[R/RBAC-61] A extinção da habilitação de Piloto de Acrobacia

By: Author Raul MarinhoPosted on
438Views7

Parte significativa da minuta enviada para consulta pública (itens I, II, XII e XIII), referente à 3ª emenda do RBAC-61, refere-se à extinção da habilitação de Piloto de Acrobacia, a atual “Subparte Q” do regulamento (itens 61.271 a 279). Como não sou especialista no assunto “acrobacia aérea”, vou me furtar de maiores comentários sobre esta exclusão (a propósito, o assunto sequer foi comentado nos workshops da ANAC) . Todavia, acho importante informar que esta habilitação não mais deverá existir – e, sim, é bastante provável que esta exclusão seja mantida na versão definitiva da Emenda Nº03 ao RBAC-61, vide as justificativas abaixo:

Subparte [Q] excluída. Só no Brasil há exigência de habilitação de piloto de acrobacia. Entendeu-se que se trata de uma atividade aerodesportiva em que não há assimetria de informação por parte dos participantes e baixo risco de externalidades devido ao fato de essas atividades normalmente serem executadas em áreas reservadas para tal e longe de pessoas desavisadas. Dessa forma entendeu-se por bem não regular a qualificação dos pilotos de acrobacia por meio de emissão de habilitação específica.

7 comments

  1. Luiz
    2 anos ago

    Como fica a vida do detentor de CPR que possuía habilitação acro e venceu ou mesmo de quem pretendia obtê-la?
    Pergunto isso pois o que foi publicado no site da ANAC sobre a audiência pública que resultou na exclusão deste item diz que o praticante de acrobacia aérea deve possuir no mínimo PP (Conforme o link abaixo). Além disso não sei em qual regulamento estaria previsto tal exigência.

    http://www.anac.gov.br/Noticia.aspx?ttCD_CHAVE=1394

    • raulmarinho
      2 anos ago

      Vou questionar isso à ANAC.

  2. Erick
    2 anos ago

    No Brasil existe algum campeonato de acrobacia aérea ?

  3. Erick
    2 anos ago

    Mas se alguém fizer o curso, depois que se formar o aluno terá algum documento comprovando a atividade?.

  4. provocador
    3 anos ago

    Isso é importante… vai facilitar para ter cursos disso, e, consequentemente, aumentar a qualidade dos pilotos. abcs

Deixe uma resposta