Conforme anunciado mais cedo, o D.O.U. de hoje trouxe publicado o anúncio da entrada em consulta pública da nova emenda ao RBAC-61. E, agora a pouco, a ANAC finalmente publicou a documentação referente à versão do regulamento apresentada, sobre a qual posso adiantar que, conforme era a expectativa deste blog:
1) Não mais serão exigidos cursos teóricos para poder fazer as bancas de PP (PPA e PPH) e de PLA (PLA-A e PLA-H); e
2) Para os candidatos à habilitação de instrutor de voo (INVA e INVH), também não mais será requerida a experiência mínima de 200h de voo em comando.
Há várias outras questões importantes a serem comentadas sobre o assunto, mas por enquanto, gostaria de apresentar essas novidades que deverão acalmar muita gente ansiosa…
Em breve, retorno com mais novidades.
Gabriel Nogueira
3 anos agoOlá Raul boa noite ainda não estão exigindo curso homologado pra banca de PP-A certo? Porém onde está escrito isso pois fui agendar minha banca e tive problemas com relação ao assunto.
Raul Marinho
3 anos agoRBAC-61 e Decisão N°111
Jhonathan Jhon
3 anos agoRaul, fiz a faculdade de Aviação Civil aqui no DF, para piloto teórico, porém a faculdade exige conforme o MEC o PP checado, porém somos alunos teóricos e a faculdade nem mesmo disponibiliza simuladores. Você sabe me dizer se alguém já conseguiu derrubar esta cláusula. Eu gostaria apenas de receber meu diploma para exercer atividades administrativas.
Raul Marinho
3 anos agoTrata-se de uma questão relativa ao MEC e à direção da faculdade. Nada tem a ver com ANAC ou outras autoridades aeronáuticas.
Por isso, infelizmente, não tenho como lhe ajudar.
renata
3 anos agoOlá Boa tarde Raul. Estão exigindo curso homologado para a realização das bancas de PPH E PLA?
Obrigada
Raul Marinho
3 anos agoNão.
Eder Barros Carmo
3 anos agoAlguém ja sabe algo sobre a obrigatoriedade de curso homologado?? Grato!
luis
3 anos agosegundo o que eu li no sit da anac a liminar foi derrubada por isso nao e obrigatorio a realizacao do curso
Raul Marinho
3 anos agoO que vc leu no site da ANAC?
Thiago ferreira
4 anos agoBoa noite Raul! Uma duvida, para fazer a banca de planador e nescessário curso homologado pela ANAC?
Sem mais sou grato.
Thiago ferreira
Raul Marinho
4 anos agoNão.
Raphael
4 anos agoSei que já se passou um tempo deste post, mas gostaria de saber, se essa questão de não precisar do curso teórico para realizar as provas de PPA E PPH ainda estão valendo e por quanto tempo.. se indeterminado ou não. Grato.
Raul Marinho
4 anos agoAté 21/09, vale.
José
4 anos agoOlá,
Queria saber se a obrigatoriedade do curso Teórico de PP em escola homologada tem possibilidade e/ou previsão de entrar em vigor.
Sou instrutor e tenho um amigo que me pediu para dar umas aulas para ele poder fazer a prova sem gastar numa escola.
Michael D. Thies
4 anos agoBoa tarde Raul.
A não exigência do curso teórico de PP ainda está valendo? Sou bastante autodidata e creio que se estudar bastante terei a chance de passar na prova da ANAC. Isto procede?
Abraços.
Marcos Costa
4 anos agoBoa Noite Raul
Tenho PPH e estou indo fazer a prova de PPAV, somente irei fazer as provas de Teoria de Voo, Regulamento e Conhecimentos técnicos.. nesse caso, existe a possibilidade de pegar segunda época?
Raul Marinho
4 anos agoBoa pergunta! Tão boa que não sei como responder… Vc leu o Compêndio de Instruções da ANAC?
Fernando
4 anos agoBoa tarde Raul.
Sou Piloto comercial e estou juntando uma grana para fazer meu invh. Porém só tem data para agendar a banca a partir do dia 24/09. tenho um receio, será que a partir desta data em relação a RBAC61 eu vou precisar de 200 horas para ser instrutor?
Raul Marinho
4 anos agoMuito improvável, mas só saberemos o que vai ser no dia 19.
Henrique Luiz Mayer Nunes
5 anos agoOlá Raul!
Fiquei um tempo sem voar, portanto estou me interando sobre o assunto agora. Mas, sobre a exigência das 200h em comando pra se checar o INVA, caiu de vez mesmo, Raul? Ou pelo período de 3 meses, e depois volta-se a exigir as 200h?
Forte abraço!
Sinval
5 anos agoSr Raul! Gostaria que me ajudasse em uma orientação. Chequei meu PC-Visual somando 150 hs totais e preenchendo todos requisitos de 70hs em comando, 6hs noturno, 50hs de navegação, 10hs ifr, porém utilizei também 23hs de planador em comando!
Ocorre que me indeferiram 2x alegando que para utilizar planador mesmo que em comando é necessário checar com 200hs totais.
Pelo RBAC61 diz claramente que posso utilizar até 30hs em comando com planador para cheque de PC e não cita que a regra é a mesma para quem realizaou vôos em aeronaves em escola não homologada. .
Não é direito usar em cheque de PC até 30hs de planador em comando e somando 150hs totais.
