Azul está contratando copilotos – veja como está sendo o processo seletivo (post editado)

By: Author Raul MarinhoPosted on
990Views29

A seguir, o post sobre o recente processo seletivo para copilotos da Azul, editado de modo a evitar a identificação da fonte (mas foi mantida a narrativa em 1ª pessoa, já que se trata de uma mensagem enviada por um leitor):

Pessoal, um colega foi selecionado e me passou todos os detalhes para que pudesse ser compartilhado aqui o modelo da seleção e algumas peculiaridades.

Quanto a essa seleção em específico, ele me deixou claro que foram apenas para indicados, 160 participantes no qual apenas 70 passaram para segunda fase. Serão 30 pessoas na turma de 10/03 e mais 30 na do mês de Abril, se não fechar as 30 do mês de Abril terá outra seleção menor para fechar o numero, creio eu ser esse o motivo da convocação para seleção interna.
Já no segundo semestre tem previsão de outra seleção maior para no mínimo 20 vagas ou mais dependendo da necessidade da companhia, essa sim seria uma seleção aberta a todos.

No mais foi assim que se sucedeu:

1ª Fase

– Prova técnica contendo 40 questões em inglês referente três matérias: Regulamentos, performance, peso e balanceamento. (Mesmo padrão do banco de questões de ATPL da EASA)
– 5 testes psicotécnicos e raciocínio lógico no padrão Vetor.
– Prova de safety, é lida uma redação sobre uma situação real que aconteceu na empresa, você tem 5 minutos para redigir se concorda com a atitude do comandante, por que e o como você agiria na mesma situação.
– Coleta de cabelo para o exame toxicológico.

2ª Fase

– Exames médicos (Eletrocardiograma, audiométrico, questionamentos sobre seu histórico médico).
– Escuta de um ATIS em inglês duas vezes e responder um questionário sobre as informações contidas na mensagem.
– Entrevista individual em Inglês (padrão teste ICAO)
– Entrevista técnica com comandante (2 TAFs, 2 NOTAMs e briefing carta Jeppesen)
– Dinâmica de grupo (avaliação do gerenciamento de tempo e liderança)

3ª Fase

– Simulador IFR: Realizar uma SID, mudanças de radial, QDM ou QDR. Entrada e ajuste em órbita, execução de procedimento ILS. (Simulador com ADF limbo fixo e VORs “baiana”).

29 comments

  1. IRAN fernandes carneiro
    1 mês ago

    O PILOTO SÓ ESTÁ PRONTO PARA ENTRA EM UMA EMPRESA, QUANDO FALTA, FALTOU VC É O CARA. POIS ESPERA., VÃO PEGAR QUALQUER PILOTO AQUI NO BRASIL, FALOU QUE É PILOTO, ESTÃO LAÇANDO, NÃO EXISTE PILOTO NO PLANETA TERRA, ESTÁ FALTANDO E MUITO, OS ÓRGÃO NÃO SE DERAO CONTA , UM DESCASO TOTAL, NÃO INVESTIRAM NESSA PROFISSÃO, AGORA VÃO ARDER, APARTIR SETEMBRO DE 2018. OBS. COLOCARAM MUITA RESTRIÇÃO PARA O PILOTO, ANAC ACABOU COM OS INCENTIVOS, A UNIÃO RECOLHEU MAIS DE 59 MILHÕES DESTINADO A INVESTIMENTOS NA PROFISSÃO, QUE FICOU NA MÃO DA ANAC POR MAIS DE 2 ANOS., SAUDADE DO DAC. QUALQUER PP COM TEÓRICO DE IFR, PODERIA COMPOR TRIPULAÇÃO DE TÁXI AÉREO E INDÚSTRIA E COMÉRCIO., HOJE ANAC ACABOU COM 800 TAXI AÉREO, E 300 TAXI INDIVIDUAIS. TODA A CHANCE DE FAZER TREINAR PILOTO ANAC CASTROU, E AGORA, AGORA SEGURA JÁ FALAM., AQUI NOS BASTIDORES EM BRASILIA JÁ FALAVAM EM PRIVATIZAR INFRAERO, CORREIO, ANAC, NUNCA PENSEI QUE FOSSE POSSÍVEL, HOJE INFRAERO, JÁ ERA, FALAM EM CORREIO, VAI SE TORNAR REAL, ANAC VAI SER PRIVATIZADA, CUSTA MUITO AO GOVERNO NÃO PRODUZIU NADA, ESPAÇO AÉREO FICA COM MINISTÉRIO DA DEFESA, ASSIM COMO ESTÃO FAZENDO NOS ESTADOS UNIDO, PRIVATIZA FAA, E TIRANDO OS CUSTO QUE FICAVA COM. GOVERNO, MARAVILHA.

