[R/RBAC-61] Enquete: Cursos teóricos obrigatórios para PP e PLA

By: Author Raul MarinhoPosted on
612Views20

Conforme explicado neste post – “[R/RBAC-61] Como foi o workshop da ANAC sobre a revisão do RBAC-61” -, um dos pontos discutidos no referido evento foi a dispensa (ou não) da obrigatoriedade de cursos teóricos para PP e PLA, que deveria começar a valer a partir de 22/06 próximo.  A intenção da GCEP/ANAC é, em princípio, a de eliminar essa obrigatoriedade; enquanto que a maioria dos presentes (representantes de aeroclubes e escolas de aviação) se mostraram favoráveis a que tais cursos tornem-se, realmente, obrigatórios.

Agora, gostaria de saber a opinião dos leitores do blog, e para tal peço que respondam às enquetes abaixo:

.

Obs.: Esta enquete ficará válida por somente uma semana

20 comments

  1. Possani
    4 anos ago

    A obrigatoriedade de qualquer curso é só um obstáculo burocrático. O importante é o instrumento de apuração do aprendizado. Provas bem elaboradas , que demandem de fato um conhecimento mais profundo, são fundamentais. Fazer ou não um curso “homologado” é irrelevante.

  2. Ângelo Miranda
    4 anos ago

    Sou plenamente a favor das provas de conhecimento para PP só sou contra a realização da prova de regulamento para a revalidação de PP quando o Piloto fica sem voar as 80 horas no período.

  3. David Banner
    4 anos ago

    Sou contra a obrigatoriedade e a favor de provas melhores elaboradas, de forma a cobrar realmente conhecimento do aluno, e não se ele decorou as questões dos questionários dos “piloto brasil” da vida.

  4. Renato G.
    4 anos ago

    Sou a favor da obrigatoriedade para Piloto Privado, pois por ser a base, é extremamente necessário uma formação sólida para não prejudicar o andamento futuro do curso. Falo isso pois estou dando aula de navegação PC-IFR para PC, e vejo como os alunos chegam crus e sem noção alguma no curso de PC.

    Um outro fator é a qualidade dos professores. A rotatividade nesse meio é muito grande pois as escolas não formalizam a profissão de “professor” e remuneram muito mal o corpo docente, desestimulando quem gostaria de dar aula. Dessa forma o único prejudicado é o aluno.

    Quanto a obrigatoriedade para PLA sou contra, pois nesse caso a prova não é muito diferente à de Teoria de Voo de Alta Velocidade e Regulamento IFR do PC, e o avaliado já tem conhecimento prévio para que se possa atingir uma proficiência satisfatória na parte teórica. A quantidade de matéria é “pequena”, e se tornaria só um caça-níqueis das escolas.

    • Pablo Bertasso
      4 anos ago

      ” Um outro fator é a qualidade dos professores. A rotatividade nesse meio é muito grande pois as escolas não formalizam a profissão de “professor” e remuneram muito mal o corpo docente, desestimulando quem gostaria de dar aula. Dessa forma o único prejudicado é o aluno ”

      Concordo com isso que você citou Ranato G , mas … Se os professores estão desestimulados , prejudicando os alunos , por qual motivo uma pessoa com sonho de voar deveria ser OBRIGADA a ir a um aeroclube/escola ?? Para ser prejudicado ??
      Não vejo nenhum motivo para uma pessoa ser obrigada a fazer uma coisa que não vai ser bom pra ela, que vai ser ” meia-boca ” …

      Conheço muita gente que nem é do ramo da aviação e sabe muito mais coisas do que um Piloto formado , ou seja, vai muito do interesse de cada um .. Você e todos os outros professores, assim como eu , ensinam a mesma coisa pra todos os alunos , mas aprende quem tem vontade, quem é esforçado , quem se dedica..

