[R/RBAC-61] Perspectivas para a publicação do “novo” RBAC-61

By: Author Raul MarinhoPosted on
363Views21

De acordo com o RBAC-61 ora em vigor, em 22/06 próximo deveria entrar em vigor algumas novas normas sobre a obtenção de licenças e habilitações aeronáuticas, em especial as relativas à obrigatoriedade de cursos teóricos para PPs e PLAs, e à necessidade de 200h de voo em comando para poder checar o INVA/H. Por este motivo, muita gente que está em processo de obtenção do CCT de PP e de PLA (quem ainda não conseguiu ser aprovado na banca de PP/PLA) e, principalmente, quem está perto de checar o INVA/H, está histérico com a aproximação da data fatal sem que a ANAC se posicione quanto às mudanças do “novo” RBAC-61 (sobre estas, recomendo a leitura dos posts desta categoria, especialmente este aqui). Por causa disto, eu entrei em contato com o pessoal da GCEP/ANAC para entender em que pé está o processo revisional e o que se pode esperar para 22/06: já teremos um “novo” RBAC-61 publicado, vai valer mesmo o que está em vigor, ou o quê? (Nota: sempre que falo em “‘novo’ RBAC-61”, estou me referindo à versão revisada do RBAC-61, ora em andamento). O que segue é baseado na resposta que recebi do pessoal da ANAC; não se trata, portanto, de AFA, ou da minha opinião.

Em resumo, é o seguinte:

  • O texto do “novo” RBAC-61 já se encontra na Diretoria Colegiada, aguardando aprovação para entrar na fase de consulta pública;
  • A versão do regulamento originalmente apresentada (vide link acima) sofreu algumas alterações devido ao feed-back colhido no workshop (quais foram elas, eu não sei);
  • Segundo informado, ainda haveria tempo hábil para publicar o “novo” regulamento antes de 22/06 (o que questiono, pois estamos a menos de dois meses da data, mas enfim…), porém “a Agência já tem em vista planos de contingência para o caso de a publicação não sair no prazo, mas como não há ainda posicionamento oficial a respeito, eu não posso sequer lhe adiantar quais são as opções que estão sendo discutidas, inclusive para não criar falsas expectativas no mercado que depois poderiam não se concretizar e com isso criar um problema ainda maior” (este trecho foi copiado de uma das mensagens que recebi).

 

Agora, interpretando (trata-se, portanto, da minha opinião):

Mesmo que o “novo” RBAC-61 não esteja publicado até 21/06, a tendência é de que as alterações previstas para entrar em vigor em 22/06 não se concretizem (é o que infiro pelos “planos de contingência” acima citados). Em última análise, o que deve acontecer é que tanto a obrigatoriedade de cursos teóricos para PPs e PLAs, quanto a necessidade de 200h de voo em comando para poder checar o INVA/H não sejam cobradas a partir de 22/06.

Lembrando que estas são as perspectivas do que deve acontecer, baseadas nas informações que recebi e na minha análise, espero que este post tranquilize os mais ansiosos.

21 comments

  1. josé silveira
    3 anos ago

    Raul, boa tarde.
    Sabe se um candidato pode fazer a segunda época em local diferente da primeira?
    Fiquei de Regulamentos, e não sei se vai ter vaga aqui até mes que vem.

    Obrigado

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Não tenho certeza, mas ACHO que sim. Confirme com o funcionário que for marcar a sua prova de 2a época.

  2. M.P
    3 anos ago

    PP não ter o curso homologado, a meu ver é de longe o menor dos problemas, a hora que vc tiver gastado seus 100mil na formação e te obrigarem a fazer 120 hrs a mais em comando, pra tentar um INVA ou mais um curso teórico (PLA) ai vc sente aonde você está se metendo amigo!

  3. Chumbrega
    3 anos ago

    Raul, algum insight sobre a eliminação das 150 PICUS para a licença de PLA?
    E as 250 em comando? Podem ser em qualquer avião?

    Obrigado!

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Olha, Chum, na minha opinião, há 99% de chances de o “novo” RBAC abrir a possibilidade de fazer as horas PIC US ou “puras”, de acordo com o gosto do freguês, para fins de cheque de PLA. Ainda mais depois da tal decisão sobre a petição do piloto Hélder nesse sentido…

      • Chumbrega
        3 anos ago

        É aguardar pra ver né?
        Obrigado mais uma vez!

  4. Marcelo Barbiero
    3 anos ago

    Obrigado Raul por sempre fornecer informações deste tipo para toda a comunidade aeronáutica. Continue o bom trabalho!

    Marcelo Barbiero

  5. Bruno Passafini
    3 anos ago

    Sou do interior de SP.. Consegui marcar minha banca de PLA em CWB sem problemas para o dia 28/05.. Responderam no mesmo dia em que eu mandei a documentação para inscrição via e-mail… (29/04) Já desisti de mandar e-mail para SP.. Nunca respondem.

  6. Antonio Santos
    3 anos ago

    A meu ver um retrocesso, infelizmente, quanto menores forem os requisitos para checar as carteiras menores serão os salários (lei da oferta e da procura). E que venham todos que tem $$, pois atualmente é a unica pedra no caminho para quem quer ser “piloto”. levando em conta que qualidade de ensino e rigor nas provas é coisa do passado.
    Saudades do tempo que se fazia curso teórico para PP com navegação completa e posteriormente curso para PC. Provas de 4 em 4 meses organizadas pelo DAC com milicos em sala de aula, coisas de um passado não tão distante.

  7. Marcos Pontes
    3 anos ago

    Você como sempre, nos prestando um bom serviço de informações e muita das vezes, sendo o porta voz da comunidade!

    Bom trabalho!

  8. jean ponciano
    3 anos ago

    Mas pelo que você entendeu, essa obrigatoriedade será revista certo?

  9. Fábio Matavelli
    3 anos ago

    Raul, tudo bem?
    Sou leitor fiel do blog e estou fazendo o curso de PPH no Aeroclube de São Paulo.
    Estava para marcar a minha banca da Anac para Junho mas, devido ao grande número de pessoas que fazem a prova em São Paulo, já não é mais possível marcar a prova para antes de 21/06. Sendo assim, a ANAC já está exigindo o curso para marcar a banca em São Paulo.

    Continue com esse seu trabalho incrível.

    Abraço
    Fábio Matavelli

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Pois é, o ponto é que COM O ATUAL REGULAMENTO não é possível realizar as provas de PP ou de PLA sem os respectivos cursos teóricos após 22/06 mesmo…

  10. jean ponciano
    3 anos ago

    Já eu to tentando agendar a prova em BSB ha 20 dias e recebo emails da ANAC informando que não ha vagas até 22.06 e me orientam a procurar outro local.

  11. Flavio Pinheiro
    3 anos ago

    Raul, Deus te ouça… Espero que o curso de PPA não seja obrigatório, porque eu não marquei minha prova por medo de não conseguir fazer até a data 22/6

Deixe uma resposta