Savvy Analysis – software para prever riscos de pane mecânica

By: Author Raul MarinhoPosted on
236Views2

Não sei se todo mundo conhece (eu, pelo menos não conhecia) esse tipo de ferramenta anunciada no site da AOPA: “Savvy Analysis: Predicting engine trouble before it happens“. Basicamente, é um software que carrega os dados de funcionamento de motor a pistão por meio de interfaces com painéis digitais (tipo Garmin-1000 e similares) – a EGT dos diferentes cilindros nas variadas faixas de rotação do motor – e, com base num banco de dados estatístico, prevê a chance de o motor apresentar uma pane. Se entrar na zona de risco, é recomendada uma análise boroscópica para confirmar o problema. No site da empresa, há opções de serviços gratuitos ou pagos, e o custo anual da versão full é da ordem de US$129.

2 comments

  1. Antonio Alves
    3 anos ago

    Prezado Raul e CMTE’s,

    O procedimento descrito acima, trata-se da Manutenção Preditiva (pouco discutido). Este tipo de manutenção traz excelentes benefícios para a redução dos custos, pois uma vez que um dos parâmetros estar se afastando dos limites normais, o técnico pode executar a devida manutenção preventiva, logicamente antes da data prevista da revisão do motor. Tudo isso reflete substancialmente na segurança do voo. Já trabalhei com caixas de transmissão de radar ATC. Nele, utilizava-mos um sensor acústico que registrava o ruído do mecanismo em um período de 24:00hs. Objetivo: Determinar o período ideal para a troca do rolamento, minimizando o impacto do tráfego aéreo no período da interrupção do radar primário/secundário.

  2. Cadu
    3 anos ago

    Bacana, as coisa evoluíram… A Tam Marilia ja fazia isso com os motores PT6 dos Caravans, mas uma coisa bem manual. Os pilotos anotavam os parâmetros do motor no diário de bordo e depois os mesmos, eram inseridos em um próprio sistema da Pratt para o monitoramento!!!

Deixe uma resposta