APA Pilotos: Comparativo entre aviação comercial e executiva

By: Author Raul MarinhoPosted on
1896Views86

Leiam a seguir um ótimo artigo comparando a aviação comercial com a executiva, que me foi enviada pela APA Pilotos. Todas as opiniões e informações são de responsabilidade do autor, então sugiro que, no caso de discordância, complementação ou necessidade de mais informações sobre o que segue, deixem um comentário para o pessoal da APA responder. No mais, boa parte do que vai abaixo já foi abordado aqui, em diversos posts publicados nos últimos anos.

napkin_novo (2)

Aviação Comercial x Executiva

 

Qual o melhor mercado, onde tenho mais qualidade de vida? Onde posso ganhar um salário melhor? Em qual me torno um profissional mais gabaritado?

Sou um piloto que vi o dois lados da moeda e vou tentar ser o mais imparcial possível fazendo as comparações.

Qualidade de Vida

Na aviação comercial trabalhamos com escala e temos nossa base, é possível morar fora de base, pois podemos “viajar” a bordo de carona, famoso passe.

A escala é mensal divulgada com 5 dias de antecedência e na maioria das vezes com 8 folgas mensais, sendo pelo menos uma folga social no mês (folga no fim de semana), geralmente as folgas são agrupadas em 2 ou 3 dias seguidos, mas existem também as mono folgas.

Sobre a FLEXIBILIDADE

A escala é inflexível por parte do funcionário, não é possível trocar com colegas e as faltas são penalizadas, já a empresa muda a escala com aviso prévio o que pode provocar uma piora ou melhora no salário visto que 60% do salário é variável ( produtividade, horas voadas) você consegue solicitar até 3 folgas em uma escala mensal nos dias que você tem interesse, geralmente essas folgas tem que ser pedidas com antecedência de 45 dias.

Não existem horários definidos e as programações geralmente são de 6 dias, podendo ser todos os 6 pernoites fora de base ou de reserva e sobreaviso(feitos na base). Você pode se apresentar a qualquer hora do dia ou da noite, é comum em uma programação de 6 dias você se apresentar cada dia num horário, as vezes até durante as madrugadas.

Porque a maioria dos pilotos da Executiva desistem de ir para a Comercial?

Na aviação executiva existem diversos empregos, que vão de monomotores a pistão a grandes jatos. Se compararmos com jatos de médio a grande porte (onde vai a maioria dos pilotos quando saem da Comercial.

Na executiva podemos dizer que cada emprego é único. Uns voam pouco, outros voam muito, uns só durante a semana, outros só nos feriados, existem empregos com 2,3 e até 4 pilotos cobrindo 1 avião, o ideal são 3 pilotos, Assim folgas são viáveis. A executiva não tem escala e sim sobreaviso sendo possível passar 1 mês em casa esperando o telefone tocar ou ainda cumprir uma escala entre pilotos e não entrar no avião(quando há 3 ou mais pilotos). O que pode melhorar a qualidade vida, pois estará mais noites e mais dias em casa. Também na executiva em voa-se bem menos que na comercial.

Aviação Executiva

Os valores abaixo são de pilotos com um certa experiência, e não valores de piloto no início da carreia.

Assim como existe na comercial co-pilotos com 8.000 horas de vôo, também tem comandantes com 5.000 horas. Tudo depende do momento em que se entrou.

Uns levaram 5 anos a serem promovidos a comandante e outros já ficaram18 anos como co-pilotos (ex.VARIG)

Geralmente os salários na executiva são mais altos, mas não é regra para quem voar esse tipo de aeronave necessariamente terá esse salário, pois os valores do mercado variam de cidade para cidade, patrão para patrão, etc… Tudo depende da negociação.

Na comercial os salários são pagos por produtividade. Na executiva o salário é fixo não depende de horas voadas.

Faixa salarial em grande centros (SP, RJ, BH.. Etc)

Turbo-hélice médio(ex. KING350)

Comandante 18.000 a 25.000 Reais

Co-piloto 6.000 a 14.000 Reais.

