvidas da qualidade do corpo docente e material, tudo muito bem planejado e executado. Na verdade não acho que o problema é dos que querem começar e sim das concorrentes que vão ter que se adequar ao padrão de excelência do SENAI, isso de fato é muito bom para toda comunidade aeronáutica, mas uma PRONATEC uma hora dessas… não sei não.
        Agora uma coisa me chamou atenção, o curso teórico de Piloto de Linha Aérea – PLA, esse não tem em qualquer lugar, digo, não tem homologado pela ANAC, e como estamos mudando o RBAC 61 temos a obrigatoriedade do curso presencial, isso deve ser um passo a mais para o sucesso do curso, ao menos nesse quesito.

        • André Pavin
          4 anos ago

          O EAD definitivamente está nos planos do SENAI. Inclusive o Inglês para pilotos e controladores de voo já são ministrados via EAD e está sendo revisado para uma possível atualização. Sobre o PLA já estamos pensando justamente na obrigatoriedade que o RBAC 61 terá com a necessidade do curso para prestação da banca. Abraços!

  5. petersonramos
    4 anos ago

    PRONATEC para cursos de PP e PC? Rapaz, isso vai dar m…
    Aqui em Brasília, o SEST/SENAT ofereceu curso de MMA pelo PRONATEC a partir do corrente semestre. Há uma fila de pessoas que, de acordo com a necessidade, capacidade financeira ingressam numa fila para ter o benefício do curso técnico gratuito.

    Acontece, Raul que muitos arregados políticos, filhos de dirigentes das instituições, funcionários de consultorias parceiras “furam” essa fila e ingressam no curso gratuitamente tendo plenas condições de arcar com os custos da formação.

    Hoje, as salas de aula estão lotadas de alunos que já ingressam na instituição “por cima da carne seca”. Azar daqueles que se desdobraram para conseguir os recursos necessários para sua formação…

  6. Felipp Frassetto
    4 anos ago

    Os cursos teóricos de PPA e PPH já eram oferecidos havia 5 anos, aproximadamente.

Deixe uma resposta