[R/RBAC-61] Horas em comando para cheque de PLA

By: Author Raul MarinhoPosted on
1249Views36

Neste post, vamos abordar mais um item que é praticamente certo que seja publicado exatamente conforme a minuta enviada para consulta públic,a na 3ª emenda do RBAC-61: o que trata das horas em comando (sob supervisão ou “puras”) para a obtenção da licença de PLA. Antes, porém, algumas considerações preliminares:

1) Como estava a situação do cheque de PLA fora de companhia aérea – as horas em comando sob supervisão

Desde a entrada em vigor do RBAC-61, em jun./2012, estava praticamente impossível checar a licença de PLA fora do âmbito de uma companhia aérea, devido ao fato de ser muito difícil obter as tais horas em comando sob supervisão na aviação geral. O assunto foi amplamente discutido neste post: “Sobre o cheque de PLA fora de companhia aérea“.

2) A decisão beneficiando o cmte. Hélder

A ANAC publicou uma decisão beneficiando um piloto em particular – o cmte. Hélder -, autorizando-o a checar o PLA sem as tais horas em comando sob supervisão (ele poderia utilizar as horas em comando “puras”). O caso está explicado em detalhes aqui: “Piloto consegue checar o PLA sem as infames horas em comando sob supervisão“.

Com estes dois pontos em evidência, chegamos agora aos pré-requisitos para a admissibilidade da regra conforme a minuta:

A) Concordância da comunidade aeronáutica

Nos workshops em que a alteração foi apresentada, a concordância com a proposta ora publicada foi bastante elevada.

B) Justificativas

Em minha opinião, as mais bem fundamentadas de todas (recorre diretamente ao Anexo 1 da ICAO). Vejam abaixo:

-Para avião: “Requisito alterado, pois o grupo de estudos entendeu que a ANAC devia harmonizar as exigências aos padrões do Anexo 1 à Convenção de Aviação Civil Internacional: ‘2.6.3 Specific requirements for the issue of the aeroplane category rating 2.6.3.1 Experience 2.6.3.1.1.1 The applicant shall have completed in aeroplanes not less than: a) 500 hours as pilot-in-command under supervision or 250 hours, either as pilot-in-command, or made up by not less than 70 hours as pilot-in-command and the necessary additional flight time as pilot-in-command under supervision;’”; e

-Para helicóptero: “Requisito alterado, pois o grupo de estudos entendeu que a ANAC devia harmonizar as exigências aos padrões do Anexo 1 à Convenção de Aviação Civil Internacional: ‘2.6.4.1.1.1 Recommendation.— The applicant shall have completed in helicopters not less than: a) 250 hours, either as pilot-in-command, or made up of not less than 70 hours as pilot-in-command and the necessary additional flight time as pilot-in-command under supervision;’”.

C) O princípio do conservadorismo

Finalmente, há que se notar que a alteração constante da minuta encaminhada à consulta pública retorna ao texto do antigo RBHA-61, não sendo portanto uma inovação.

– x –

Desta forma, o “novo” RBAC-61 a ser publicado deverá voltar a permitir que se obtenha a licença de PLA na aviação geral, ou por conta própria (para quem voa na aviação comercial como copiloto, mas não está entre os selecionados para a obtenção da licença). A redação do item na minuta ficou assim:

PLA1

PLA2

 

36 comments

  1. FM
    6 meses ago

    Bom dia Raul! As horas lançadas na coluna da CIV ” DUPLO COMANDO” , são essas horas que podem ser consideradas como horas de “COMANDO SOB SUPERVISÃO “?

    • Raul Marinho
      6 meses ago

      Negativo. Para a ANAC, “horas em comando sob supervisão” são as obtidas na elevação de nível em empresa aérea.

      • FM
        6 meses ago

        E para quem quiser checar no (91) ??

        • Raul Marinho
          6 meses ago

          Usa as horas em comando “puras”.

  2. EVERTON
    6 meses ago

    Bom dia Raul, ressuscitando o tópico com uma dúvida que já procurei aqui e no rbac e não encontrei, eu tenho que passar todas as minhas horas da civ (mais de 1.500) para a civ digital?
    Grato

    • Raul Marinho
      6 meses ago

      Desde que vc vá “usar” essas horas (p.ex.: se vc precisar delas para checar o PLA), sim.

  3. Luis
    7 meses ago

    Raul, Bom dia !

    Poderia me ajudar com uma duvida, tenho 93 horas em CMDO na CIV + 210 em CMDO do taxi aereo que voei, essas 210 estão em Declaração devidamente registrada em cartorio.