Jato Médio (Phenon 300)

Comandante 24.000 a 30.000

Copiloto 8.000 a 15.000

Jato Grande (ex Gulfstream 550) 

*Comandante 35.000 a 50.000

Copiloto 15.000 a 20.000

*pilotos chefe, pois esse jatos contam com 3 ou 4 pilotos e geralmente há um piloto chefe )

*existem empregos na executiva com bônus e benefícios exemplos: 15 salários anuais, carro pago e outros.

 Estes exemplos como havia dito, não são regra, mas apenas a média salarial, já vi vários estudos salariais para negociação com patrões. Valores acima são brutos, porém existem pilotos que voam como “Pessoa Jurídica” que recebem este valor líquido, porém perdem os benefícios do “CLT” mas em compensação evitar pagar altos impostos.

Aviação Comercial

Comandante nacional: 15.000 a 28.000 Reais

Copiloto nacional: 7.000 a 12.000 Reais

Comandante internacional: 33.000 Reais

Copiloto internacional: 16.000 Reais

PS: Esta variação engloba de E170 a B737/A320. Instrutores de rota ou checadores tem-se geralmente um salário melhor.

Na comercial o salário flutua mensalmente o que geralmente não ocorre na executiva, para se ter uma média é só pegar a declaração anual que a empresa manda e dividir por 12.

Na Aviação Comercial algumas empresas dão alguns benefícios leves como a previdência complementar. Lembrando que na comercial quando não voa não ganha. Apenas na volta de férias você recebe salário base pois não voou.

 Vantagens

É fato que na comercial nos tornamos pilotos mais voados, e profissionais mais gabaritado, pois ganhamos pra voar, já na executiva ganhamos para ficar a disposição.

Um piloto na comercial chega a voar mais de 800 horas por ano enquanto na executiva uma média bem alta estaria em 400 horas ano.

Na aviação comercial as regras e procedimentos são mais rígidos, tornando os pilotos extremamente padronizados(em alguns casos até demais, tirando a capacidade do aviador sobre a tomada de decisão pois a empresa especifica até quando se deve arremeter). Na executiva tudo depende do profissional pois as regras são ditas pelos fabricantes e cabe ao aviador cumpri-las ou não.

Comparando a aviação comercial internacional com a executiva de longo curso, na comercial quando uma empresa vai operar pela primeira vez em determinada localidade, vai uma equipe de pilotos avaliar a localidade para montar um briefing para o restante do grupo, já na executiva o aviador pode passar por 5 países numa programação de 6 dias sabendo com 1 dia de antecedência para onde esta indo, o que torna o aviador mais dinâmico, rápido e capaz de se moldar rapidamente ao ambiente que será exposto. Por outro lado pelo fato de ter menos cobrança pode-se tornar um pouco mais relapso aos padrões e também a segurança de vôo.

Muitos aviadores são levados pela maré. O que surgir primeiro ele está dentro (executiva ou comercial) pois hoje em dia está muito difícil escolher um tipo de mercado na aviação.

É bom lembrar que tudo oscila e mesmo que hoje se esteja na melhor posição, o mercado pode se recuperar inesperadamente e aí pode vir a oportunidade, portanto devemos estar preparados para o futuro que desejamos. Vale a pena lembrar a máxima: “Cavalo arriado não passa duas vezes”.

Aviador anônimo

 

 

86 comments

  1. MS
    8 meses ago

    alguém sabe informar a média salarial mensal de um piloto para o phenon 100 ?

  2. Camila S. Vitorio
    10 meses ago

    Olá queria saber se para ser piloto executivo precisa ter quantas horas de voô?

    • Raul Marinho
      10 meses ago

      150

    • Eduardo Correa
      8 meses ago

      Camila , isso varia o ideal é fazer o curso de piloto comercial e batalhar o primeiro emprego que não tá fácil , para ser PC voa se 200 horas o q não é realmente nada .

  3. João Carlos
    12 meses ago

    Adorei o artigo, você pode me tirar umas dúvidas? No caso de cursos para se familiarizar com os diferentes tipos de aeronaves, você faz treinamento no fabricante? Quem paga esse treinamento? No caso d simuladores específicos, tem custo? Quem assume? No caso da executiva, com poucos voos mensais, pode haver uma composição de fixo mais variável nos dias de voos?