      Até agora pelo oque eu entendi do resultado dessa votação é o seguinte :
      – Obrigatoriedade para o curso homologado de PP’s esta ganhando pelo simples fato de que os pilotos ja formados PP não querem concorrência, e estão votando a favor para dificultar ainda mais a vida de quem esta começando na aviação, que vai te que se deslocar da sua cidade e pagar um horror no aeroclube contando valor do curso + alojamento + alimentação + passagem , onde no minino 80% dessas pessoas acabam desistindo .

      e olha que ironia, coisa óbvia:

      – os mesmos PP’s e PC’s que estão votando a favor da obrigatoriedade para PP’s estão votando contra a obrigatoriedade do curso homologado para PLA, porque será ?? hahaha . Ora, eles ainda não fizeram a prova de PLA, então não querem prejudicar a si mesmo , Óbvio . Mas eu aposto uma coisa, a partir do momento em que esses mesmos fizerem a prova de PLA e passarem , vão votar a favor da obrigatoriedade do curso homologado para PLA, e outra vez lhe pergunto , porque será ?? hahaha . Ora bolas, para dificultar para os demais, e diminuir a concorrência . HAHA

      Renato G. desculpa pelo desabafo, era pra ser só um comentário sobre oque você tinha dito e acabei falando um pouquinho mais , mas essa é minha opinião , tbm sou professor e entendo o drama do baixo salario , haha, até mais !

      • Renato G.
        4 anos ago

        Olá Pablo :)

        Obrigado por expor sua opinião. Eu concordo com ela em partes, e vou justificar minha posição do porque ser a favor da obrigação para PP e da não-obrigação para PLA (já tenho PLA teórico).

        1) Realmente é “meio incabível” obrigar alunos de PP a frequentar uma aula, muitas vezes formado por um corpo docente fraco e desestimulado, mas isso é um assunto pra outro tópico. Eu mesmo estudei para o PP sozinho, sem frequentar escola, e isso foi lá por volta de 2008. Acontece que eu já tinha uma boa base de conhecimento, devido meu pai ser do meio e também por participar de comunidades de simulação de voo na época. Mesmo assim, achei que ficou faltando alguma coisa pra ficar completo. Quando eu cheguei no PC teórico, vi que estava um pouco atrás daqueles que tinham feito o curso em escola, mesmo não sendo obrigatório, até porque o PC compartilha muita matéria com o PP, apenas adicionando alguns tópicos.

        Concordo plenamente que o professor passa a matéria e aprende quem quer, quem tem interesse, e o curso serve justamente como um filtro pra isso também. Ajuda a filtrar os que estão ali só por estar. E pode não parecer, mas isso influencia e muito na segurança de voo futuramente, pois aqueles que estão na aviação sem interesse, apenas pelo suposto dinheiro ou status, podem colaborar e muito pra falta de segurança. Não existe fonte, é observação própria.

        2) A respeito do PLA, sou contra pois o PLA é praticamente a mesma coisa que o PC. Acrescenta-se só umas 2 ou 3 horas aula de informação, que é a parte de peso e balanceamento/performance. Seria um curso de duração extremamente curta, e que serviria como caça-níqueis das escolas. Alguém aqui lembra da “única” escola de aviação do Brasil que tinha curso pra PLA, assim que a ANAC publicou o RBAC novo, e que esse curso ia custar “módicos” R$ 2000 ? Pois é… isso sim é uma tremenda sacanagem :)

        Enfim, se tiveres algo pra acrescentar fico agradecido, pois minha visão pode estar bem equivocada :)

        Abraços

        • Pablo Bertasso
          4 anos ago

          Não não , é isso mesmo Renato , chegamos a conclusão de que, como tudo na vida, existe os dois lados da moeda , mas vou citar o comentário do nosso amigo Possani , e faço desse comentário, minhas considerações finais .
          “A obrigatoriedade de qualquer curso é só um obstáculo burocrático. O importante é o instrumento de apuração do aprendizado. Provas bem elaboradas , que demandem de fato um conhecimento mais profundo, são fundamentais. Fazer ou não um curso “homologado” é irrelevante.”

          • Renato G.
            4 anos ago

            Ótimo ponto. Entendo que aumentar o nível da banca também é uma ótima maneira de melhorar a qualidade de formação.

            Valeu!

