Este pouso foi bom ou ótimo?

By: Author Raul MarinhoPosted on
428Views10

Um “bom pouso” é quando todos os ocupantes da aeronave conseguem sair caminhando por meios próprios; e um “ótimo pouso” é quando, além disso, a aeronave pode ser utilizada novamente sem ter que passar pela manutenção. Desta forma, como classificar o pouso do vídeo abaixo?

10 comments

  1. Lucas M.
    4 anos ago

    Aqui, do conforto da minha poltrona, posso afirmar que foi ÓTIMO.

  2. Zé Maria
    4 anos ago

    Quem sou eu para criticar. . .portanto vou apenas comentar:
    Percebe-se claramente a briga que foi na final, os ailerons “de alta” vêm “abanando” direto na aproximação. . . o capita (com esse vento, só podia ser ele. . .ou alguém em instrução para comando) veio “suando a camisa”. . .pecado foi haver cedido o manche no arredondamento, daí que acabou “plantando um pé de 767” na “marca de mil”. . .
    E olha que o bicho é um tanque de guerra, porque com uma porr@d@ dessas, era para ter desmontado inteiro!! Deve ter caído máscara e tudo!!
    Mas como eu sempre digo, pouso bom é aquele em que os passageiros e tripulantes desembarcam por meios próprios, sem a necessidade de bombeiros e/ou ambulâncias. . .

    Zé Maria

    • Enderson Rafael
      4 anos ago

      Não necessariamente era o cmte, Zé. Um copiloto com 5mil h tem tudo pra voar tao bem qto um cmte com 5001. Sem contar que as vezes o cmte eh menos experiente naquele equipamento que o copiloto. Varias combinações possiveis ;-) o sop da empresa pode restringir a operacao tb, no caso aih isso sim garantiria ser o cmte. Por exemplo: acima de tantos nós de través a op eh exclusiva do cmte.

      • Zé Maria
        4 anos ago

        Foi justamente pelo vento que eu afirmei categoricamente só poder ser o comandante, nunca um primeiro-oficial/co-piloto!
        Tá no SOP/MGO das empresas, não tem como escapar!
        Para você ter uma idéia, em uma situação normal, caso a etapa seja do copila mas surja uma anormalidade/emergência, a operação pode continuar com ele mas o pouso será compulsóriamente efetuado pelo comandante.

        Zé Maria

  3. Dedeco
    4 anos ago

    Depende? Pelo jeito o vento de traves “trollou” muito a aterrissagem… Qual era o METAR?? rs

    • Dedeco
      4 anos ago

      Respondendo: Foi ÓTIMO! (Crosswind gusting 35 knots perpendicular to runway)

      • Enderson Rafael
        4 anos ago

        Nuss! Otimo mesmo. O spoiler pode nao ter aberto pq ele nao estava em idle – justamente pra gerenciar o crosswind – qdo tocou da primeira vez. Tem um video feito de tras de um pouso assim tb num outro 767 maravilhoso.

  4. Enderson Rafael
    4 anos ago

    Pra mim pareceu ótimo. Só que o spoiler trollou o pf no primeiro toque :-P

    • Renato G.
      4 anos ago

      Enderson, não tenho o conhecimento 100% técnico, mas sei que o spoiler só ativa quando há uma determinada pressão no trem de pouso, pra evitar que, no caso dum pouso desse daí o piloto resolva arremeter depois da primeira “porrada”, o spoiler nao esteja aberto.

      • Enderson Rafael
        4 anos ago

        Estando armado, ele pode não ter aberto por causa de alguma potencia que ainda estivesse sendo aplicada. Mas pressão no trem (ground mode) teve. Nesse caso o piloto pode abrí-lo manualmente. O piloto monitoring chamaria a atenção pro fato de o spoiler não ter aberto. Boa parte do bounce foi por que ele não abriu, afinal sua função é destruir o efeito de sustentação nas asas.

Deixe uma resposta