    • Raul Marinho
      12 meses ago

      Tudo “depende”…

  4. Olá, boa tarde. Achei a matéria bem interessante e aviação sempre foi minha paixão, portanto, quero começar a estudar. Gostaria de uma opinião sobre adquirir livros e estudar sozinho ou matricular em uma escola homologada?

    • Raul Marinho
      1 ano ago

      Se vc quer uma opinião, lá vai: se for possível, faça um bom curso.

  5. AUGUSTO EIRA
    2 anos ago

    Boa noite Raul. Tenho 38 anos e quero começar um curso de formação de pilotos nos EUA. Minha idade será um problema para conseguir uma oportunidade como piloto comercial em alguma empresa aí pelo mundo ? Tenho cidadania portuguesa também. Obrigado.

    • Raul Marinho
      2 anos ago

      Pode ser, sim: depende da empresa e do processo seletivo. Mas, em geral, não.

  6. Diego Soares Gonçalves
    2 anos ago

    Existe uma idade limite para iniciar a carreira de piloto comercial?
    Estou fazendo engenharia aeronáutica e deve me formar com 26 anos de idade. Tenho muito interesse pela carreira de piloto (paixão antiga) e gostaria da sua opinião: com essa idade, quanto tempo em média eu levaria para me tornar um comadante (comercial ou executiva)?

    Obrigado,

    Parabéns pelo texto!!

    • Diego Soares Gonçalves
      2 anos ago

      Outra dúvida: a minha formação em Engenharia Aeronáutica facilitaria de alguma forma a minha contratação como piloto?

      • Raul Marinho
        2 anos ago

        É um “diferencial”, mas não é determinante.

        • Diego Soares Gonçalves
          2 anos ago

          Um fator determinante seria horas de voo?

          Obrigado Raul!

          • Raul Marinho
            2 anos ago

            Seria uma das principais.

    • Diego Soares Gonçalves
      2 anos ago

      Quanto tempo em média leva para conseguir todos os certificados (Licença de PC, Habilitações de IFR e MLTE, proficiencia ingles ICAO) e cursos (ex: jet training)? Eu sei que depende da disponibilidade de cada pesssoa, mas qual seria uma boa estimativa inicial (de 2 a 4anos)?

      Muito obrigado!!

      • Raul Marinho
        2 anos ago

        Supondo não haver restrições financeiras, dá para fazer tudo em menos de um ano se o local de treinamento tiver boa disponibilidade de aeronaves e boa meteorologia.

    • Raul Marinho
      2 anos ago

      Depende de como estiver o mercado… Hoje, tenderia ao infinito.

  7. Diego
    2 anos ago

    Parabéns pôs conteúdos, riquíssimos a propósito.
    Minha dúvida é a seguinte, tenho problema de daltonismo (visão fotocromática) alguns tons de verde,vermelho)…
    Com essa deficiência na visão consigo me formar piloto?
    Ao contrário de muitos, minha vontade é voar na executiva e pequenos jatos, só conseguir como copiloto, já estaria bom pra mim, afinal…o mais importante é voar.
    Abs

    • Raul Marinho
      2 anos ago

      Depende da severidade do seu problema. Na prática, só dá para saber se vc será aprovado fazendo o exame.

  8. Daniel
    2 anos ago

    Estou assustado agora. Afinal, esses salários são condizentes ou não? (Os salários da executiva por exemplo).
    Porque realmente o capital está nas alturas, comandante recebe 35 mil a 50 mil? Do cacete!!!

    • Raul Marinho
      2 anos ago

      Em alguns casos da aviação executiva de altíssimo nível, há realmente salários desta ordem de grandeza. Assim como há médicos que ganham R$300mil por mês, mas nem de longe representam a média do mercado ou algo realmente possível a 99% dos profissionais da área.

