Já faz algum tempo – uns 2 ou 3 meses, mais ou menos – que venho recebendo mensagens quase todos os dias perguntando sobre uma suposta alteração no RBAC-61 no sentido de tornar obrigatório o curso prático* de PC em escola homologada (opção de 150h de voo para PCA ou 100h para PCH) – isto é: não seria mais possível checar o PC voando em aeronave particular (200h para PCA ou 150h para PCH). Então, acho que é melhor escrever um post esclarecendo este aspecto de uma vez por todas. É o seguinte:
NÃO HÁ NADA OFICIAL NO SENTIDO DE TORNAR OBRIGATÓRIO O CURSO PRÁTICO DE PC EM AEROCLUBE/ESCOLA DE AVIAÇÃO, E NO WORKSHOP SOBRE A REFORMA DO RBAC-61, RECENTEMENTE PROMOVIDO PELA ANAC, ISSO NEM FOI COLOCADO EM DISCUSSÃO.
Isso significa que essa história de só poder checar o PC voando em aeronave de aeroclube/escola de aviação é boato, conforme se pode comprovar pela apresentação da GCEP/ANAC sobre a revisão do regulamento, onde este suposta alteração não consta do rol de propostas.
*ATENÇÃO: Estou me referindo ao curso prático – as horas de voo -, e não ao curso teórico, que já é e continuará sendo obrigatório de ser realizado em aeroclube/escola homologada.
Felipe Neto
4 anos agoBoa tarde Raul, tudo bem?
Preciso sanar uma dúvida. Logo após checar o PP, dei inicio aos voos do PC em aeroclube homologado para tal, porém, surgiu a oportunidade de voar duplo comando numa aeronave particular. Tempos depois, fui a voo em comando.Acumulo as horas necessárias para o check de PC (200h), as 100 em comando, as navegas, e bla bla. Teria que fazer as ifr apenas para pedir o check de PC. Mas a uma questão que me deixa em duvida, depois que saí do aeroclube, nunca tive um INVA junto nos voos, nem mesmo nos duplos. Meu processo poderá passar sem a presença deste em meus voos?
Grato
Raul Marinho
4 anos agoVoo em duplo-comando de instrução requer obrigatoriamente um INVA, além de não poder haver pax/carga. Nos voos em que vc foi o PIC, ok.
Gabriel Nogueira
5 anos agoRaul bom dia! Andei o site e não achei nada parecido com minha dúvida , mais vamos lá estou a iniciar um curso teórico de PP-A na EJ que na verdade seria uma orientação como eles dizem porém to na dúvida pois eles dizem que não encaminham o nome pra ANAC mais que esse curso valida minha participação na banca, quero saber sua opinião a respeito já que o custo/benéfico está muito bom. Obrigado!
Raul Marinho
5 anos agoEsse curso não é obrigatório, por isso eles não enviam seu nome para a ANAC. Ele não “valida” sua participação na banca porque tanto faz vc fazer ou não (em termos regulamentares).
Lucas Carvalho
5 anos agoRaul… Sou Piloto privado e tenho o piloto comercial/ ifr teorico e PLA teorico.
Gostaria de saber se é possível eu estar voando as horas de Piloto Comercial em aeronave particular, porem um seneca…sabido que as horas aumente.
quais sao os primeiros procedimentos? pois não tenho o Multi?
Posso estar realizando as horas ifr no seneca sem ter o multi? assim consigo checar PP/IFR e depois checar no aeroclube o multi para depois estar realizando as horas em comando?
Raul Marinho
5 anos agoLucas, eu sinto muito, mas não vai funcionar. Mesmo que vc tenha alguém disposto a ajudar com um Seneca, o fato é que ter instrução numa aeronave com um custo de bimotor só vai fazer sentido para a parte MLTE, no máximo IFR+MLTE. O resto, faça em MNTE mesmo.
Henrique
6 anos agoCaro Raul,
Estou tirando o PPA, em seguida pretendo obter Multimotor, porém não preciso de PC. é possível tirar o Multi sem o PC? Para isso preciso ir para escola ou posso fazer em avião próprio? Caso possa em avião próprio quais os pré-requisitos? Obrigado.