  2. Anderson G Pinto
    3 anos ago

    Deus me livre de uma seleção dessa!!
    Isso é coisa de pessoal do RH,, o pessoal fresco que adora inventar moda são esses de RH.
    Cambada, pra entrar nestas empresas só com um forte lá dentro, tenho vários conhecidos que passaram e estão até hoje esperando o famoso telegrama..e tenho amigo que foi indicado e não fez nenhuma seleção..só simulador e foi voar.
    continuam esperando, esperando..
    Tudo carta marcada..e isso pra ganhar mixaria…NEMMMM!!

  3. Roberto Leal
    3 anos ago

    INFELIZMENTE A AZUL AINDA VAI SOFRER MUITO, COM ESSES SISTEMAS DE INDICAÇÃO, NO MINIMO OS PILOTO INDICADOS DEVE SER DA EJ QUE DEVE ESTAR POR TRÁS DOS MESMOS, QUANTO AOS COMISSÁRIOS É DE ALGUMA ESCOLA JÁ COM CARTA MARCADA, SE NÃO FOR UMA ORDEM SUPERIOR DA AZUL, SERÁ OS FUNCIONÁRIOS ENCARREGADOS DE FAZER A SELEÇÃO, A PRIMEIRA ABRIDA DE BICO DELES (EMPRESA), VÃO PEDIR SOCORRO E PELO VISTO NA CRISE EM QUE A AVIAÇÃO ANDA VAI SER JÁ.

  4. Marcos Pontes
    3 anos ago

    Senhores algum de voces pode me informar como ter acesso a estes questionários?

    – Prova técnica contendo 40 questões em inglês referente três matérias: Regulamentos, performance, peso e balanceamento. (Mesmo padrão do banco de questões de ATPL da EASA)

    Pois gostaria de estuda-los!

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Simples: procure por material de estudo para o ATPL/EASA, provas simuladas, etc… Tem de monte na web.

      • E.R
        3 anos ago

        Prezado Raul,
        Existe algum arquivo para download, link….n consigo ta muito confusos as buscas. Por gentileza, agradeço sua atençao

        • Raul Marinho
          3 anos ago

          Vou pedir indicações e escrevo sobre isso em breve.

        • Aaron Móes
          3 anos ago

          Meu caro, na época estudei por livros de teoria de alta nacionais mesmo, esses mais “clichês”, quando chegar em casa posto o nome exato. Também baixei muito material aleartório pela net no Canal Piloto e no site Arquivos Aeronáuticos, vale a pena garimpar. Sucesso!

    • dick
      3 anos ago

    • E.R
      3 anos ago

      Estou a procura destes questionarios tambem como fazemos alguem pode nos ajudar?

  5. 3 anos ago

    na prova teórica estão pedindo 50% de acertos

    no psicotécnico é aplicado teste de atenção difusa e atenção concentrada lógica , e logica matemática

  6. Tadeu Primo
    3 anos ago

    Se o QI de uma das partes não vier com competência da outra, a vaga continua em aberto. Mania que o pessoal tem de achar que QI garante emprego.

    • David Banner
      3 anos ago

      Isso. Ai o QI é eliminado do processo!… E entra outro QI no lugar dele. E assim sucessivamente.

      • Aaron Móes
        3 anos ago

        Como em centenas de outros nichos, em cargos de “confiança”. Mania é de achar que só quem é filho de cmte, filho de diretor, parente do dono, primo do dono do avião e etc é que são QI, se fosse assim a aviação brasileira inteira seria estritamente a amigos e familiares de um único grupo e sabemos que isso não acontece.
        Competência, educação, persistência e humildade constroem muitos mais QIs do que ser simplesmente parente de alguém “influente”.
        Se ajuda? Óbvio!
        Se é a única maneira? Óbvio que não.
        Cada um corre atrás como pode, não é mérito nem demérito de ninguém ter QI, aliás, no caso de QIs “conquistados” é mérito sim, só não vale ficar usando essa desculpa clichê de sempre.
        Eu tive QI, com sorte, e conheço outras dezenas de colegas que não tiveram, outro punhado que conquistou o bendito QI e estão igualmente felizes e empregados na Azul.

