Para quem estava achando o “pacote de maldades” muito autoritário, aguarde o novo decreto da Presidência, que autoriza o abate de aeronaves que não andarem na linha!

By: Author Raul MarinhoPosted on
289Views10

Já faz uma semana que está a maior gritaria por causa do tal “pacote de maldes’ para a Copa, publicado pela ANAC, que prevê multas  e suspensão de carteiras para quem não cumprir os horários previstos nos ‘slots’ dos principais aeroportos do país durante o Mundial da Fifa. Pois é… Mas como diria o Cumpadi Washington, “sabe de nada, inocente”!!! De acordo com a matéria publicada hoje no Estadão, abaixo reproduzida (fonte: Aeroclipping do SNA), a presidente assinará um decreto nos próximos dias autorizando o abate de aeronave que descumprir as restrições de espaço aéreo previstas para a Copa! Ou seja: se você estiver com uma pane de rádio, por exemplo, e ingressar inadvertidamente num espaço aéreo proibido, nas proximidades de um estádio em dia de jogo, você está sujeito a levar chumbo de uma aeronave da FAB!

Então, como diz a música, “em rio que tem piranha…”

O Estado de S.Paulo
TERÇA-FEIRA, 20 DE MAIO DE 2014
Lei do Abate de aviões será usada na Copa
Ação, normalmente adotada contra tráfico, valerá para invasões do espaço aéreo em áreas de jogos

Tânia Monteiro / BRASÍLIA

A presidente Dilma Rousseff assina nos próximos dias decreto que estende as regras da Lei do Abate para grandes eventos, como a Copa do Mundo e a Olimpíada. Pela lei hoje em vigor, a derrubada de um avião é permitida apenas em casos de narcotráfico, sobretudo em zonas de fronteira. O novo decreto permitirá o abate de aeronave que se aproximar de áreas proibidas nas 12 cidades-sede de jogos.

A ordem do tiro de destruição, que hoje é do presidente da República, deverá ser delegada para a autoridade aeronáutica – no caso o comandante da Força Aérea –, depois que sejam cumpridos cerca de dez procedimentos e checagens. O texto deve ser fechado hoje.

A primeira providência será a realização de filmagens da aeronave irregular, checagem do seu prefixo e matrícula e tentativa de identificá-lo.Se houver irregularidade, um caça da Força Aérea se aproximará e emitirá sinais visuais. Se o piloto não responder, o avião suspeito será interceptado e terá a rota alterada. Se ainda assim o piloto não atender, o caça pode disparar, primeiro, tiros de advertência. Caso a aeronave seja considerada hostil, estará sujeita ao tiro de destruição.

Na Copa das Confederações, em 2013, um avião invadiu uma área de exclusão, em Brasília, foi interceptado e obrigado a desviar seu rumo durante a abertura do jogo inaugural. O avião invasor foi interceptado por um A-29 Super Tucano, a 90 quilômetros de Brasília, e teve a rota desviada.

Abertura.

Há dois meses, o governo já tinha anunciado restrições para o espaço aéreo durante a Copa, no período de 10 de junho a 15 de julho, que atingirão cerca de 25 aeroportos brasileiros. Na
abertura da Copa, por exemplo, na Arena Corinthians em São Paulo, o espaço aéreo sobre o estádio estará fechado das 14h às 21h.

 

10 comments

  1. Julio Petruchio
    3 anos ago

    E quem vai abater o governo?

  2. Jose Luis
    3 anos ago

    Bom dia Senhores,

    Não haverá o que abater pois ninguém vai voar, pelo menos helicópteros não poderão operar em um raio de 10 Nm da Arena de São Paulo nos dias de jogos, por um período de +/- 8:00 hs, o que inclui operações em Marte e Guarulhos, é o que diz o Notam abaixo.

    E muita gente achando que a aviação iria ferver na copa. O que vai ferver é a cabeça dos operadores e pilotos para conseguir voar nesses dias.