    A empresa que eu trabalho pode solicitar meu check de PLA utilizando minha Declaração de horas???

    Att

    • Raul Marinho
      7 meses ago

      Sim. Se houver algum problema, entre em contato com a ProPiloto.Net. Abs!

  4. Heinrich Grave Junkes
    11 meses ago

    Olá Raul! Tenho uma dúvida, para somar as 250hrs em comando, posso contar as horas em comando voadas na no treinamento de PP e PC? que dariam no minimo 80hrs em comando
    Abraço!

    • Raul Marinho
      11 meses ago

      As horas PIC do curso de PC (mín 70h), sim; as do PP, não, pois tecnicamente não são horas PIC e sim solo (o PIC seria o INVA que te liberou).

  5. Renato
    12 meses ago

    Boa Tarde Raul, estive lendo a RBAC 61 e não vi nenhum requisito de Multi para checar PLA.
    Posso checar PLA em avião mono motor?

    • Raul Marinho
      12 meses ago

      Então leia a seção 61.143(c):

      Quando se tratar de licença para categoria avião, deve demonstrar sua capacidade para executar os procedimentos e manobras descritos no parágrafo (a) desta seção, como piloto em comando de um avião multimotor

      • Renato
        12 meses ago

        Poxa Raul, obrigado.
        Achei que tinha lido tudo.
        Um abraço

        • Raul Marinho
          12 meses ago

          Mais um detalhe: este post é de 2014, e fala sobre a Emenda N°03 ao RBAC-61. Hoje, estamos na Emenda N°06 (a N°07 deve entrar em audiência pública em breve), e tem diversas ISs alterando o entendimento de vários itens.

  6. Antonio Souza
    1 ano ago

    Boa tarde Raul!

    Tenho 2200 horas totais.

    Sendo 800 em comando. Ainda assim eu preciso das tais horas sob supervisão? Obrigado!

    • Raul Marinho
      1 ano ago

      Não, só horas PIC.

  7. Ricardo Mendes
    2 anos ago

    Raul bom dia.
    Eu fiz meu pedido de check de Pla, possuo 175 horas em comando na civ, e declarações de dois taxis aéreos onde trabalhei por alguns anos, somando 1600 hrs em comando.
    Porém a secretaria do aeroclube da qual eu pretendo usar a aeronave no repasse e check, me disse que não posso realizar o check visto que na civ possuo apenas as 175 hrs em comando. Isso procede? Pois dessa forma de eu voar apenas aeronaves sob o 135 e 121 eu nunca vou poder checar, visto que essas horas não são lançadas na civ.
    Poderis me esclarecer se isso procede?
    Muito obrigado.

    • Raul Marinho
      2 anos ago

      Não procede. Se vc voou como PIC na 135, é claro que essas horas valem para os requisitos de obtenção de PLA.

  8. Ricardo
    2 anos ago

    Raul, boa tarde.
    Cumprindo todos o requisitos previstos, eu posso realizar o cheque inicial de PLA, voando em uma aeronave TPX, com declaração de autorização de uso da mesma? É o taxi onde eu voava antes, porém não trabalho mais lá, tem algum impedimento quanto à isso? Sabe me dizer em média quanto tempo tem levado desde o contato com a anac no email agendar.check até a realização do cheque? Desde já grato, e parabéns pelo site.

    • Raul Marinho
      2 anos ago

      Ricardo,
      Eu vejo graves empecilhos para realizar o procedimento que vc sugere. Há restrições no RBAC-135 para que pilotos que não atuam na empresa possam pilotar aeronaves a ela vinculadas, mas o mais complicado seria a questão do checador. A ANAC não designaria INSPAC para checar alguém numa aeronave TPX por solicitação de terceiros (que não o próprio operador), e o checador da empresa só está autorizado a checar pilotos vinculados a ela.
      Abs,
      Raul

  9. paulo
    2 anos ago

    Boa noite Raul tudo bem?

    Gostaria de sanar uma duvida contigo, embora talvez ja saiba a resposta
    Estava olhando a resolucao 344 de setembro de 2014, referente ao 61.141
    .