Raul Marinho
5 anos agoPois é, Sinval, embora pelo RBAC-61 vc esteja correto, o problema é que vc teria que cumprir o programa de instrução do MMA 58-5 – Manual do Curso de Piloto Comercial – Avião para poder usufruir da redução de 50h, e checar com 150h. Antigamente, os analistas da ANAC fechavam os olhos para isso, mas hoje em dia eles exigem que se siga o manual na íntegra… Então, sinto muito, mas vc vai ter que voar essas 23h no aeroclube para poder ter seu cheque aprovado.
smenegon
5 anos agoMuito obrigado pela atenção Raul, Mas abusando um pouco de sua atenção, o quê seria esse MMA 58-5? Obrigado outra vez Sinval Menegon
Enviado por Samsung Mobile
Raul Marinho
5 anos agoÉ o “Manual do Curso de Piloto Comercial – Avião” da ANAC.
Everson
5 anos agoTudo bem Raul, consegui marcar a prova de Piloto Planador na ANAC após as exigências terem sido prorrogadas…vamos ver no que vai dar daqui para frente, se realmente cairão por definitivo, tomara que sim pois já é difícil como está ainda mais com a avgas subindo e levando com ela o preço das hrs de voo para o topo… aqui uma hr de cessninha já custa R$400,00!! e do jeito que anda o mercado teremos muita gente desanimando e “partindo pra outra” como aconteceu nos meados de1992… o aero clube parou mesmo e quase quebrou em uma época… parece que aviação neste país é um terreno aonde existe areia movediça quando você pensa que vai bem acaba afundando e as entidades também gostam de atrapalhar criando novas regras e exigências… é uma pena mesmo, tenho pena de nosso lindo pais nas mãos desses corruptos e incompetentes, minha irmã mora nos EUA a vários anos e vejo a diferença da mentalidade daquele povo e seus políticos, como o Brasil seria diferente se fossemos todos patriotas como eles são.
Carlos Franco
5 anos agoA exigência ter completado, com aproveitamento, um curso teórico de piloto privado aprovado pela
ANAC, na categoria apropriada, segundo requisitos estabelecidos pelo RBHA 141, foi prorrogado para 21/09/2014.
I – O parágrafo 61.77(a)(3) passa a vigorar com a seguinte redação:
(3) o requisito estabelecido no parágrafo (a)(1) desta seção não se aplica aos candidatos que forem aprovados no exame teórico para piloto privado da ANAC até 21/9/2014.”
Thiago
5 anos agoBOM DIA SENHOR RAUL MARINHO ALGUMA NOVIDADE SOBRE RBAC-61 EA NOVA EMD 003
Raul Marinho
5 anos agoQdo tiver, pode ter certeza que estará no blog no instante seguinte.
arenhart
5 anos agoSenhor Raul Marinho já faz tempo que acompanho o seu trabalho, não vou fazer perguntas pois muitas duvidas eu tiro vendo as resposta que o senhor responde e sim venho agradecer pela atenção que o senhor tem com cada um de nós que tem o espirito da aviação no sangue. Meu muito obrigado e agradeço por existir pessoas sempre dispostas a nos ajudar ! abraço
Raul Marinho
5 anos agoMuito obrigado!
Thiago gomes ferreira
5 anos agoESTUDO EM CASA FAZ UM ANO, E MES PASSADO TENTEI MARCAR A BANCA NA ANAC E MAS NÃO CONSEGUI, ELES ME DISSERAM QUE SÓ PODERIA SER REALIZADA A PROVA TEÓRICA MEDIANTE A UM CURSO HOMOLOGADO PELA ANAC EU TO COM A GRU PAGA MAS PARECE QUE MUDOU, É VERDADE?
Raul Marinho
5 anos agohttp://paraserpiloto.com/2014/06/06/para-quem-esta-tentando-e-nao-esta-conseguindo-marcar-prova-na-anac-sem-ter-curso-homologado/
Billy Myhill
5 anos agoBoa noite, sei que foi postado que não haverá mais a necessidade de curso homologado para PPAV, mas isso? (abaixo) Qual sua opinião?
61.73 Requisitos gerais para a concessão da licença de piloto privado
(a) O candidato a uma licença de piloto privado deve:
(1) ter completado 18 (dezoito) anos; e
(2) ter concluído o ensino médio.
61.75 Requisitos de aptidão psicofísica para a concessão da licença de piloto privado
(a) O candidato a uma licença de piloto privado deve ser titular de CMA de 2ª classe válido.
61.77 Requisitos de conhecimentos teóricos para a concessão da licença de piloto privado
(a) O candidato a uma licença de piloto privado deve:
(1) ter completado, com aproveitamento, um curso teórico de piloto privado aprovado pela
ANAC, na categoria apropriada, segundo requisitos estabelecidos pelo RBHA 141 ou RBAC que
venha a substituí-lo;
(2) ter sido aprovado em exame teórico da ANAC para a licença de piloto privado referente à
categoria a que pretenda obter a licença; e
(3) o requisito estabelecido no parágrafo (a)(1) desta seção não se aplica aos candidatos que
forem aprovados no exame teórico para piloto privado da ANAC até 21/6/2014. (Nova redação
dada pela Resolução nº 276, de 18 de junho de 2013, publicada no Diário Oficial da União de 21 de
junho de 2013, Seção 1, página 21)
Raul Marinho
5 anos agoMinha opinião é a de que será alterado pela EMD003.
rodrigo jacobsen
5 anos agoboa noite me chamo rodrigo, estou de 2° época em navegação PP e não possuo o curso teórico fui marca e me exigiram o curso e agora tenho que fazer o curso teorico só pra realizar a 2° época, pois se caiu as exigências as atendentes que marcam a prova na anac de são paulo não está sabendo. desde já grato.