  5. Bom…o único curso formal que eu fiz para obtenção de licença foi o do PP. O resto todo estudei por conta, ao longo dos últimos 30 e poucos anos. Aí acho que é de cada um. Gostaria de ter feito mais cursos formais e de melhor qualidade, lá no início, para ter melhor embasamento . Em função de não tê-lo feito (pela falta de recursos financeiros, mesmo), tive que correr atrás do prejuízo, por conta própria, do jeito que foi possível, mesmo após de já estar trabalhando no meu primeiro emprego de linha aérea (a VASP). Só não tive mais dificuldade por que tinha – desde o início – bom conhecimento de inglês e outros idiomas estrangeiros, o que me facilitou o acesso aos conteúdos em livros, CDs/DVDs etc…então, em princípio, sou contra a obrigatoriedade, porquanto me parece que ela pode dar margem a abusos em preços, cartelização, exclusão dos menos favorecidos etc. Acho que o bom aviador irá sempre procurar se aprimorar e buscar o conhecimento, seja o ensino formal obrigatório ou não.

    • Eduardo Ruscalleda
      4 anos ago

      Como é bom poder ler opiniões diferentes da minha, mas com embasamento. Estou percebendo que este tópico está se tornando muito produtivo.

      Grande abraço e sucesso!

  6. Enderson Rafael
    4 anos ago

    Sou a favor, principalmente o PP, pq a nossa formação é mto fraca, a prova da ANAC não avalia nada e a oral na prática não existe. Mas sou contra um curso de meses como é hoje. Dá pra aprender tudo que um PP precisa em 20 ou 25h de ground. Não há a mínima necessidade de se passar meses longe de um avião aprendendo mta coisa sem aplicabilidade nenhuma. Os cursos tem que andar juntos (teorico e pratico) pro aluno aplicar e fixar o que aprendeu, e com instrutores fixos. Na minha opiniao eh o melhor sistema que conheço. Qto ao PLA, pode ser obrigatório se forem poucas horas tb, nos moldes da FAA. Da maneira como a Anac o imaginou, durando um mês, é impraticâvel.

  7. Robson
    4 anos ago

    Sempre é bom ter um conhecimento teórico prévio do que se pretende fazer. Agora todo mundo sabe porque o interesse dos aeroclubes e escolas para que o curso de PP e PLA teórico seja obrigatório.

    • Joao paulo
      4 anos ago

      $$$$$$$$$$$, Ano passado tinha escolas ja cobrando mais de 2 mil reais pra fazer o teorico de 1 mes de PLA!!!!!!! Para né!!

  8. BeechKing
    4 anos ago

    So vota a favor os donos de escola neh… Nao sei pq nao mudam coisas úteis..l

  9. Eduardo Ruscalleda
    4 anos ago

    A favor!

    Muito falamos sobre a necessidade de melhorar a segurança de voo, e com certeza, um curso formalizado contribui para isso! Mais do que simplesmente o aluno estudar em casa para as provas da ANAC.

    Para alguém que gasta em média R$ 14.000,00 em horas de voo para tirar a carteira de PP, não são R$2.000,00 reais que nos deixarão mais pobre.

    Comentário a parte…

    Tive a oportunidade de terminar a minha formação prática em uma escola de Americana, a Sierra Bravo. Me surpreendi com a estrutura e competência do pessoal de lá. De fato, paguei mais caro, mas posso dizer com certeza que a contribuição do que vi lá foi fundamental.

    Acho que vale a pena o investimento! Durante a minha formação de PP pude absorver informações e experiências passadas pelos instrutores. Essas informações, foram além dos livros estudados e acredito que estudando sozinho em casa não teria essa oportunidade!

    Um grande abraço e sucesso a todos!

  10. Beto Arcaro
    4 anos ago

    Enquete é uma boa!
    Direto e reto!!
    Confesso, votei à favor da obrigatoriedade, nos dois casos.

    • Pablo Bertasso
      4 anos ago

      Direto e reto cmte , você ja fez a banca de pp e pla ? só por curiosidade ..

  11. fredfvm
    4 anos ago

    Bom demais essas enquetes Marinho. Uma ótima ideia que poderia se repetir mais vezes. Boa sorte!!!

    • Márcio Lira
      4 anos ago

      Concordando, acho que poderia se repetir bastante mesmo.

Deixe uma resposta