Desídia* da ANAC ameaça paralisar a aviação do Acre

By: Author Raul MarinhoPosted on
330Views11

*Para quem desconhece o significado de “desídia”, ela significa o seguinte, de acordo com o dicionário online de português:

Tendência para se esquivar de qualquer esforço físico e moral.
Ausência de atenção ou cuidado; negligência.
Parte da culpa que se fundamenta no desleixo do desenvolvimento de uma determinada função.

Usei este termo pouco comum no nosso dia-a-dia porque não há alternativa melhor para qualificar a atitude da ANAC para com a aviação geral acriana, como se pode verificar por esta notícia do portal AC24horas, abaixo reproduzida:

Interior do Acre pode ficar isolado por falta de pilotos aptos a voar em aeronaves de pequeno e médio porte

Roberto Vaz – de Rio Branco
06/06/2014 11:06:11

Os municípios do Acre onde só é possível chegar ou sair por via aérea podem ficar isolados por tempo indeterminado, caso a Agência Nacional Aviação Civil – ANAC não atenda a solicitação das empresas aéreas de pequeno e médio porte que estão com a licença de seus pilotos vencidas e a vencer. Elas valem por um ano e em caso de não revalidadas as empresas e os pilotos pagam pesadas multas e podem ter cassado o direito de continuar operando.

No Acre cerca de cinco empresas ameaçam parar de voar a partir da próxima semana, caso a ANAC não desloque nenhum “checador” para revalidar as licenças de cerca de 18 profissionais.

“Isso não coloca em risco a segurança dos voos, mas nos deixa em situação irregular, com risco de perdermos, inclusive, nossas permissões para operar como empresa aérea”, disse um comandante proprietário de uma empresa de taxi aéreo de Rio Branco.

Segundo o profissional que pediu para não ter o nome revelado, o assunto já foi comunicado a ANAC já faz mais de 60 dias e até agora a agência não se manifestou. “O governador também já tomou conhecimento desta situação”, contou ele.

Diariamente cerca de 20 voos são realizados no estado por aeronaves de pequeno e médio porte. Os voos, na maioria fretados, vão aos locais mais distantes para serviço de Urgência e Emergência, principalmente para transportar pessoas doentes.

 

11 comments

  1. Marcius
    3 anos ago

    É a ANAC declarando, explicitamente, o seu ÓDIO pela aviação e seus profissionais que depende daquela Agência.
    Qualquer dia ela conseguirá matar a aviação brasileira. É só esperar, porque a ANAC está fazendo o possível para que isso aconteça.

  2. Enderson Rafael
    3 anos ago

    Lembrando que ninguém lá falou em deixar de voar pq não foi rechecado… Passou da hora de se credenciarem checadores civis no país todo, como é no país dos que, segundo alguns, não inventaram o avião. mas claro que tenho um certo receio do que a índole brasileira pode fazer com tão nobre iniciativa.

    • Enderson Rafael
      3 anos ago

      *possa fazer

  3. fredfvm
    3 anos ago

    Não só o Acre de forma isolada está tendo este problema, mas boa parte da Região Nordeste e Norte do Brasil, onde há grande falta do controle aeronáutico por parte da ANAC, onde revalidar os exames para piloto virou sinônimo de coisa impossível. É o desfacelamento total da aviação civil no Brasil.
    Alguém aqui já leu a proposta principal ou fundamental da ANAC, que é a de FOMENTAR a aviação civil ? Esse é outra palavra que poderia passar por nosso crivo no dicionário.

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Vcs falam do N/NE, parece que a situação no Centro-Sul está uma maravilha… Mas se tem uma coisa que não se pode reclamar da ANAC é de discriminação: ela trata o Brasil inteiro com igual ineficiência. É a democracia da inépcia!!

    • Enderson Rafael
      3 anos ago

      Faz tempo que eeles acham que “fomentar” é “provocar fome”….

  4. Drausio
    3 anos ago

    Está aí uma excelente oportunidade de explicar para a população que depende dessa aviação sobre a importância do seu voto nas próximas eleições.

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Pois é, mas para a maioria, é complicado compreender relações de causa e efeito um pouco menos simples como essa. Algum iluminado disse que o povo vota com o estômago… O que é a mais pura verdade.

  5. Julio Petruchio
    3 anos ago

    Êta cumpanhêrada! Só quer saber de receber e doar os 50% de “dizimo” ao quadrilhão, ops, partidão.

    Cada vez mais: “Saudades do bom e velho DAC”.

    Tinha seus defeitos, mas nunca chegou perto do que é essa ANARC nos seus melhores dias.

    E se essa turma continuar onde está a tendência é só piorar.

    Desculpem, mas não tem como falar da situação da aviação sem falar de politica, pois é ela quem comanda tudo na nossa vida em termos de país.

    Se não temos bons politicos, é por que temos gente votando mal (se as urnas eletrônicas não forem fraudadas, é claro).

    #RIP AVIAÇÃO BANANENSE…

  6. David Banner
    3 anos ago

    O que a ANARC gostaria de responder aos acrianos mas não pode:

    “- Nós não visitamos o ACRE. Não precisamos do ACRE pra nada. Nem sabemos onde fica. Por isso, não estamos nem ai.

    – Esperamos que todos vocês morram de malária ou coisa pior.

    Passar muito mal.

    Desatenciosamente,

    Assinado: Presidente da ANARC, José Ruela Ninguém

    PS.: Imagine a risada do VINCENT PRICE no final da música THRILLER, do Michael Jackson

  7. Beto Arcaro
    3 anos ago

    Tipo assim…
    Descaso?
    Indolência seria o termo?
    Vagabundagem mesmo!!

Deixe uma resposta