Raul Marinho
5 anos agoAguarde até 21/06, quando deve sair publicada a EMD003.
Everson
5 anos agoRaul, tentei marcar hoje a prova na ANAC para piloto planador e fui barrado de cara…a atendente disse que já esta sendo exigido curso homologado, que piada, não seria a partir do dia 22 de junho mais ou menos? Sei que demorei um pouco para agendar mas como vou eliminar duas matérias achei que teria chance… caso isto não caia fazer o curso vai ser igual chover no molhado pois já estou cursando o PC (homologado) e ainda para ajudar não tem curso homologado para planador por aqui…
Raul Marinho
5 anos agoAguarde a publicação da EMD003, que a exigência do curso vai ser formalmente extinta, e vc vai poder fazer a banca sem problemas.
Everson
5 anos agoBlz, rapaz achei seu blog por acaso no google e estou achando simplesmente incrível…grande abraço!!
Raul Marinho
5 anos agoTks!
Glauber Lemos
5 anos agoRaul, afinal, caiu ou não caiu a regra do curso teórico homologado como obrigatoriedade para a banca de PP? Tentei realizar o agendamento agora para a banca e a anac respondeu que inscrições para datas posteriores a 22/6 somente serão efetuadas com curso homologado.
Raul Marinho
5 anos agoAguarde publicação da EMD003 no D.O.U..
Lucas
5 anos agoRaul, tenho uma dúvida.
Eu fiz a banca de PPH dia 15/05 e peguei segunda época em duas matérias, quando eu fui tentar marcar a prova porque fiquei sabendo dessa lei que irá obrigar o curso teórico não tinha mais vaga em nem uma ANAC do Brasil inteiro. Como meu processo foi aberto antes do dia 22/06 e eu estou de segunda época será possível eu agendar para fazer a prova em agosto por exemplo?
Grato, Lucas
Raul Marinho
5 anos agoEm princípio, sim. Mas é preciso respeitar o prazo máximo de 90d para fazer a 2a. época.
Renato
5 anos agoParceiro, Estou na mesma situação, porém PP -Av.
E andei pesquisando a unica coisa que encontrei a favor de quem está nesta situação é entrar com recurso. Agora não sei se funciona ainda não tentei.
Se tiver alguma noticia a respeito, da um toque.
Renat
Raul Marinho
5 anos agohttp://paraserpiloto.com/2014/06/06/para-quem-esta-tentando-e-nao-esta-conseguindo-marcar-prova-na-anac-sem-ter-curso-homologado/
Leonardo Pedrico
5 anos agoOntem fui na Anac SP fazer prova de pph e por curiosidade perguntei para as meninas que fazem a inscrição presencial e ninguém estava sabendo de nada…
A emenda 3 deve entrar em vigor quando?
Raul Marinho
5 anos agoCoitadas das “meninas que fazem a inscrição presencial”! Elas são de uma empresa terceirizada que fornece mão-de-obra de segurança, limpeza, e… atendimento. Ou seja: elas estão lá só para serem a interface entre o usuário (você) e a agência, não tem treinamento, informação, nada.
A emenda deve entrar em vigor antes de 21/06. Essa é a intenção declarada pelo pessoal da GPEL.
Everson
5 anos agoOi Golden deixei um alô pra vc em algum lugar desse blog, não sei se fiz direito ok rsrsrs deve estar perto do seu comentário sobre mim, procure ler ok, abraço!
Everson
5 anos agoOOhhh… Golden, como vai por aí heim? Muito prazer, sou eu o Everson! Infelizmente não tem peixada não kra…infelizmente. Meu tio foi sim um grande piloto instrutor, piloto de garimpo e por fim um ótimo piloto agrícola mas morreu queimado em um acidente fatal com um ipanema, foi realmente traumatizante e eu , na época já PP e meu primo PC abandonamos a aviação, isto foi nos meados de 1991 e fiquei parado até 2012 quando resolvi voltar e estou enfrentando todas as dificuldades que vc conhece talvez como falta de dinheiro, insegurança pois tenho dois filhos para criar e não sei no que vai dar a aviação no meu caso que já estou com 43 anos!
Gostaria sim de ter meu tio para trocar ideias e falar sobre as minhas dúvidas mas ele já está num FL que não posso alcançar…
Então sou só eu nesta empreitada irmão, talvez me torne com sorte piloto agrícola como meu tio e quero fazer jus ao seu nome e bom caráter, homem de muitos amigos… nem vimos ele no caixão pois veio lacrado devido ao seu estado.
O impressionante é que quando seu túmulo já estava fechado o cortejo ainda não tinha acabado, gente ainda chegava no cemitério procurando vaga para o carro tamanho seu conhecimento com as pessoas…
Estou dizendo tudo isto para te incentivar e aos outros que lerem também, nunca desistam do seu sonho…manete a frente e vamos decolar…vamos pro pega!! Grande abraço!!
Argollo
5 anos agoPassará a ser exigido o treinamento IFR para poder checar o PCH?
Raul Marinho
5 anos agoJá é!
Rodrigo Soares
5 anos agoFala pessoal, será que ninguém vai tocar no assunto de comprovar 200 horas para poder eliminar algumas horinhas pra check do PPH, já que para alguém chegar a 180 horas voadas em avião, não é tão simples assim, tendo carteira de PC//IFR com 170 horas em avião. acho que devia rever essa questão, pois se for o contrario, se o candidato tiver uma carteira de PPH não precisa nem comprovar as horas, ele precisa de apenas 25 horas pra check do avião? acho injusto isso.