  9. Adriano Furtado
    2 anos ago

    Boa noite a todos.. vi aqui vários comentários, achei legal os valores mais ou menos de um piloto, assim como todos acho um absurdo o valor investido x perigo x oras de trabalho e etc… sei que todos que podem voa porque gosta, também gosto de voar.. mais nunca na minha vida trocaria minha profissão que já esta consolida para arriscar algo que é tão incerto.. mais nem em sonho pensem que na minha área de trabalho é tudo certinho também…. vamos falar um pouco e começar sobre salários… na minha área (operador de guindaste) para começar a profissão sao investidos 1000 reais mais ou menos e ter a grande sorte de começar em uma maquina pequena. mais se você se dedicar e estudar e chegar mais ou menos ao meu nível vai gastar ai seus 20.000 reais de cursos durante seus anos de trabalho talvez 3 e podendo fácil, fácil ter um salario de seus 30.000 mês, mais benefícios sem descontos e bons planos de saude para a família sem descontos ( não estou dizendo que ganho isso, mais esta por perto) exitem três tipos de trabalhos com essas maquinas, a terra, a offshore (onde estou, trabalho 15 e folgo 15) e terra montagem aeolica (onde ganha-se horrores de grana.) então pessoal não só piloto e medico ganha bem, da para fazer outras coisas que tem qualidade de vida boa e ainda pilotar por amar como eu faço!!!
    OBS: so por curiosidade, não é uma profissão fácil para se trabalhar com equipamentos que você vai ganhar bem, você tem que saber muita física e muita matemática, mais do que na aviação!

  10. Gabriel Oliveira
    2 anos ago

    Bom dia, tudo bem? Estou muito interessado em ser piloto, meu foco no entanto é a executiva.
    Entretanto, tenho 4,5 de grau em um olho e 3 no outro, isso é um problema?
    Estive pesquisando e vi que para ser piloto não precisa do ensino superior (aviação civil) e sim dos cursos diretamente ditos: tanto para piloto comercial como para privado. Achei estranho, mas confere.
    Semana que vem vou no museu da tam. Lá encontro profissionais que me ajudarão ou é somente exposição?
    Obrigado e fico no aguardo!

    • Raul Marinho
      2 anos ago

      tenho 4,5 de grau em um olho e 3 no outro, isso é um problema?
      R: Depende. Se sua visão COM ÓCULOS for superior a 90% em cada olho, sem problemas.

      Estive pesquisando e vi que para ser piloto não precisa do ensino superior (aviação civil) e sim dos cursos diretamente ditos: tanto para piloto comercial como para privado. Achei estranho, mas confere.
      R: Está tudo explicado aqui: http://paraserpiloto.appa.org.br/e-book-como-tirar-breve-e-quanto-isso-vai-custar/

      Semana que vem vou no museu da tam. Lá encontro profissionais que me ajudarão ou é somente exposição?
      R: Somente exposição.

  11. Claude Júnior
    2 anos ago

    Boa noite, quero ser piloto da Emirates ou Air France mais só tenho 14 anos…
    Como faço para chegar a essa altura?
    Obrigado a quem me puder responder.

    • Claude Júnior
      2 anos ago

      Sim, também gostaria de saber se tenho que ter alguma especialização para pilotar um Airbus A-380, sei que isso é ambicioso demais, mas esse é meu sonho!

      • Raul Marinho
        2 anos ago

        Esqueça a Air France, a Emirates e o A380 por enquanto, e preocupe-se somente em tirar o seu brevê. Aí, quando vc estiver com sua carteira de Piloto Comercial na mão, vc começa a pensar em como chegar lá. Lei o meu e-book e planeje sua formação, é isso o que vc tem que fazer hoje.

  12. Marcos Sell
    2 anos ago

    Boa noite! Gostei muito desta sua publicação!

    Sou piloto militar, tive um acidente aéreo e colidi com um urubu, vindo a perder uma das visões…Não posso mais voar em aeronaves militares… tudo indica que serei reformado e futuramente ficarei disponível para o mercado.

    Recentemente tirei minhas carteiras de piloto de Linha Aérea (Avião e Helicóptero). Minha restrição é voar solo.

    Possui cerca de 3000 horas de voo em aviões turbo helice e helicópteros.

    Você poderia me dizer sobre a dificuldade para mim em encontrar um emprego na aviação comercial com minha experiência? Na executiva seria mais fácil?

    Desde já agradeço.

    • Raul Marinho
      2 anos ago

      Marcos, hoje em dia NADA está fácil. Ninguém está contratando, exceção feita à aviação agrícola – mas ela é inviável para vc, uma vez que a operação é sempre solo.
      Quando o mercado melhorar, acho que vc pode ter mais chances na aviação de linha aérea ou offshore, já que nestas a operação sempre é multicrew.

