Arquivo com “macetes” para o Google Earth e uma ótima indicação de site

By: Author Raul MarinhoPosted on
340Views2

Em referência ao arquivo com “macetes” para o Google Earth, comentado pelo leitor Wagner neste post – “Cartas Aeronáuticas de São Paulo no Google Earth® – AIC N 23/13″ -, informo que ele já se encontra disponível para download neste endereço. Aproveito e repasso também a indicação do mesmo leitor para o site “Arquivos Aeronáuticos para GPS e Trackmaker by Antonio Ettore Nallin” que, acredito, possa interessar ao mesmo público que gostou dos “macetes” para Google Earth.

Reproduzo abaixo parte do texto da mensagem do Wagner, com explicações sobre seu arquivo de “macetes”:

Esse arquivo tem tudo o que consta no Rotaer (aeroportos)+Antigos Sítios de Vôo+Reas+Pontos das Reas+CTR+TMA+FIR. Se você clicar no indicativo do aeroporto terá a descrição do mesmo em forma codificada e abreviada, porém muito fácil de se entender ex: minha base aqui perto de CWB ( SSCF – Max Fon – 12T09) o que significa: primeiro o indicativo, depois o nome abreviado, depois uma das cabeçeira, a letra T vem do “Termac” (mesmo metodologia utilizada no Rotaer para tipo de pavimento) e o 09 significa 0900 metros de extensão. Esses dados básicos já podem dar ao usuário uma grande ajuda. Quando são pontos de REA o nome leva nas 3 primeiras letras o C(Corredor) depois a sigla do estado e depois a abreviação do nome do corredor, se você clicar em cima aparecerá o nome completo.

Todos os créditos e propriedades destes dados são do Cmte. Nallin, um grande entusiasta da aviação experimental, muito conhecido no meio, que a anos vem abastecendo a base de dados com todas informações aeronáuticas…ele introduziu a muito tempo (muito antes da era Ipad) a possibilidade de se fazer um planejamento “digital” de voo através de um software chamado TrackMaker além de abastecer a base de dados dos antigos gps Garmin e também plataformas atuais como o Skyview e Air Nav Pro!

 

2 comments

  1. Flávio Resende
    3 anos ago

    Agradeço ao site “Para Ser Piloto” pela divulgação do meu arquivo “Cartas Aeronáuticas” e gostaria de informar que as versões atualizadas encontram-se disponível para download em meu blog: http://cmteresende.blogspot.com.br/2014/09/cartas-aeronauticas-para-google-earth_9.html fiquem a vontade para divulgar e fazerem o download, o arquivo é gratuito e o seu objetivo é auxiliar a todos interessados, em especial aos profissionais que possam usufruir dessa ferramenta no dia-a-dia. Grande abraço!

  2. Cesar Marino Bona
    3 anos ago

    Muito bom! Obrigado pelo material.

Deixe uma resposta