Vamos comemorar o sucesso da ANAC?

By: Author Raul MarinhoPosted on
1102Views33

Na minha casa, moramos eu, minha mulher, meus dois filhos (de 1 e 3 anos), e meu cachorro. Temos uma empregada/babá, mas raramente o ambiente está organizado: as crianças espalham brinquedos por todo canto, o cachorro faz xixi na sacada, nós recebemos visitas que comem, bebem, e mudam os móveis de lugar, a gente dorme (e desarruma a cama), toma banho (e molha o banheiro), e por aí vai. Enfim, a gente vive nessa casa, e isso a torna meio caótica na maior parte do tempo. Mas ontem foi diferente. A gente voltou de viagem e, como era segunda-feira, a casa estava um brinco, pois a empregada trabalhou normalmente sem que nós, os “bagunceiros”, estivéssemos aqui. Isso me deu uma ideia para manter o apartamento arrumado de agora em diante.

A partir de hoje, vou trancar os meus filhos para fora de casa a maior parte do dia. Vou amarrar meu cachorro no poste em frente ao prédio, e só o pego para passear. Não chamo ninguém mais para vir jantar em casa – aliás, nem nós, os moradores, iremos comer ou beber dentro do apartamento doravante. Ninguém mais usará o banheiro: vamos tomar banho na academia e fazer os números 1 e 2 no WC do salão de festas. Para dormir, o chão – sem cobertor. Com isso, não haverá mais caos no apartamento, e a casa estará sempre como a encontramos ontem à noite: limpa, organizada, cheirosa, sem nenhum copo sujo na pia, com os lençóis esticados sobre a cama, e o banheiro seco como o deserto. Aí, posso até dispensar a empregada, acho que uma diarista para tirar o pó já estará mais que suficiente. Não é uma boa ideia? Ela foi inspirada na política da ANAC para a Copa do Mundo, que irá comemorar amanhã sua “vitória para a aviação civil brasileira”, vide o convite abaixo (mais detalhes em “Anac faz happy hour para festejar fim da Copa sem caos aéreo” – nota da coluna Maquiavel, da Veja).

convite ANAC

É claro que eu estou sendo irônico na introdução deste post. É que não resisti à comparação, que é o que me veio à mente quando vi o convite acima logo depois de realmente ter chegado em casa de uma curta viagem de férias com a família. E, na verdade, em termos figurados, foi precisamente isso o que a ANAC fez para a Copa: amarrou a aviação geral no poste, deixou os aeroclubes e escolas de aviação trancados para fora de casa, e mesmo a aviação comercial teve que usar o banheiro da academia e dormir no chão. Aí a infraestrutura funcionou, e o tão anunciado caos aéreo não aconteceu…

Mas a arrogância e o autoritarismo chegaram a tal ponto que é preciso autocongratular-se pelo incrível feito de ter evitado o tão temido “caos aéreo” – daí o convescote de amanhã. Ora, se é uma “vitória da aviação brasileira”, então porque eles não chamam a APPA para a festa? Será que a entidade teria motivos para brindar com o exmo. sr. presidente da ANAC? Porque não chamam os operadores da aviação geral, que amargaram prejuízos milionários no período da Copa? E os aeroclubes e escolas de aviação – dirigentes, empresários, alunos e instrutores? Por que não foram convidados também? E os pilotos da ’91’? E as empresas da ‘121’, que também tiveram prejuízo, será que vão brindar? Não, é claro: a festa será somente para que os dirigentes da ANAC se deem mutuamente os parabéns… “Sr. Presidente, como o sr. é genial!!!”, dirá um; “Imagine, sr. Diretor, o sr. é que é espetacular!”, responderá o outro. Existe coisa mais ridícula que isso?

Eu tenho vergonha da ANAC.

 

 

 

33 comments

  1. Joao Ceres Percillo
    3 anos ago

    Nao eh de hoje que esse senhor diretor-presidente da Anac mostra esses comportamentos “ilibados”:

    Descaso é a marca das empresas de aviação
    Brasil S.A Correio Braziliense – 09/12/2013 :

    http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2013/12/9/descaso-e-a-marca-das-empresas-de-aviacao/

  2. Marcelo Osorio Barbosa
    3 anos ago

    Sinceramente, depois desta publicacao da Folha, de hOje, Anac pra mim se tornou um cancer, um mal dificil de remediar:

    http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/07/1492133-anac-leva-seis-anos-para-julgar-queixa-de-passageiros-contra-aereas.shtml