Patrick
5 anos agoEstava mais que na hora da ANAC cair na real e perceber a inviabilidade que ela havia criado em um aluno pagar 200h de voo para só então poder fazer o INVA. Era óbvio que os pilotos em instrução iriam migram para outras alternativas, como taxi aéreo e aviação executiva e simplesmente iriam saltar por cima da instrução. E os aeroclubes que já tinha que garimpar Instrutores, não iriam mais encontrar essa jóia rara.
Muito feliz pela noticia, obrigado Raul por sempre trazer em primeira mão artigos de qualidade!
Everson
5 anos agoOlá para todos, sou de família de pilotos e sou PP checado e cursando o PC IFR e estava ficando frustrado com os obstáculos que vinham sendo impostos para nós que estamos começando…ainda bem que deram uma “afrouxada” na coisa senão muitos bons futuros pilotos iriam desistir. Agora aqui entre nós a exigencia de curso teórico homologado para PLANADOR também deveria cair já que estes outros já caíram aliás a matéria é a mesma e isto só daria mais despesas para nós, do interior principalmente, que além de termos que nos deslocar até a Anac mais próxima, que geralmente fica longe e isto implica em várias despesas, teríamos que pagar pelo curso que ja cursamos no PP ou no PC e isto em minha opinião é desnecessário e burocrático. Alguns não dão valor para o planador, inclusive eu não dava, mas conversando com quem entende do assunto constatei que isto agrega uma experiencia ecepcional para o piloto quanto ao seu julgamento durante o voo e persepção mais apurada quanto as reações da aeronave aos comandos do piloto em aproximações para pouso por exemplo… o que lhe dará um diferencial importante numa emergencia por exemplo, pois todos sabem que quando tudo sai conforme o planejado é fácil e quando algo dá errado…aí entra toda a experiencia do piloto e acho que a Anac devería incentivar a prática do planador inclusive afim de ter pilotos mais bem treinados ainda…
Abraço a todos e bons voos!
Raul Marinho
5 anos agoMas caiu também! Vou comentar sobre isso oportunamente.
Golden
5 anos agoah vc é de família de pilotos? Essas dificuldades que vc encontra no começo vão ser compensadas depois porque você vai voar alguma coisa aí numa peixada que vai conseguir graças a família. Agora pense que eu não sou de família de pilotos, passei por todas essas dificuldades e continuo enfrentando pra voar alguma coisa legal, coisa que vc não vai enfrentar. Para de reclamar rapaz!
Everson
5 anos agoOOhhh… Golden, como vai por aí heim? Muito prazer, sou eu o Everson! Infelizmente não tem peixada não kra…infelizmente. Meu tio foi sim um grande piloto instrutor, piloto de garimpo e por fim um ótimo piloto agrícola mas morreu queimado em um acidente fatal com um ipanema, foi realmente traumatizante e eu , na época já PP e meu primo PC abandonamos a aviação, isto foi nos meados de 1991 e fiquei parado até 2012 quando resolvi voltar e estou enfrentando todas as dificuldades que vc conhece talvez como falta de dinheiro, insegurança pois tenho dois filhos para criar e não sei no que vai dar a aviação no meu caso que já estou com 43 anos!
Gostaria sim de ter meu tio para trocar ideias e falar sobre as minhas dúvidas mas ele já está num FL que não posso alcançar…
Então sou só eu nesta empreitada irmão, talvez me torne com sorte piloto agrícola como meu tio e quero fazer jus ao seu nome e bom caráter, homem de muitos amigos… nem vimos ele no caixão pois veio lacrado devido ao seu estado.
O impressionante é que quando seu túmulo já estava fechado o cortejo ainda não tinha acabado, gente ainda chegava no cemitério procurando vaga para o carro tamanho seu conhecimento com as pessoas…
Estou dizendo tudo isto para te incentivar e aos outros que lerem também, nunca desistam do seu sonho…manete a frente e vamos decolar…grande abraço!!!
Luciano Teixeira
5 anos agohttp://www.anac.gov.br/Noticia.aspx?ttCD_CHAVE=1394
Ainda não caiu ? No site da ANAC ainda vai ter a audiência pública! E que aceita sugestões até o dia 01/06
Raul Marinho
5 anos agohttp://paraserpiloto.com/2014/05/22/afinal-de-contas-o-novo-rbac-61-e-pra-valer/
Márcio
5 anos agoPaguei a GRU, e aqui em Fortaleza ñ tem agenda pra PP até a data fatal. Somente após cinco dias (compensação bancária) é q posso me inscrever e tentar em outro local, se tiver… E agora José? Relaxo, estudo mais e marco pra cá mesmo ou vou tentar em um dos poucos lugares, ainda, restantes?
Raul Marinho
5 anos agoRelaxa.
Benjamin
5 anos agoRaul, o problema que vejo é que a minuta não fala absolutamente nada do inva, e o rbac continua igual. Não há um local dizendo que ‘caiu’, mais uma vez quero dizer que ambos minuta e rbac não mostram nada fora a notícia da audiência provida pela anac…
Raul Marinho
5 anos agoNum post futuro eu vou mostrar onde isto está. Mas, acredite, está! Ou vc acha que a ANAC iria soltar uma nota no site sem fundamento?
Benjamin
5 anos agoNota no site tudo bem Raul, mas a notícia é séria com esse ‘caiu’, sou bem próximo da anac e pessoas estão ligando para lá falando que o regulamento caiu e quem marcar banca de PP PLA e INVA mas nem o próprio pessoal da anac foi informado, porque não caiu (ainda) ou seja acreditam no seu post como a verdade. Isso é onde queria chegar mais ou menos. E o inva não tem fundamento por enquanto, desculpe. Atenciosamente
Benjamin
5 anos agoIsto foi hoje claro.