  13. mateus vicente henrique
    2 anos ago

    Tenho 17 anos e tive descolamento de retina e. Hj enxergo 50% da visao direita posso see piloto

    • raulmarinho
      2 anos ago

      Infelizmente, vc não conseguirá ser aprovado no exame médico com esta condição. O mínimo é 80% de visão em cada olho (para Piloto Privado).

  14. Ronie
    3 anos ago

    Olá,sou apaixonado por aviação e meu sonho é ser piloto comercial,mas ainda tenho 17 ano,o que devo fazer para começar com cursos? É feito muitas provas? Se caso rodar em alguma tem o perigo de ter que gastar mais dinheiro ainda? E pelo o que vou passar ate me tornar um piloto comercial? Desde já obrigado.

  15. T.L.R.
    3 anos ago

    Boa tarde Raul, peço que responda essa pergunta: Sou apaixonado pela aviação e quero muito ser aviador, porém nos últimos tempos tenho percebido que tenho gosto e até mesmo vocação para medicina, pelo conhecimento que você tem da aviação (geral / executiva, táxis aéreos e afins a respeito dos regimes de trabalho, frequência de voos e possíveis negociações com o táxi aéreo ou proprietário) acha que seria possível encaixar uma agenda de médico com uma agenda de piloto?

    Desde já agradeço

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Eu acho muito difícil, mas se vc quiser tentar…

      • T.L.R.
        3 anos ago

        Porque você acha muito difícil?

        • Raul Marinho
          3 anos ago

          Pelo comprometimento e dedicação que ambas carreiras demandam. Dá para conciliar, por exemplo, uma carreira na área de TI com aviação, que permite que vc preste serviços de informática como consultor enquanto pilota. Também dá para ser escritor e médico, ou músico e médico… Mas piloto e médico, amigo, provavelmente vai fazer com que vc fracasse em ambas as carreiras.

          • T.L.R.
            3 anos ago

            Obrigado pela resposta.

  16. Dighana Pinheiro
    3 anos ago

    Boa tarde amigos, tenho 25 anos e iniciarei meu curso de PP no final deste mês, e venho pesquisando sobre o assunto, entre postado e comentários vi salários de pouco mais de mil reais até 50 mil reais O.O! Se o cara estiver querendo entrar nessa pela grana, ele desiste na hora em que ler isso tudo que já foi dito aqui e creio que não é essa a idéia inicial, e sim ajudar a esclarecer dúvidas sobre a profissão. Vou manter meu foco na decisão, e seguir em frente por se tratar de uma grande vontade e desejo. Na minha opinião o que importa é estar fazendo aquilo que te faz bem. Não adianta entrar em um campo de futebol com um salário de milhões se você não gostar de jogar bola.

  17. Ale
    3 anos ago

    executiva sempre sera a melhor e mais bem paga!!!

  18. mk
    3 anos ago

    tenho um amigo q voa de copila na executiva (navajo) e ganha 1500 pratas, o comandante puxa 7 mil… eles voam pouco, geralmente 2 a 3 viagens por semana. ele ate tem outro emprego por conta propria pra aumentar a renda… fato VENÈRICO como diria o paulinho gogo

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      ‘Venérico’ e regular, o que é mais incrível! Veja abaixo os pisos salariais dos tripulantes de táxi aéreo, que se aplicam também à executiva:
      Comandante bi-motor: R$ 2.593,27
      Comandante mono-motor: R$ 1.728,86
      Co-piloto: R$ 1.211,42
      Comissário: R$ 1.188,58

      Fonte: http://www.aeronautas.org.br/convencao-coletiva-de-trabalho-taxi-aereo-20122013/

      • jalesdias
        3 anos ago

        Falando da maioria é claro, o salário mínimo aqui em goiânia pra cmte é de 5 mil pra monomotor e 8 Mil pra turbo-helice.

