Conforme informado ontem aqui, o prefeito Haddad foi ontem ter um dedo de prosa com o secretário da SAC, para tratar do desativamento do Campo de Marte para aviões. Tudo pensando no melhor para os munícipes paulistanos, claro… Mesmo que o tal Arco do Futuro seja um projeto que não vai acontecer, por que não executar a melhor parte dele imediatamente, né? Mas, qual! Não imaginava o diligente alcaide que ele iria se deparar com o competentíssimo secretário Moreira Franco, que não arredou pé: “desativar Marte para aviões só com boas alternativas”. A notícia está em todos os jornais e sites, basta dar um Google, mas vou reproduzir aqui como o ocorrido apareceu na página do Moreira Franco no FaceBook:
Primeiro o texto:
Está descartado desativar o Campo de Marte antes de criar outros aeroportos. O aeroporto São Roque está em construção, para aviação executiva; o aeroporto de Parelheiros, que está em fase de projeto, também para avião executiva; e o aeroporto de Caieiras, para aviação comercial. Com a alternativa desses três aeroportos nós poderíamos pensar na desativação do aeroporto Campo de Marte para aviões, certificando ele exclusivamente para helicópteros.
Agora o cartaz que companha o texto:
Vocês também não estão impressionados com o comprometimento do nosso secretário para com a aviação? Mas, espere aí: o que mais o secretário da SAC poderia dizer sobre o assunto? Como poderia ele concordar com uma proposta de encerrar as atividades para a asa fixa em Marte sem haver alternativas? Onde ele colocaria os aviões de SBMT? E a enxurrada de ações na Justiça que o fechamento de Marte iria causar? E, antes disso: por que haver uma reunião entre o prefeito e o secretário para tratar deste assunto? Não bastava um telefonema ou um e-mail?
Na verdade, tudo não passou de um teatrinho, uma jogada para gerar notícia – que, pelo visto, funcionou perfeitamente. De um lado, mostrou-se aos paulistanos que o prefeito está lutando pela execução de suas promessas de campanha; e de outro, como já dito, o secretário se colocou ao lado da comunidade aeronáutica. E, de quebra, ainda atendeu a interesses outros na construção dos aeroportos no entorno de São Paulo: agora o caminho está pavimentado para que se obtenha todas as licenças e prioridades para os projetos, que ganham uma importância estratégica muito maior para o desenvolvimento da cidade. Falem a verdade: é ou não é genial?
Não dá para fazer em São Paulo o que se faz em Maricá (com todo o respeito ao pujante município do norte fluminense), publicar um decreto e meter o cadeado na porta do aeroporto. Marte é o 5º aeródromo mais movimentado do país, na maior cidade do hemisfério sul, os interesses econômicos em jogo são imensos, e as partes envolvidas superpoderosas… Enfim, por mais que Haddad e Quá-Quá compartilhem do mesmo ideal, não é possível reproduzir as mesmas táticas de Maricá em São Paulo. Sabendo disso, como tirar o maior proveito possível da situação? É aí que entra o jogo de cena ocorrido ontem: eles precisavam de um evento para sinalizar a “máxima importância estratégica” dos novos aeroportos.
O que vai ter de champanhe estourando nos escritórios das empreiteiras nessa sexta-feira…
Marcato
7 anos agoExcelente artigo parabéns
Raul Marinho
7 anos agoMuito obrigado! Sei que não vai dar em nada escrever isso, mas pelo menos haverá mais gente entendendo o que de fato aconteceu.
Cícero Soares
7 anos agoRaul… “o que de fato aconteceu” é o que de fato vai acontecer, não é mais “se”, mas “quando”, e independente das afinidade ideológicas do alcaide que for, da SAC que for e do megaempreiteiro que for. Aliás, a longo prazo a bola da vez passará a ser Congonhas, não?
Raul Marinho
7 anos agoNão sei de nada, meu amigo… Minha Mãe Dinah tá de férias…
Julio Petruchio
7 anos agoEh Bagrão Ensaboado!!!
Beto Arcaro
7 anos agoFaz-se 3 Aeroportos….
Fecha-se 1…
Saldo 2.
Seus problemas se acabaram!!
“Totalmente Excelente”!!
Fábio Otero Gonçalves
7 anos agoÉ verdade. Jogadinha ensaiada, com a sutileza de uma manada de elefantes na loja Roberto Simões. Mas pelo menos uma vez na vida a gente consegue concordar com S.Exa. o Ministro-Chefe da SAC…