Raul Marinho
5 anos agoAcabei de publicar um post explicando isso.
ademir garcia de carvalho
5 anos agoRaul , entao nao sera mais exigido uma escola para realizar a prova de pph?ou pelo menos por enquanto?
Raul Marinho
5 anos agoNão é o que está escrito?
Lucieli Pedroso.
5 anos agoO pessoal aí que acha uma notícia dessas ruim, deve ser dono de escola ou, como já conseguiram suas horas no antigo sistema, estão de boa e crucificando quem está correndo atrás de uma excelente formação. Como alguns pilotos já disseram aqui, para estudar teoria existem vários métodos e não houve insegurança para trabalhar na instrução prática.
Parabéns pela matéria Raul e tb pelo incentivo a esses novos pilotos!
Benjamin
5 anos agoDono de escola amaria ver o rbac entrar e lucrar 2 3 mil por aluno, e não gostaria de ter de pagar mais por seus invas, nao acha?
Benjamin
5 anos agoNão diz nada do INVA na minuta. Onde viu a info sobre o INVA??
Raul Marinho
5 anos agoNa minuta… Mas tem que relacionar com os artigos do RBAC-61, senão vc não entende.
Ricardo Nery
5 anos agoEssa é a noticia mais feliz que eu leio em 2 anos, agora vou poder continuar meu sonho de ser piloto, estou muito feliz que derrubaram a exigencia absurda de 200horas para INVA/H, já era para eu estar com minha carteira na mão trabalhando a muito tempo, quando soube da noticia das 200h desisti porque seria totalmente inviável financeiramente.
muito obrigado Raul por publicar esta noticia!
Ricardo Abritta
5 anos agoOlá Raul, tudo bem? Que ótima notícia!! Isso vai ajudar muita gente. Agora, uma pergunta… Quanto ao cheque de PLA, houve alguma alteração com relação às horas em comando sob supervisão?
Obrigado!!
Raul Marinho
5 anos agoSim. Comento depois.
Marcius
5 anos agoAcho que a ANAC deveria designar Inspacs “disfarçados” a se matricularem pelos diversos aeroclubes do país e assim, realizarem alguns voos com os mais diversos instrutores.
Eles iriam saber “in loco” como anda a qualidade de ensino daqueles instrutores com menos de 200h e, desta forma, teriam uma estatística mais correta para afirmarem se é ou não, perigoso para o ensino, instrutores com menos de 200h de voo.
Simples assim.
Guilherme
5 anos agoPra ficar melhor ainda, o curso teórico de INVA poderia deixar de ser obrigatório…mas so de não precisar mais de 200h em comando ta ótimo.
Daniel Turquetti
5 anos agonão é obrigatório…porém necessário para acumular horas voo
Guilherme
5 anos agoAte onde eu sei eh obrigatorio sim o curso teorico para checar o INVA….alguem pode me corrigir ou confirmar?
Raul Marinho
5 anos agoSim, é.
Daniel Turquetti
5 anos agointerpretei errado sua pergunta
Celso
5 anos agoPLA pode ministrar instrucão ?
Vicente
5 anos agoE quem marcou a prova as pressas em outro estado (por falta de vagas) ainda sem o 100% de confiança mas que estava correndo contra o tempo fica com um a mao na frente e outra atras. Com uma viagem que nao deveria fazer e uma prova marcada que poderia ter estudado mais. Esse é o nosso Brasil regras mudando muito rapidamente em sentido diametralmente oposto. Isso se chama absoluta INSEGURANÇA JURIDICA.
Rodrigo
5 anos agoAcho um absurdo ….nao precisar de 200 horas mais no Brasil tudo tem sua malandragem ser piloto não e a mesma coisa que dirigir um carro ou uma moto… eu fico vendo os post aqui a galera feliz …. feliz pq vira instrutor com 130 e poucos horas isso não e nada e so o começo as pessoas não tem a noção oque ta falando acha com 100 horas ja esta pronto
Raul Marinho
5 anos agoAproveite a oportunidade e mande a sua critica para a ANAC. O momento é esse!
Rovaldo
5 anos ago130 horas para ser inva?????? Vc está se referindo ao Brasil meu filho?????
Vagner
5 anos agoEu acho muito egoísmo da sua parte…..
gustavousanj
5 anos agoNo meu ponto de vista, mais que a quantidade de horas sao as qualidades dessa horas, por isso acho que muito mais que numeros tem que ter um estudo e uma reavaliacao da qualidade do treinamento que esses pilotos iniciantes estao recebendo até a fase que se tornam instrutores.
edson
5 anos agoNovamente ressalto que a quantidade de horas de voo não influenciam em nada na qualidade das instruções. antes de se matricular ou se conveniar em alguma escola de aviação, é de sua obrigação procurar saber se sua escola é de confiança e tem realmente a qualidade prometida. hoje eu pago pouco mais caro em minhas instruções mais tenho certeza que estou voando na melhor escola de minas gerais.
André
5 anos ago130h para ser INVA? Onde isso? Angola ou no fantástico mundo de Bob?
Emidio
5 anos agoPLA ainda poderá lançar hora de instrução?
neto mendes
5 anos agoBoa noite Raul, estou finalizando meu PCH teórico e vou fazer minhas horas do PCH em setembro, gostaria de saber se vou ter q fazer as 10hs IFR?
Raul Marinho
5 anos agoEm principio, vai.