        • Eduardo Correa
          8 meses ago

          Caramba amigo ta muito de graça vergonha bem q o povo fala q Goiânia e assim mesmo

      • R.C
        3 anos ago

        A Matéria ta excelente, alguns abobados a parte mas, pra deixar marcado aqui, vale lembrar que em inicio de carreira para adquirir algumas horas de voo, muito PC voa de copila de graça, e o comandante 4mil num Cessna 182 fazendo nem 100 horas de voo por mês, isso depende de patrão para patrão…

  19. Rogério Vicente
    3 anos ago

    Realmente estes salários são raros. Se comparado ao mercado americano são absurdos. O mercado vem sofrendo achatamento e tende a ser menor a cada ano. O governo não quer que a aviação executiva cresça.

  20. Jaber S. C. Lima
    3 anos ago

    Bom dia pessoal.
    Fiquei curioso com as indagações não respondidas.
    Atualmente sou PP e pretendo checar o PC até o final desse mês.
    Trabalho na área de TI e minha paixão por voar superou a dificuldade de ter uma renda menor.
    Conversando com meus INVAs verifiquei que os mesmas ganham a insignificante importância de R$ 30,00/hora (Em média recebem R$ 2.600,00/mês). Já o pessoal que voa freelance aqui na região de Cuiabá/MT, pelo menos os que falaram em valores, declaram que recebem uma média de R$ 250,00/hora(Não entraram em detalhes de Mono ou Multi).
    Não consegui nenhum informação sobre o pessoal que voa nas categorias citadas no texto e queria saber, principalmente das pessoa que postaram comentários dizendo que os valores do texto não batem com a realidade, qual a média salarial nas categorias citadas?

  21. Rafael
    3 anos ago

    Sei que muitos leitores aqui do blog, assim como eu, são formados em TI. Vira e mexe, sai uma reportagem sobre como tem mais vagas do que profissionais no mercado, o que é verdade! Logo, todo mundo (pelo menos os que conheço), acham que nós de TI nadam no dinheiro e que a profissão é a melhor do mundo.

    Segue o link de uma reportagem: http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/41802/41802
    Título – TI: 80% querem se demitir por causa do estresse

    Agora vão até o final, na parte dos comentários. Será que lembra alguns comentários aqui do blog?! Rs

    Abraços

  22. J. Melo
    3 anos ago

    Como mencionou o Nunes, os salários mencionados na matéria, no caso da aviação executiva, são para poucos, muito poucos…

    • jalesdias
      3 anos ago

      Mas dizer isso é quase um pleonasmo. Aviação Executiva tem apenas 3% da fatia e é o filé da aviação.

  23. J.C.M.A.M
    3 anos ago

    De fato esses valores salariais estão um pouco exagerados, infelizmente temos vários profissionais dispostos a voar por valores bastante abaixo do mercado, e isso acaba por prejudicar toda a comunidade de aeronautas.
    Quanto à despadronização na executiva, realmente não existem sop’s ou forma de garantir que o piloto siga as regras, mas isso depende do bom senso do piloto. Sou comandante de uma aeronave executiva, e garanto que sigo todos os procedimentos e briefings da aeronave da forma mais padronizada possivel, pois isso influencia a minha segurança de vôo. E garanto que, pelo menos na executiva a jato, essa padronização é muito mais habitual do que se pensa. Não nos podemos esquecer que, independente do modelo de avião que se voa, avião é avião, existe uma margem de erro permitida e se a ultrapassarmos, normalmente, pagamos muito caro por isso!!!!!

  24. Luiz Felipe
    3 anos ago

    Excelente matéria, mto bem abordado o tema, parabéns. Todavia, sempre ha aviador criticando o trabalho dos demais colegas. Lamentável.

    Quanto ao Nunes, por exemplo, parei de ler qdo li “PeSo aos colegas…”

    Bons voos a todos!

    • Nunes
      3 anos ago

      Luiz e o sequinte; o erro ortográfico que vc mencionou,nada tem com o conteúdo da matéria,minha opinião foi clara ,o corretor ou falta do mesmo nao e fator preponderante.
      Posso te afirmar que ja estive dos 2 lados da moeda(executiva e Comercial),quem pensar em sequir uma carreira baseada em salários ou benefícios,e melhor esquecer.
      Aviação e para aviador,bons salários viram com a sorte e merecimento to de cada um,a grande questão e,eu amo o que faço ou nao?
      Pensem reflitam muito antes de investirem tempo e dinheiro em uma profissão deste tipo,a felicidade nao esta nos grandes salários ,mais sim nas realizações prazerozas da vida.