Raul Marinho
6 anos agoEstou tirando o PPA, em seguida pretendo obter Multimotor, porém não preciso de PC. é possível tirar o Multi sem o PC?
=>Sim.
Para isso preciso ir para escola ou posso fazer em avião próprio?
=>Pode ser em avião próprio.
Caso possa em avião próprio quais os pré-requisitos?
=>Os da seção 61.195-c do RBAC-61, a saber:
(c) Instrução para a concessão da habilitação de classe multimotor terrestre: o solicitante deve ter
realizado, no mínimo, 12 (doze) horas de instrução de voo em avião classe multimotor que incluam,
pelo menos, 2 (duas) horas de voo em avião do mesmo fabricante e modelo do avião a ser usado no
exame de proficiência, tudo dentro do período de 6 (seis) meses precedentes à data desse exame. A
instrução deve incluir, no mínimo, os seguintes aspectos:
(1) reconhecimento e gerenciamento de ameaças e erros;
(2) procedimentos anteriores ao voo, incluindo peso e balanceamento e verificação das
condições gerais de aeronavegabilidade do avião;
(3) operações em aeródromos e em circuitos de tráfego; precauções e procedimentos de
prevenção de colisões;
(4) controle do avião utilizando referências externas;
(5) voo em baixas velocidades, reconhecimento e recuperação do pré-estol, estol e
recuperação de estol;
(6) voo em altas velocidades e recuperação de picadas;
(7) decolagens e pousos com ventos de frente e de través;
(8) voo com referência dos instrumentos, com curvas niveladas de 180 (cento e oitenta) graus
e 360 (trezentos e sessenta) graus;
(9) voo de navegação por contato/estimada entre aeródromos controlados, utilizando
procedimentos e fraseologia do controle de tráfego aéreo; e
(10) operações de emergências com falhas simuladas de equipamentos e de um motor da
aeronave.
Luiz Renato
7 anos agoRaul, até hoje 01/06/14, está aberta a audiência pública que trata alterações em relação ao curso de PP e PC.
Porém tem um monte de portaria descrita no processo, que fica difícil para nós iniciantes acompanharmos.
Traduza pra gente se for possível.
Desde já agradeço.
Raul Marinho
7 anos agoMas isso é só o que tenho feito nos últimos 15 dias aqui no blog!
Há dezenas de posts sobre isso.
Fábio Leandro
7 anos agoRaul, já fiz algumas pesquisas sobre uma dúvida que tenho e ainda não encontrei nada a respeito, gostaria que me ajudasse se possível. Quero saber se realmente existe o prazo de 1 ano para fazer a banca da Anac de PC após a conclusão do curso teórico, obs: já sou PP checado.
Raul Marinho
7 anos agoNão existe prazo. Vc faz a banca qdo quiser (pelo menos, até agora está assim…).
Ygor Cunha
7 anos agoEntão, quem possui uma aeronave particular para voar as horas do PC, também vai precisar contratar um instrutor? É isso?
Raul Marinho
7 anos agoNão tem nada a ver com o que escrevi. O INVA sempre foi requerido para as horas em duplo-comando (IFR, MLTE se for o caso, e para tirar a restrição noturna); e as horas em comando sempre puderam ser feitas sem o INVA; seja em curso homologado, seja em aeronave particular. Isso também não muda, mas não se trata do assunto do post.
Flávio
7 anos agoE para o curso de PPA/H (teórico) será que a ANAC vai mudar mesmo?
Porque o prazo final é em Junho quem fez a prova passou se deu bem, quem não fez e não passou só pagando o curso.
Raul Marinho
7 anos agoA tendência é de que não seja obrigatório. Mas o RBAC nem entrou em consulta pública ainda, então dificilmente será aprovado antes de 21/06. Logo, pode ser que haja um período de transição complicado pela frente.
fredfvm
7 anos agoO “Curso Prático” sim, só em aeroclube/Escola Homologada Raul, mas um Piloto Privado que saiu do PP e foi voar um avião monomotor particular, voou mais de 200 horas PIC, pode solicitar o cheque de PC sem precisar de voar o prático de PC nessas escolas.
Estou certo disso ?
Raul Marinho
7 anos agoEntenda “curso prático de PC” como “a parte prática para poder checar o PC”, Fred.