    Z0334/2014
    B 12/06/14 17:00
    C 10/07/14 01:00
    D JUN 12/13 1700/0100 JUN 19 1600/2359 JUN 23 1300/2100 JUN 26/27 1700/0100 JUL 01 1300/2100 JUL 09/10 1700/0100
    E EM COMPLEMENTO AOS PROCEDIMENTOS PUBLICADOS NA AIC N12/14 E AIC
    A08/14 CONSTANDO AS ALTERACOES TEMPORARIAS NO ESPACO AEREO
    BRASILEIRO DURANTE A REALIZACAO DA COPA DO MUNDO DE FUTEBOL FIFA
    BRASIL 2014, TODAS AS OPERACOES DE AERONAVES DE ASA ROTATIVA
    ESTARAO PROIBIDAS NA AREA PRB TEMPO CENTRO COORD 233243S/0462823W E
    RAIO 10NM (PRB SFC AO UNL), EXCETO:
    1. AS AERONAVES ENVOLVIDAS NO EVENTO, DA EMPRESA OFICIAL
    RESPONSAVEL PELAS FILMAGENS DO EVENTO, DE SEGURANCA PUBLICA,
    MILITARES, SAR, AMBULANCIA E EM ATIVIDADES OPERACIONAIS, DESDE QUE
    PREVIAMENTE AUTORIZADAS PELA AUTORIDADE COMPETENTE)

    Abraço.

  3. Sorato
    3 anos ago

    Depende mt ainda de como vai sair o decreto… Por exemplo, hj o decreto já exige q se façam tds os procedimentos q previnam perda de vidas inocentes, no ar e em terra; e impede a execução sobre áreas densamente povoadas.

    E, se é verdade q pode vir a acontecer um abate (afinal, a lei permite), vale lembrar q até hj, com 10 anos do decreto, não foi abatida nenhuma aeronave do tráfico. E há certo exagero em sugerir q alguém poderia ser abatido por perder o rádio. Há outras etapas antes, como sinalização visual e até tiros de alerta:
    http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1193453-5598,00-ENTENDA+O+QUE+E+A+LEI+DO+ABATE.html

    Aliás, esse tipo de lei em véspera de Copa não é uma novidade do Brasil:
    http://www.dw.de/copa-intensifica-neurose-da-seguran%C3%A7a-na-alemanha/a-1904840
    (lá, a lei caiu, mas por questão de atribuições das forças armadas, e não pensando pela aviação).

  4. Beto Arcaro
    3 anos ago

    Abater com o quê?
    Perto dos estádios?
    Em cima das Cidades?
    Com isso ela (A PresiDanta) está demonstrando medo, fazendo demagogia, etc.
    Imaginem um P47D bem armado, como ele costumava ser na WWII.
    Aposto que a FAB, no estado em que se encontra hoje, não conseguiria interceptá-lo, mesmo que ele estivesse à caminho do “Planalto”!
    Um Drone com uma “Bomba Suja” seria o suficiente para acabar com a Copa.

  5. alexandre
    3 anos ago

    Meu sonho é que a aeronave dele tivesse pane de radio, seria uma benção para o pais se livrarmos desta imbecil.

  6. omykronbr
    3 anos ago

    Eu quero só ver que avião conseguirá interceptar um paulistinha a 60mph.

  7. Renato G.
    3 anos ago

    Quero ver abater uma aeronave em cima das cidades… Só o tiro de advertência já leva meia duzia no chão pro caixão hehehe

  8. fredfvm
    3 anos ago

    São dois pesos, duas medidas. O que é então o “politicamente correto?”. O Governo e a ANAC fazem o que faze, não trabalham, não dão o retorno esperado por todos, e “ELES” não podem ser abatidos ? O Governo vamos resolver na urna, mas, e os desmandos e erros da ANAC ?….. “Eles” podem errar ou faltar com todos, mas não pagam multas…

    • Digo
      3 anos ago

      Perfeito Comentário… parabéns!

Deixe uma resposta