Paulo
5 anos agoUma dúvida!!! Eu marquei a banca de PP em outro estado por conta da RBAC61 com essas mudanças eu posso remarcar a prova pra uma data que tenha em meu estado?
Gustavo D. R.
5 anos agoHoje sou Instrutor de voo em New York e Philadelphia, iniciei meu curso sem saber nada de nada, resumindo 0 hora ground school. Iniciei instrucao com apenas o PIC exigido para os cursos de PP, IFR e PC ( no meu caso voei 80 horas part.141) . Nao sei como é exatamente o modelo das escolas de aviacao no Brasil, porem iniciei meu PP sem saber ler um TAF ou ao menos um Metar e muito menos o ingles para aviacao. De acordo que fazia minhas horas automaticamente aprendia a teoria de uma forma muito mais facil e prazerosa. Em momento algum me senti inseguro como instrutor apesar de ser um iniciante e estar voando em um espaco aereo restrito e muito movimentado ( digo muito mesmo ). Nao preciso de fazer comparacoes e ao menos dizer onde fiz os cursos esse nao é meu ponto, mais ate hoje me pergunto o pq dessa forma de ensinar a voar sem estar voando para um novo futuro aviador e o pq dessa mentalidade achando que fazer mais restrito a aviacao podera se tornar mais segura tambem ?! Como disse nao tenho ideia de como sao os cursos no Brasil, mais sinto que precisa de algumas modificacoes visando mais na seguranca e de certa forma criando mais incentivos e acessos para a formacao de novos aviadores. O assunto é complicado e historico, existem outros pontos que vao muito alem dessa discussao ( seguranca, aeroportos , mercado, preços etc… ) porem sinto com um ar de positivismo que estamos melhorando e para isso toma um certo tempo.
Paulo
5 anos agoNa verdade foi aberta uma audiência para receber propostas até o dia 1º de junho, nada confirmado ainda.
Raul Marinho
5 anos agoNão é bem isto. O que foi para consulta pública é a versão “da ANAC”. E ela já foi pré-testada nos workshops. Então, na prática, é muito difícil (para não dizer impossível) que a versão publicada seja diferente desta, em especial nestes dois pontos.
Guilherme
5 anos agoRaul então está confirmado que não será obrigatório o teórico de PP e PLA,ou isso ainda será discutido?
Raul Marinho
5 anos agoDúvida já respondida anteriormente.
Freddy da Silva
5 anos agoO que seria esse CTAC para aeronave tipo?
Raul Marinho
5 anos agoCentro de Treinamento da Aviação Civil.
Alex
5 anos agoRaul em relação ao Curso de Piloto Agrícola q no RBAC 61 diz q será obrigatório 400 horas sendo 200 em convencional continua a msm coisa ou volta para às 360 conforme dizia o RBHA 61?
Raul Marinho
5 anos agoNão sei ainda…
Leandro
5 anos agoRaul, você sabe algo sobre a obrigatoriedade de 10horas ifr para PCH?
Raul Marinho
5 anos agoNão mudou – continuam obrigatórias.
Diego Oliveira
5 anos agoPessoal, é confirmado mesmo que cairam as propostas? Existe algum link da ANAC confirmando a queda?
Raul Marinho
5 anos agoVide link no post.
André Romero
5 anos agoRaul Marinho, obrigado por divulgar esse fato. Mas não ficou claro para mim e para muitos outros…
O trecho:
I – suprimir o parágrafo 61.5(b)(4)(vi);
II – suprimir o parágrafo 61.19(a)(10)
Se refere, respectivamente, as mudanças que seriam aplicadas quanto a exigência do curso teórico para PP e das 200h para INVA?
Se sim, isso estando publicado na minuta, significa que é certo que essas duas exigências serão retiradas ou não entrarão em vigor??
Raul Marinho
5 anos agoVou explicar isso em outro post futuro.
Fagner Caetano Battisti
5 anos agoBoa tarde!
Só não entendi o texto que o ASCOM/ANAC. De fato já caíram essas exigências ou ainda vai ser votada?
Abs.
Raul Marinho
5 anos agoEntrou em consulta pública.
Dimar
5 anos agohttp://www2.anac.gov.br/transparencia/audiencia/2014/aud10/minuta.pdf
Enderson Rafael
5 anos agoJá foi levantado e eu acho sim que PP deveria ter curso teórico. Mas antes que me crucifiquem, não as centenas de horas aula nesse formato falido que aí está, em que o aluno aprende a passar na banca mas não fixa o que interessa pra vida prática, e sim um formato próximo do Part 61 da FAA, em que teórico e prático andam juntos, e que em 30h de aula você tem mais matérias do que nas 300h do formato atual. Afinal, se é de pequeno que se torce o pepino, acho bastante positivo que não deixemos escapar uma janela tão importante pra formação do futuro piloto. Já a notícia da ausência de teórico pra PLA faz todo o sentido, em especial no formato bizarro que as escolas estavam falando em implantar. Das 200h de PIC pra INVA, concordo discordando. Realmente, dezenas de horas a mais do mesmo não faria lá muita diferença, mas que os requerimentos devem ser mais altos, isso não há dúvidas.
ASCOM/ANAC
5 anos agoANAC abre Audiência Pública para alterar RBAC n° 61
Proposta receberá contribuições até 1° de junho
Brasília, 22 de maio de 2014 – A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) abre hoje (22/05) a Audiência Pública nº10/2014 com a proposta de Emenda no 03 ao Regulamento Brasileiro da Aviação Civil nº 61 (RBAC no 61), que trata de licenças, habilitações e certificados para pilotos. A proposta visa alterar itens importantes na concessão de licenças para pilotos, sobre os quais a Agência quer receber novas contribuições da sociedade.