    La diz
    ´´(A) 250 (duzentas e cinquenta) horas de voo como piloto em comando; ou 250
    (duzentas e cinquenta) horas de voo das quais um mínimo de 70 (setenta) horas de
    voo como piloto em comando, mais o tempo de voo adicional necessário como piloto
    em comando sob supervisão;” (NR) ´´

    No meu caso possuo somente 86 horas como piloto em comando, pois nao dei instrucao e entrei direto pra linha. fico na duvida se poderia pedir pra empresa que eu voo lancar as horas de voo na CIV digital da Anac, e lancar o restante das 250 horas como piloto em comando sob supervisao, visto que ja voei com muitos instrutores na empresa, e tenho muito mais de 250 horas..Quanto a definicao de piloto em comando sob supervisao perante o RBAC segue;

    (16) Piloto em comando sob supervisão significa o piloto segundo em comando que
    desempenha, sob a supervisão de um piloto em comando devidamente habilitado e
    qualificado pela ANAC como instrutor de voo, as funções e responsabilidades do
    piloto em comando durante o voo.

    Vamos supor que eu consiga que a minha empresa lance essas horas sob supervisao pra completar as 250 que faltam pra mim!, conseguirei checar meu PLA aqui no Brasil? Em nenhum momento o texto diz que essas horas tem que ser feitas na instrucao pra cmte!

    Fico no aguardo, forte abraco e obrigado!

    • Raul Marinho
      2 anos ago

      Em tese, vc está certo. O problema será convencer a empresa a lançar horas na CIV como PIC sob supervisão… Se vc conseguir ótimo, mas parece-me que isso não é comum.

  10. André Luiz
    3 anos ago

    Vocês sabem se é possível checar PLA em aeronave MNTE? Pois estou com os requisitos mínimos voados em aeronaves particulares ou como Instrutor de voo, porém todas as minhas habilitações estão em dia, e seria mais em conta checar em um MNTE. Outra dúvida também seria nos documentos solicitados pela ANAC. Um campo solicita – Declaração de Experiência em 135 ou 121 com firma reconhecida, e em outro campo fala em – Outros Documentos.

    • raulmarinho
      3 anos ago

      Sobre ser possível checar o PLA em MNTE: não, há a necessidade de demonstrar proficiência em aeronave multimotora.
      Sobre a declaração citada, ela é equivalente à eCIV.

    • MIKE
      3 anos ago

      61.143 Requisitos de proficiência para a concessão da licença de piloto de linha aérea

      (c) Quando se tratar de licença para categoria avião, deve demonstrar sua capacidade para
      executar os procedimentos e manobras descritos no parágrafo (a) desta seção, como piloto em
      comando de um avião multimotor.

  11. Rodrigo
    3 anos ago

    Olá Raul, sou copiloto de linha aérea, tenho a intensão de checar o PLA, porém não possuo 250hs em comando, pois voei apenas aeronave “single pilot” e acumulado horas em duplo comando. Tenho apenas 50hs em comando. Se eu fizer mais 20hs para ter um total de 70hs + a instrução em rota na companhia estarei ok para obtenção da licença ?

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Sim, se as horas de instrução em rota sejam lançadas como “piloto em comando sob supervisão”.

  12. Andre Araujo
    3 anos ago

    Raul,

    Sabe dizer se poderia contabilizar estas horas em comando, exigidas para o checkride de PLA-ANAC, voadas em meu PCA nos EUA-FAA part 61? Tenho a experiência comprovada em CIV americana e o total de 300 hrs em comando, sendo 160 hrs de PIC em rota.

    Obrigado

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Olhas, André… Em tese, poderia, mas na prática, acho complicado. Porque, embora haja previsão para tal no regulamento, o que acontece é que a ANAC indefere todos os pedidos de convalidação de horas de voo realizadas em aeronaves de matrícula estrangeira – mesmo com o piloto consularizando o logbook e cumprindo com todos os requerimentos legais para tal – sem maiores explicações. Mas sempre resta a medida judicial (mandado de segurança), né?

  13. William Bras
    3 anos ago

    O que está me deixando confuso é aquela parte no fim onde diz: “mais o tempo de voo adicional necessario como piloto em comando sob supervisão”

    Será que a dona anac não vai continuar exigindo as tais 100 horas sob supervisão?

  14. Marcelo Pinheiro
    3 anos ago

    Obrigado pelos esclarecimentos!

  15. Marcelo Pinheiro
    3 anos ago

    Oi Raul, não sei se entendi direito mas após ter sido aprovado na banca de PLA se eu tiver 250hrs em comando em um mnte serei checado PLA? Muito obrigado

    • Hudson Eduardo
      3 anos ago

      Nao, voce terá de ter 1500hrs, porem dentro destas 1500, 250hrs deveram ser em comando.

      • Raul Marinho
        3 anos ago

        …Fora todos os outros requisitos da seção 61.141 (no caso de avião, 200h em navegação, 75h IFR, e 100h noturnas), mais o CMA de 1a classe/PLA.

Deixe uma resposta