  7. gustavo
    3 anos ago

    Eu também quero saber os requisitos. ..
    Me falaram que a turma vai ser composta por ex Web. Talvez seja o porque da ‘indicação’

  8. Joâo
    3 anos ago

    Nossa tamanha seleção para só entrar os indicados seria mais facil chamar só eles assim pelo menos o resto não perderia tempo.

  9. LITTLEROCKFEWORDS
    3 anos ago

    BEM COMO SE SEGUE UM PADRAO SO PARA OS INDICADOS OU SEJA PRA QUEM TEM QI MAS MENOS MAL QUE PARECE QUE AS COISAS COMEÇARAM PELO MENOS PRA QUEM FOI CHAMODO KKKKKKKK EU CONTINUO EM STANDBY..

    • Roberto Leal
      3 anos ago

      LITTLEROCKFEWORDS , A AZUL AO MEU VER ESTA MUITO CHEIO DE FRESCURA, POIS NÃO É SÓ COM PILOTOS NÃO, COM COMISSÁRIOS TAMBÉM, ELES FAZEM OS COITADOS GASTAREM HORRORES DE PASSAGEM HOTEL, DEPOIS CHAMAM OS (AS) TATUADOS (AS), RUIM DE INGLÊS, ENFIM O QUE PRESTAM E DEVERIAM SER APROVADOS, FICAM DE FORA. AINDA MAIS O ORDENA É LA EMBAIXO. ABRAÇOS.

  10. José
    3 anos ago

    O que achei o interessante foi a frase ( somentes indicados) ou seja mérito dos que foram indicados e paciência ainda para os que as vezes possuem uma boa bagagem na aviação uma boa experiência e são ótimo profissional que apenas colocaram seus currículos no site , já que todos diziam que o site era uma forma para toda a seleção , nesse caso paciência e vamos fazer o network e parabéns aos novos copilotos,já é um sinal de melhora para a aviação em nosso pais e que as contratações se estendam para todas companias…..

  11. David Banner
    3 anos ago

    Sorte aos que vão participar da seleção! Eu desencanei de linha aérea. Minha pequena empresa agora está virando e acho que pra mim já não compensa o retorno financeiro que a profissão oferece.

    Mas como não abandonei o gosto por voar e por coisas que voam (e nunca vou parar rsss), estou planejando de comprar um flamingo (ou um conquest, ) daqui uns 2 anos e a aviação pra mim agora vai ser apenas como lazer ou algum freelance pra conhecidos…

    Aos que não conseguiram entrar pra linha e ainda têm uma graninha guardada, a minha dica é : “EMPREENDA!” Procure apoio (SEBRAE, consultorias, etc) e vá ganhar dinheiro com seu próprio negócio.

    • André Pavin
      3 anos ago

      Com ou sem dinheiro guardado eu não deixaria do meu sonho ou daquilo que realmente amo por não ter sido chamado ou não estar ganhando fortunas. Eu ganhava mais onde trabalhava anteriormente com e-marketing mas não sinto a mínima vontade de voltar. Posso não estar fazendo dinheiro como antes, mas estou fazendo o que gosto e o que me faz bem.

      • David Banner
        3 anos ago

        “…mas estou fazendo o que gosto e o que me faz bem.” Isso é o mais importante :)

        Me expressei mal ao dizer “vá ganhar dinheiro com seu próprio negócio”. Não quis dizer no sentido da ganância, em acumular, em querer ganhar dinheiro a todo custo, mas sim quis deixar a mensagem de que é sim possível vc ter uma fonte de renda com algo que vc se dá bem e ainda ter a oportunidade de continuar voando, mas com outros propósitos que não a trabalho.

        E claro, cada caso é um caso e as possibilidades são infinitas.

        Abraço!

  12. Pontes
    3 anos ago

    Parabéns! Sem panopretagem…

  13. Fabiano
    3 anos ago

    Muito bom. Já nos dá um norte sobre a seleção.
    Queria somente tirar uma dúvida no site da Azul fala que tem que ter Jet Trainnig. Isso procede?

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Sim.

      • Miquéias
        1 ano ago

        Precisa ter o curso teorico PLA?

        • Raul Marinho
          1 ano ago

          Não estão mais contratando hoje em dia.

          • Anderson
            6 meses ago

            Tem alguma informação das seleções que ocorreram dia 5 e 6 na azul?

            • Raul Marinho
              6 meses ago

              Negativo. Se tiver, publico.

Deixe uma resposta