São cinco pontos propostos pela Emenda que já foram apresentados e divulgados durante workshop realizado no Rio de Janeiro, em março deste ano, com a presença de pilotos, escolas de aviação, associações e sindicatos do setor.
As propostas sugerem as seguintes alterações em requisitos do RBAC 61:
a) Retirada da necessidade de curso teórico para as licenças de piloto privado (PPR e PPH), piloto de linha aérea (PLA e PLH), piloto de planador (PPL) e piloto de balão(PBL), como pré-requisito para a realização da prova teórica. O curso teórico continuará sendo exigido para pilotos comerciais de aeronaves;
b) Eliminação da experiência mínima de 200 horas como piloto em comando para a concessão de habilitação de instrutor de voo (INVA);
c) Estabelecimento de novos requisitos para a concessão da habilitação de tipo, na qual se pretende definir por programa de treinamento aprovado ou reconhecido pela ANAC, ficando a exigência de simulador a ser definida para cada tipo de aeronave.
d) A sessão 61.141, que já vigora desde 22 de junho de 2012 e especifica o número mínimo de horas de voos para a concessão de habilitação para pilotos de linha aérea e helicóptero (PLA e PLH), também poderá ser alterada pela Emenda, na qual está sendo proposto um total de 250 (duzentas e cinquenta) horas de voo em comando, como uma das alternativas para comprovação de experiência para a obtenção da licença de piloto de linha aérea; e
e) A exclusão da obrigatoriedade da habilitação de “acrobacia” para realizar manobras acrobáticas, sendo que, para realizar este tipo de voo o piloto ainda precisará ter no mínimo licença de piloto privado e habilitação para categoria e classe da aeronave a ser utilizada, experiência no modelo da aeronave e outras possíveis exigências não correlacionadas a um registro na Carteira de Habilitação Técnica (CHT).
Os pontos que tratam da obrigatoriedade de curso teórico e da necessidade de experiência de 200h para INVA estão previstos para entrar em vigor no próximo dia 22 de junho. Os demais pontos apresentados já vigoram desde 2012.
A audiência pública estará aberta à participação de todos os cidadãos, por meio do envio de contribuições que incluam dados, sugestões e pontos de vista e respectivas argumentações. Os interessados poderão enviar suas contribuições até o dia 1º de junho de 2014, por meio do formulário disponível no endereço: http://www2.anac.gov.br/transparencia/audienciasPublicasEmAndamento.asp
para o e-mail: grsso@anac.gov.br. Após análise das contribuições recebidas no processo de audiência, a ANAC publicará a versão final da Emenda n° 3 ao RBAC n° 61.
Assessoria de Comunicação – Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)
Thiago Jr.
5 anos agoBoa tarde, Raul!
Ótima notícia! Sabe me dizer se para a banca de Piloto Privado de Planador ainda será exigido curso teórico?
Obrigado!
Raul Marinho
5 anos agoTambém não será exigido.
Maurilio Dantas
5 anos agoNoticia MARAVILHOSA! Muito feliz! Sou piloto a 4 anos e estive muito desanimado com a aviação ultimamente. Agora ressurge a esperança!
Eloy
5 anos agoEstou super feliz pela notícia sobre as 200 horas de inva ! Em nosso Brasil realmente não poderia isso ser aprovado especialmente pelas tentativas de aumentar a estrutura da aviação brasileira apesar que a ANAC que quer dizer ( Alem de Nao Ajudar Complica) desta vez ! Só desta vez foi coerente!
Daniel
5 anos agoRaul boa tarde
sobre essas questões das 200h e obrigatoriedade dos cursos teóricos, essa decisão é definitiva ou ainda podem nos surpreender com revisões?
Parabéns pelo brilhante trabalho que desenvolve aqui!
Abçs
Raul Marinho
5 anos agoFormalmente falando, não é definitiva. Mas a chance de a versão final a ser publicada estar diferente – especialmente nestes dois pontos – é, na prática, zero. Só se der um tsunami na ANAC…
Thiago Pereira
5 anos agoAinda há uma esperança para a aviação brasileira….
Luis kaiser
5 anos agoPara a tristesa das ” escolas” que estavam faturando horrores com esse terrorismo das 200 hrs!
Luis kaiser
5 anos agoOps!!! Que triste…tristeza com ” S” não dá!! Rsrsrsr
Diego Oliveira
5 anos agoÓtima notícia!!
Rodrigo Capila
5 anos agoMais um folego de esperança!! Ótima noticia!!
FLAVIO PINHEIRO
5 anos agoRaul, vou te fazer uma pergunta, que você pode ate achar boba.
Será que eu já posso me escrever na prova da ANAC ou devo esperar até dia 22/06?
Raul Marinho
5 anos agoEm 1º lugar: hoje não é requerido o curso teórico, então vc poderia fazer a banca sem curso normalmente.
Em 2º: a emenda está em consulta pública, ela ainda não está na sua forma final e nem foi publicada.
E o mais importante, em 3º: depende de como o pessoal do atendimento está orientado para agir (o que não tenho ideia).
Daniel Malinoski
5 anos agoRaul, Boa Tarde. Tenho uma duvida em questão que não aparece mas o pessoal tem comentado. Tenho habilitação de PP porem fiz mais de 400 horas em aeronaves particulares. Me disseram que não poderei usar elas para checar PCA a partir do dia 20/06/14.. Isso confirma? Tenho percebido que o pessoal questiona a sua pessoa.. então gostaria de uma informação baseada..