    • R.C
      3 anos ago

      Luiz Felipe, o Sr. é professor? pois isso que vc escreveu “mto” no texto acima, tambem não existe na Lingua Portuguesa, fica a dica.

  25. Beto Arcaro
    3 anos ago

    Achei a comparação feita pela APA um tanto simplória.
    Coisa de quem “Vê de fora”.
    As variáveis são muitas!
    Nem sei se essa comparação pode ser feita, principalmente aqui no Brasil.
    Salários de Comandantes?
    Um cara pra voar na linha aérea internacional e ganhar o citado na matéria, tem que ter antiguidade na empresa.
    No mínimo uns 25 anos!
    Na executiva, existem casos e “Casos”.
    Copiloto?
    A coisa tá bem longe da realidade nos dois ramos!
    Capacitação? Competência?
    Na 91 um Piloto mal formado “aparece” logo!
    Um cara que não “se capacita”, ou que não sabe usar essa capacitação no dia à dia, não tem chance ! existem Pilotos novos, Existem velhos e novos Pilotos, extremamente atualizados, competentes.
    Perfeitamente “Open Minded” para novas filosofias em termos de tecnologia, segurança de vôo, etc.
    Existem Pilotos “Antigos” e incompetentes.
    Realmente relapsos!!
    Estes podem ser novos ou velhos, e como eu já disse, aparecem logo.
    Nas Linhas Aéreas existem excelentes Aviadores.
    Os medíocres, muitas vezes, ficam ocultos por trás de SOP´s, MGO´s, ou mesmo, da “Antiguidade observada”.
    São aqueles que se utilizam de um péssimo CRM para impor um “respeito não merecido”, por exemplo.
    Um Cara consegue passar a vida inteira sendo assim por lá!
    Seria esta, quase que a mesma comparação entre um Clínico Geral e um Cirurgião Plástico?
    Os dois são “Médicos”, não?

  26. Cast
    3 anos ago

    Aviador gosta de voar. Ponto. Despadronizaçao é sinonimo de dinamismo? Bullshit. Na executiva acontecem as maiores “peladas” da aviacao e isso é fato notório. A padronização nao tira a capacidade de decisao de um aviador. Ah, e esses salarios DEFINITIVAMENTE não refletem a realidade da grande maioria. A impressao que da é que foi escrito por uma pessoa que se desiludiu com a comercial e se apaixonou pela executiva.

  27. Ricardo
    3 anos ago

    Sou co piloto em uma grande empresa aerea e estes salarios estao maiores do que os da realidade!

    • Curioso
      3 anos ago

      Oh Ricardinho, conta teu salário pra galera então… Com detalhes…

  28. Raphael Nogueira
    3 anos ago

    Aviação comercial pra mim Seria mais apropriado já que o que me chama atenção na rotina de um aviador é o fato de se Estar viajando muito e pouco tempo em casa.

  29. Everton
    3 anos ago

    Prezados,
    Que país paga tudo isso pra pilotos? Pega o salário da Azul e bota no cálculo, o valor vai cair bastante. Sou piloto de jato executivo e o valor também não condiz com o que vocês colocaram.

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Vc poderia citar quais seriam os valores realistas, na sua visão?

      • Rafael
        3 anos ago

        Grande Raul, tirou as palavras da minha boca ou seria do meu teclado?! :-)

        Toda vez que saiu um artigo sobre média salaria de pilotos, sempre escuto a mesma coisa. Que os salários estão fora da realidade e tal, que não é bem assim. Mas quando pergunto: então, quanto é? Nego sempre desconversa…

        Abraços,

      • Flapeado
        8 meses ago

        Raul, a grande desvantagem hoje em relação a executiva principalmente com avião single é o não envio do copiloto para o simulador. sendo o copiloto um simples passageiros ou um garoto para fazer mandados. Quanto aos salários está batendo sim. Abraço

  30. Murillo
    3 anos ago

    Gostei, seria interessante fazer algo parecido para os pilotos de Helicóptero.

