Sobre a elevadíssima e mal explorada credibilidade dos pilotos

By: Author Raul MarinhoPosted on
323Views4

Estudo de credibilidade-GFK1

Vejam que interessante o estudo do link acima, especialmente o quadro da página 49 (abaixo reproduzido), que mostra a categoria dos pilotos em 4º lugar entre os profissionais com maior credibilidade junto à população. Perdemos somente para os bombeiros (um clássico!), os professores, e os paramédicos; e estamos à frente dos médicos, dos engenheiros, dos juízes – e, sim, claro dos políticos, os últimos da fila. O que não causa muita surpresa, uma vez que se os pilotos não fossem confiáveis, duvido que alguém se aventurasse a entrar num avião, né?

Pesquisa GFK

Mas o ponto que eu gostaria de chamar a atenção é sobre a baixa exploração que fazemos dessa alta credibilidade. Por exemplo: a ANAC acabou de publicar o tal “pacote de maldades” para a Copa, ameaçando até com suspensão de 6 meses aos pilotos que ousarem se atrasar um pouso, e o que a população sabe disso? Nada! As entidades da aviação publicaram uma declaração conjunta repudiando o fato, sim, mas o povo sabe que tem gente que pode perder o emprego – consequência inescapável de quem tenha a carteira suspensa por 6 meses, é claro – caso se atrase por mais de 15 minutos? Isso seria razoável para qualquer outra profissão?

Por isso, eu acho que nós precisamos começar a explorar mais nossa alta credibilidade para mostrar à população o estado de penúria em que se encontra a aviação, e a arbitrariedade que a ANAC nos impõe. Temos cacife para isso!

 

4 comments

  1. amgarten
    3 anos ago

    Eu acredito no resultado desta pesquisa. A opiniao publica de fato admira os pilotos. Basta perguntar ao vizinho, colega, motorista, etc… Todos eles admiram os aviadores.
    O problema eh que os aviadores sao desunidos e desarticulados, o que complica suas vidas. Como disse o Raul, a categoria poderia aproveitar melhor o resultado destas pesquisas, mas sao desunidos e…

  2. André
    3 anos ago

    Olha, eu não sei se a coisa está tão “TOP” assim como pensa este “alemão” da GFK… Professor, Paramédico e Enfermeira ? Os médicos estão “MAL” mesmo – é só o que dá para se afirmar daí.
    Seja como for, acho que é uma questão muito mais judicial; interessa a uma classe que, embora atenda a uma maioria, é formada por uma minoria da qual o cidadão tem apenas um senso comum vago, distorcido e romanceado.
    Senso comum, diga-se de passagem, forjado ao longo de anos de imprensa “especializada” – vez por outra tão criticada por suas “pérolas”. Aí, pergunto: recorrer a esta imprensa para divulgar que também a aviação civil estará de “ponta-cabeça” durante a Copa das Copas? Sinceramente, não me parece uma manchete capaz de concorrer sequer com o granizo em São Paulo.

  3. Beto Arcaro
    3 anos ago

    Faço isso sempre, para os leigos…
    Passo por chato, mentiroso, etc.
    Será que essa pesquisa tá certa?

    • acordeipraisso
      3 anos ago

      Creio que a pesquisa esteja certa sim, porém, não sei se existe apelo suficiente para o assunto tornar-se atrativo ao “povo”.

Deixe uma resposta