Guia AOPA sobre combustíveis

By: Author Raul MarinhoPosted on
219Views2

Guia AOPA sobre combustíveis

No link acima, um excelente texto sobre tudo o que se relaciona a combustível na aviação: como gerenciar a quantidade num voo, como utilizar o enriquecimento/empobrecimento da mistura e o aquecimento do carburador, como abastecer de forma segura, e muito mais.

2 comments

  1. Antonio Santos
    3 anos ago

    Excelente artigo, a literatura aeronáutica americana sempre muito bem escrita e ilustrada com exemplos reais o que gera um real interesse pelo artigo.

  2. Beto Arcaro
    3 anos ago

    Acho que 95% das paradas de motor, têm à ver com o sistema de combustível ou em termos de má manutenção ou de má operação. Achei bem interessante quando o guia fala sobre os Student Pilots que não são ensinados à empobrecer a mistura quando necessário.
    Aqui, acho que o problema é muito maior!
    Vejo muita gente que morre de medo de “mexer” na manete de mistura durante o vôo.
    Não sei de onde veio esse medo!
    Certa vez, contava para um Piloto que estava voando um Avião com o indicador de EGT INOP e que empobrecí a mistura “de ouvido”, aproximando o Fuel Flow com o especificado no POH para aquela altitude e regime.
    Sentí que o cara ficou horrorizado quando eu disse que trouxe a mistura até o motor ficar áspero, enriquecí um pouco, e deixei por alí.
    Na verdade, os Pilotos novatos não sabem (Por que não lhes é ensinado, ou por que não querem saber mesmo) que eu poderia voar até com a mistura mais pobre, abaixo daquele ponto de “Aspereza”. É o que a gente chama de voar “LOP” (Lean of Peak).
    Mesmo sem indicação de EGT isso é possível sem que algum dano incorra ao motor.
    Particularmente eu não gosto muito dessa operação.
    Acho que você acaba sacrificando demais a velocidade do avião, além de ser uma operação muito mais sensível em termos de pilotagem.
    Na minha opinião, o que importa é um bom planejamento com a melhor GS possível.
    Nem sempre é fácil, principalmente em termos de Brasil.

Deixe uma resposta