  31. Nunes
    3 anos ago

    Amigos ,gostei da materia,mais gostaria de deixar claro,estes salario FARAONICOS existem param uma infima minoria,nao deve chegar a 2% (no caso da executiva),nosso mercado esta repleto de militares da reserva voando jatos por 10,000r$ ,so para completar a renda familiar.
    acho que a realidade e semelhante aos jogadores profissionais de futebol no BRASIL 985^% ganha de 01 a 2 salarios minimos,mais a midia so fala dos grandes (Ronaldinhos Kakas,Nemar ,etc).Peso aos colegas que nao tem essa consciência ,aviacao ela e a comercial,a executiva tem alguns bons empregos,sao raros e devem ser exeplo para casos extremos,quase como um raio que ninquem sabe nem quando nem aonde ele vai cair.

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Seria interessante vc colocar qual a média salarial no seu ponto de vista.

  32. Rafael
    3 anos ago

    Olha, não quero parecer o mercenário do post, mas se os valores dos salários expostos aqui são esses mesmo, desculpem-me, mas piloto ganha bem viu. Tem um monte de diretor de multinacional, com ponte de safena, tomando remédio para o stress e com uma baita pressão ganhando a mesma coisa que um comandante de King…

    • Sander Ruscigno
      3 anos ago

      Você não tá errado não!
      Mas que fique claro que isso é para um profissional experiente. Nenhum profissional, presidente ou não, vai ganhar isso no incio da carreira ou com um currículo medíocre.

      Como qualquer outro é preciso trabalhar muito, estar preparado e estar no lugar certo, na hora certa, afinal quantos pilotos existem no Brasil? E quantas vagas oferecem esses salários?

      Não é fácil, logo essa não é a realidade da maioria, saca?

      Mas uma coisa eu sei: quero meu lugar ao sol também!

      Abraço!

      • Paulo
        7 meses ago

        Ola gostaria de saber quanta ganha um piloto de jato legacy 600 aqui no brasil e se acaso é necessario apenas um piloto ou dois pra operar o legacy 600 ou 650 ?

        • Raul Marinho
          7 meses ago

          Chute: R$20mil para cmte e R$8mil para copila, podendo variar enormemente.
          Depende da versão, mas na prática sempre são 2 pilotos.

    • Beto Arcaro
      3 anos ago

      O qual talvez esteja com os mesmos problemas….

  33. Marcelo
    3 anos ago

    A única empresa que necessita de avião para sobreviver é a Companhia Aérea.

  34. Douglas
    3 anos ago

    “Aviador anônimo” exala credibilidade ao texto!

    • Apa Pilotos
      3 anos ago

      Olhando pelo lado positivo, o Cmte autor do texto doou seu tempo visando esclarecer possíveis dúvidas para aviadores ou futuros aviadores. Quem dá credibilidade ao texto é o feedback dos leitores através dos comentários. Até agora a única discrepância apresentada foi nos Valores. Apesar de no texto o autor reforçar que este dado varia de acordo com vários fatores. Atípico seria se algum aviador se identificasse diante de uma classe tão difícil e um tema tão polêmico desses. Estamos abertos a receber qualquer texto de qualquer aviador que tem como intuito: passar informações transparentes ou que procuram apenas ajudar ao próximo.

  35. Eduardo Ruscalleda
    3 anos ago

    Perfeito! Muito boa essa matéria!
    Sucesso a todos

  36. Fabio Junior
    3 anos ago

    Belo artigo Raul !!!

  37. No caso da Aviação Geral / Executiva é até mais heterogêneo do que ele descreve, mas concordo com praticamente tudo. Cada emprego é para um tipo de aviador e cada aviador é para um tipo de emprego, obviamente. No meu caso, nunca digo “desta água não bebo mais”, pq a gente se arrisca a ter que engolir o que falou logo alí na esquina, mas acho a Linha Aérea regular um PnS cada vez pior, a cada dia que passa. Sempre foi monotóno, mas hoje em dia está buRRocrático demais da conta. É um festival de babaquice que em nada contribui para a melhoria da Segurança Operacional. Já os advogados…quanta difereeeinçaaa…

    • Sander Ruscigno
      3 anos ago

      O que vem a ser um PnS?

      Pesquisa Nacional de Saúde
      Plano Nacional de Saúde
      Peripheral nervous system
      Pensacola International Airport

      :)

Deixe uma resposta