Um vídeo sobre incursão em pista que você não pode deixar de ver

By: Author Raul MarinhoPosted on
369Views4

Não deixem de assistir ao vídeo abaixo, que relata um grave caso de incursão em pista ocorrido em 1999, nos EUA. Além de ser extremamente bem produzido, com o uso dos áudios originais do incidente e gráficos muito didáticos, o conteúdo é igualmente ótimo. Principalmente pelo comportamento do piloto da aeronave USAir 2998 que, mesmo claramente autorizada pela controladora, decidiu manter-se no ponto de espera – e, de fato, havia uma outra aeronave na pista, num excelente exemplo de como um piloto deve se comportar em termos de consciência situacional.

4 comments

  1. Enderson Rafael
    3 anos ago

    Sorte que o Fedex tava leve, hein… Milão, Tenerife… já conteceu mais de uma vez. E no entanto, hoje temos aplicativos que mostram, num simples tablet, vc se deslocando nas taxiways. Por que não usar?

  2. Renato G.
    3 anos ago

    Fiquei intrigado com a controladora que, numa situação de zero visibilidade da parte dela e com uma aeronave perdida, dando a entender que estava sobre uma pista, não tomou a atitude de parar o tráfego para esclarecer o que estava acontecendo e tentar resolver.

  3. Nesses aeródromos deles em que as pistas se cruzam em ângulos menores do que 90 graus, ou mesmo em forma em triângulo, a desorientação é mais fácil de ocorrer do que se imagina. Ainda bem que hoje em dia as novas tecnologias ajudam bastante, como é o caso do SMGCS (radar de superfície, desde que a aeronave tenha modo “S” no Transponder e o mantenha ligado enquanto taxia) e das suítes de avionics que mistram o avião taxiando, como é o caso do Collins Proline 21 e outros.

  4. Marcato
    3 anos ago

    Assisti ontem, realmente um ótimo vídeo!
    Consciência situacional, comando com atitudes, realmente ótimo.

Deixe uma resposta