E o “apagão de pilotos”, quem diria!, está realmente ocorrendo no Brasil

By: Author Raul MarinhoPosted on
382Views9

Pois é, né… Tanto se falou que iria faltar piloto no Brasil que, no fim das contas, realmente estão faltando profissionais nas companhias aéreas para conduzirem os aviões pelos céus do Brasil (apesar de estarem sobrando pilotos desempregados). Na semana passada, dois voos comerciais, um da TAM e outro da Gol, tiveram problemas por causa de um tipo de “apagão de pilotos” – só que de natureza bem distinta daquele que se previa anos atrás. Veja a seguir duas reportagens do Jornal da Band de 28/02 (fonte: Aeroclipping do SNA) sobre isto:

Avião da TAM não decola por falta de tripulação
Da Redação
noticias@band.com.br


Passageiros protestaram após problemas na TAM
Divulgação/Arquivo Pessoal

Mais um problema foi registrado no aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, na noite desta quinta-feira. O voo da TAM de número JJ3178 com destino a Salvador atrasou quase cinco horas por falta de tripulação.

O horário do voo estava previsto para as 20h10. No entanto, a companhia alegou atraso na chegada da aeronave e os passageiros só embarcaram às 22h30.

A aeronave, no entanto, não decolou. O comandante disse aos passageiros que não havia tripulação (falta de dois comissários) e que eles não poderiam decolar.

Os passageiros se revoltaram e desceram da aeronave no início da madrugada desta sexta-feira. “Eles não falam nada. Têm estrangeiros perdidos, e ninguém fala em inglês com eles”, afirmou uma passageira sobre orientação dos funcionários da TAM.

Após uma nova espera, os passageiros, enfim, conseguiram embarcar por volta da 1 hora da madrugada desta sexta.

Veja o vídeo no site do Jornal da Band

Leia a nota da TAM sobre o ocorrido

A TAM Linhas Aéreas informa que o voo JJ3178 (São Paulo/ Guarulhos – Salvador), com decolagem inicial prevista para as 20h10, de ontem (27), decolou a 1h de hoje (28), por causa do intenso tráfego aéreo. O voo precisou ser reprogramado para que ocorresse a troca de tripulação. Essa mudança foi necessária por conta da substituição dos pilotos e comissários de bordo que, se continuassem na aeronave, poderiam ultrapassar o limite de horas de trabalho, o que é proibido por lei. Esse cuidado visa assegurar prioritariamente a segurança dos voos.

A TAM lamenta os transtornos causados aos clientes e informa que prestou toda assistência necessária aos passageiros.

.

Avião da Gol não decola por ‘fim do expediente’
Após duas horas de atraso, capitão alega encerramento da jornada de trabalho e ordena esvaziamento da aeronave no aeroporto de Guarulhos; passageiros se recusam a sair e companhia aciona a Polícia Federal
Ricardo Valota, da Rádio BandNews FM
noticias@eband.com.br

Após o problema com o avião da TAM, mais uma aeronave deixou de decolar em Guarulhos por falta de tripulação na noite desta quinta-feira. O voo 1718 da Gol, com destino ao aeroporto de Santos Dumont, no Rio, estava com a partida prevista para as 21h15. No entanto, o embarque ocorreu com atraso e o avião não decolou.

O capitão da aeronave informou aos passageiros que o expediente dos funcionários terminou às 23h15. Nesse horário, o avião ainda não havia partido devido a atrasos não explicados.

Segundo o ouvinte da BandNews FM Marcel Ferreira, diante da indefinição e da recusa dos passageiros em deixar a aeronave pois temiam não embarcar novamente, a empresa aérea ameaçou acionar a Polícia Federal.

Revoltados, os passageiros afirmam que só voltam para o saguão se a PF aparecer e que a ação dos policiais será gravada.

A empresa aérea Gol ainda não se pronunciou oficialmente.

9 comments

  1. Paulo
    3 anos ago

    Ola raul como faco para compra seu guia, tenho interesse no assunt, atualment sou motorista profissional d onibus rodviario e trabalho em uma grand empresa do setor e pretend mudar d profissao.grato

  2. fredfvm
    3 anos ago

    Concordo em tudo o que o Enderson Rafael falou abaixo. Vou só dar um adento ao texto dele. Com a “despolítica” da ANAC em criar uma regra que impossibilita totalmente que os copiloto dessas empresas possam fazer seus cheque de PLA a fim de um dia poderem assumir o comando desses aviões, chegaremos um dia em que só haverá copiloto, e os comandantes, ou foram voar lá fora ou se aposentaram.

    Corre um boato de que esta regra maluca foi criada pela ANAC, mas é do conhecimento e “acordo” com as empresas aéreas, a fim de não formar comandantes para irem voar no exterior, onde as condições de vida e financeiro é anos-luz muito melhor.
    .
    Qual é mesma a função principal da ANAC ??? FOMENTAR a aviação civil ?…. pois eles estão conseguindo. Em pouco tempo as empresas e passageiros, todos estarão com “FOME”.

    Ou seria uma despolítica do Governo para ter um álibe no congresso, forçando a barra para abrir o mercado brasileiro para pilotos de outros países ??? … hoje em dia, tudo é possível.

  3. Enderson Rafael
    3 anos ago

    Infelizmente essa falta tem muito mais a ver com a regulamentação brasileira/gerenciamento de escala/obras nos aeroportos do que com falta de profissionais efetivamente. As escalas trabalham com os limites legais, mas como hoje se tornou comum ficar 40 minutos esperando um finger em alguns aeroportos do Brasil após o pouso, vez por outra é óbvio que a tripulação não vai conseguir cobrir o que tinha programado. Mesmo com os lastros de uma hora ou mais que geralmente temos nas nossas escalas, às vezes acontece. Mas faltar tripulação em apenas dois de 3mil voos em pleno carnaval – quando há dezenas de voos extras – e dizer que é apagão… não, né? Infelizmente, eu adoraria que estivesse faltando tripulantes e muitos mais precisassem ser contratados. Quem sabe quando as obras ficarem prontas e a capacidade do país melhorar isso não vire, por fim, emprego pra nós?

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Eu acho que fui sutil demais, então deixe eu esclarecer: o “apagão de pilotos” neste texto foi ironia!

      • Enderson Rafael
        3 anos ago

        Vc foi. Mas vi mta gente citando o exemplo como se nao fosse por aih viu, Raul… povo realmente acha que tah faltando piloto nas cias – um apagao interno, no caso. Infelizmente nao eh o caso.

  4. anonymous
    3 anos ago

    aeroclubes e escolas de aviação curtiram isso

Deixe uma resposta