O apagão de pilotos nos EUA é um mito, segundo a associação de pilotos

By: Author Raul MarinhoPosted on
266Views2

O AINOnline publicou hoje mais um artigo sobre o tal do apagão de pilotos que estaria ocorrendo nos EUA – “Pilot Shortage a Myth, Says ALPA” -, defendendo o ponto de vista de que tudo não passaria de um desequilíbrio interno das companhias aéreas (em especial as regionais): o modelo de negócios delas é que estaria falido, o que não teria a ver com uma escassez aguda de pilotos. Eu, particularmente, acho que há um pouco dos dois: tanto o modelo das companhias regionais realmente não mais se sustenta, como também há um desinteresse enorme dos jovens americanos pela profissão de piloto. Aí, junta a fome com a  vontade de comer, né?

Tomara que, no final dessa história, acabe sobrando uns vistinhos de trabalho para os pilotos brasileiros irem lá dar uma força para a aviação deles, né?

2 comments

  1. Marco Antonio Caffe
    3 anos ago

    Teoria da conspiração a parte, ou equivoco, não sei, estou pensando se não passaremos por esse cenário por aqui. Antigamente o governo brasileiro, por intermédio do DAC e outros órgãos, patrocinava a formação de pilotos civis, seja equipando os aeroclubes com aeronaves, seja concedendo subsídios no preço dos combustíveis, entre outras medidas. Não era sem fundamento. Nos primórdios da aviação civil as companhias aéreas recebiam pilotos militares emprestados nos seus quadros. Para reverter esta situação a solução imaginada foi a co-participação do Estado. Já vi pessoas criticares este subsídio que era dado, mas ninguém critica a universidade pública gratuita… Além disso, se os pilotos civis constituíam os reservistas da Força Aérea, nada mais justo que o Estado, em especial o DAC, que era vinculado ao Comando da Aeronáutica, se envolvesse no processo. Com o advento da ANAC isto se perdeu completamente, embora já estivesse em declínio ha algum tempo. Que me corrijam, mas os Aero Boero, bons ou ruins, cada um tem sua opinião, foi a última ajuda que os aeroclubes receberam, lá pelos idos de 1989/1990. O fato é que a formação de pilotos está cada vez mais difícil, só falta começarem a cobrar taxas aeroportuárias das aeronaves operadas por aeroclubes… no mercado de helicópteros já se fala em importar piloto no offshore. Apagão a vista?

  2. Enderson Rafael
    3 anos ago

    O que o a ALPA disse é que sim há um shortage, e ele aconteceu por causa, em boa parte, dos salários terem caído tanto. Estão apenas capitalizando o shortage, Estou na torcida com vc, e hoje escutei uma baita teoria da conspiração que se acontecer, vai ser bem esquisita e interessante ao mesmo tempo…

Deixe uma resposta