Att Daniel Malinoski
Raul Marinho
5 anos agoBoato. Tem um post sobre isso.
Daniel Malinoski
5 anos agoVou ver se acho aqui, obrigado!
Walker Monteiro
5 anos agoRaul, aproveitando a questão do amigo acima, no ano passado quando fui marcar minha banca do PPH, o fiz com um mês antes do dia 22/06 antes mesmo da prorrogação da emenda ser anunciada. Fui marcar a banca do PPH com um mês de antecedência porém a prova iria ocorrer após o dia 22/06. A atendente solicitou meu certificado de conclusão teórico sendo a prova depois do dia 22/06 e mesmo ainda não tendo sido aprovada as mudanças na emenda. Ela estava correta ou deveria solicitar somente se após o dia previsto as mudanças fossem aprovadas?
Raul Marinho
5 anos agoEla está correta porque tem que esperar o processo de consulta pública terminar.
Van de Oliveira (Piloto e Instrutor de voo avião)
5 anos agoSenhores liguei em uma das sedes da ANAC e o pessoal ficará até o dia primeiro de junho esperando a oficialização da entidade. No entanto, como houve uma verdadeira debandada às ANACs para fazer a banca, praticamente em todo o pais somente há vagas para inscrições a partir do dia 23 de junho.
Sobre a noticia achei maravilhosa, porque estou com uma ESCOLA DE AVIAÇÃO em frase de homologação em Costa Rica MS.
Valeu Raul, vc já é o cara e agora está dizendo: EU JÁ SABIA. kkkkk abraços.
gustavo
5 anos agoAinda acho um absurdo não precisar de curso em solo para PP.
Ai chegam aqueles alunos virjões que sabem tudo do 737 para voar um cessna sem saber ler um TAF!
FLAVIO PINHEIRO
5 anos agoGustavo, concordo com você, ter uma formação com um professor experiente para fazer a prova da ANAC é muito bom.
Mas economizar dinheiro é melhor ainda, principalmente na área que tem muitos riscos. Eu já estou estudando a 7 meses e já me sinto preparado para fazer a prova, e economizar 2 mil em curso é um alivio para mim…
Gustavo
5 anos agoum curso poderia ter te custado 2000, mas com certeza em 3 meses você estaria pronto. te economizariam 4 meses que você já poderia ter voado.
compensou?
Agora para piorar, você começa o curso de PC/IFR, obrigatório. Você não sabe ler um METAR, TAF, GAMET sem um app de celular, não sabe fazer uma navegação organizada e rápida, e lá vai você gastar 50 horas de navegação ifr para aprender a planejar o voo, ah, e a parte do IFR? esquece, pq você não sabia nem achar os dados na ERC, malemal conseguiu assimilar a diferença de NDB, VOR, ILS, espera não padrão.
Nem vou entrar em entender sobre circulação geral da atmosfera, instabilidade atmosférica e fenomenos significativos que afetam negativamente a segurança de voo.
ou seja, você chega defasado, e vai gastar mais em aula particular para compensar o que não tem que tudo.
Imagina o PPzão que nem saber o que é um magneto, muito menos o que é um ciclo otto aprendendo sobre o ciclo de brayton
PP precisa de teórico sim!
Gunnar Maluf
5 anos agoGeneralização atrás de generalização.
Eu mesmo fiz o curso de PP mas te falo que passaria sem problemas na banca da ANAC sem o curso porque eu aprendo mais lendo do que escutando. Aprendo mais lendo a teoria de cabo a rabo dos livros. Fiz o curso teórico de PC e te não aprendi no curso a fazer a navegação organizada…aprendi foi com outros colegas.
Você generalizou como se todo aluno fosse um adolescente de 17 anos que acabou de sair do segundo grau e não tem *maturidade* (o que é bem diferente de capacidade) para fazer uma prova.
E dos alunos que demonstram conhecimento teórico, duvido que você saiba quantos estudaram por conta própria…
Davysson
5 anos agoGustavo,não querendo ofender mas você espera tudo nas mãos! Não almeja ,quando falar que chegaram defasados,sem saber o que é um magneto,ler um TAF ou METAR,fale por você!Existem outros que não precisam esperar as condições ideais (como o Flavio ) para almejarem e se tornarem bons!É preciso fazer acontecer,estudei por conta própria e nem por isso fiquei para trás.Além de poupar dinheiro eu visei minha moral e ganho de tempo pois cursava ensino técnico integrado.Não tirando mérito algum seu nem de que curso teóricos tem mais produtividade mas não há prazer maior em conquistas próprias,suor,desejo e por fim vitória.E te garanto batendo no peito…GANHEI TEMPO E PRAZER EM TER ESTUDADO POR CONTA PRÓPRIA.
Marcelo Caio Barbiero
5 anos agoObrigado por dar essa maravilhosa notícia!!!!!
Daniel Turquetti
5 anos agoNão poderia ter uma noticia melhor !
Beto Arcaro
5 anos agoE o MLTE sem o MNTE?
E na instrução de MLTE e Tipo?
PLA ainda pode dar?
Raul Marinho
5 anos agoCalma, Betão…
Beto Arcaro
5 anos agoHehehe…Tô ansioso!
Diego Moraes
5 anos agoANSIEDADE eh gancho no cemal/hasp hein! haha :D
Luiz Fillipe Saeger
5 anos agoVejo luz no fim do túnel….
FLAVIO PINHEIRO
5 anos agoRaul, que ótima notícia, estou super feliz em saber disso, você não sabe como estou tranquilo.
Obrigado pela notícia….