  3. Humberto Branco
    3 anos ago

    A APPA não foi convidada para a celebração, Raul. Até onde sabemos, nenhuma das Associações congêneres foi, embora saibamos que as autoridades e alguns poucos dirigentes de Entidades gostem de reuniões particulares, possivelmente para tratar em suposta reserva assuntos não republicanos. Também não tivemos muito tempo para saber como foi o coquetel. Estamos tentando continuar nosso trabalho voluntário e técnico, que apesar das dificuldades institucionais e ausência de políticas minimamente estruturadas, contribuiu para algumas medidas de impacto técnico, econômico e operacional muito importantes para o setor nesses últimos 12 meses. Afinal, um governo que não tem sequer coerência na mais elementar política econômica, porque teria em setores complexos como transporte, aviação, eletricidade, recursos hídricos? “Mas a Anac não é órgão de Governo, mas instituição de Estado”, diria algum leitor ou analista mais atento. Em tese eu concordo, mas a prática no Brasil não é essa. Enquanto as autoridades aeronáuticas brasileiras não forem devolvidas à República e seus técnicos (muitos deles já lá dentro, trabalhando seriamente, inclusive na Diretoria), a incompetência e a má gestão continuará. E mais coquetéis desse calibre ético ocorrerão. Vamos escrever sobre instituições de Estado versus aparelhos de Governo, Raul? Pode crer: esse é o cerne de tudo que temos debatido e sofrido no setor. Abraço e parabéns pelo seu trabalho!

  4. Paulo Kattah
    3 anos ago

    Excelente comparação Raul, muito condizente com a realidade da aviação civil no Brasil, você está de parabéns. Isso até me
    lembrou uma história verídica que ouvi de uma vendedora de pães de queijo em Fortaleza. O cliente chegou à lanchonete e só haviam 5 pães de queijo ma
    vitrine. Daí ele disse: Vou levar os cinco! A moça disse: De jeito nenhum, desse jeito
    não vou ter pão de queijo pra vender pro meu próximo cliente! Por causa da preguiça de colocar outros no forno. A Anac está agindo da mesma forma, tapando com peneira os buracos da sua ineficiência.

  5. wassall
    3 anos ago

    Comentário perfeito, as medidas durante a Copa lembram aquele médico que não queria ter trabalho com seus doentes, matou todos, só que morreu de fome. No período da gastança, a aviação geral literalmente no chão, conseguiram varrer a sujeira para embaixo do tapete.

  6. D'Alencar de Castro
    3 anos ago

    Tambem tenho vergonha da ANAC(Atrapalha, Nao Ajuda, Complica). Minha esperanca eh a de que Aecio Neves, vindo a ser eleito, como primeiro ato de governo, assine o decreto de demissao de Guaranys. Ainda mais que a ANAC sacaneou ele com essa de “investigar” o aeroporto de Claudio.

  7. Adriano
    3 anos ago

    Trabalho em uma Cia Aérea a quase um ano, e só “conheci” a ANAC nessa copa, por que será ??
    O aeroporto que trabalho não existe pontes de embarque e existem apenas 08 posições em frente a sala de embarque, as outras são bem remotas, ou seja, embarque com ônibus até a aeronave e durante a copa lá estava ela a ANAC autuando a empresa inúmeras vezes, mas por que ?
    Porque como lei embarcamos as prioridades na frente, mas quando o ônibus chega na porta da aeronave é complicado você tirar todas as prioridades de dentro de um ônibus lotado, e até que todas elas entrem na aeronave a ANAC pode autuar por deixar os outros clientes esperando no ônibus por “muito” tempo. Então eles disseram:
    – Vocês precisam embarcar primeiro as prioridades por lei na aeronave também e não só no ônibus nem que tenham que mandar em um ônibus separado.
    Claro a ideia faz sentido, mas espera, a empresa paga por cada ônibus solicitado (Obs mais de 120 voos diários partindo deste aeroporto ) ou seja custo elevado, onde as posições são tão remotas que você tem que encerrar o embarque com 18 minutos antes do horário do push back, então o cliente chega faltando 11 minutos e diz:
    – Mas aqui no cartão de embarque diz que encerra com 10 minutos antes do voo
    Pois é, bem vindo ao Brasil.
    A ANAC poderia cobrar melhorias dos aeroportos, a mas não teria graça porque se a infraestrutura do aeroporto fosse boa, dificilmente a ANAC ganharia dinheiro.
    O sistema é f…

  8. Jose Alcantara Modena
    3 anos ago

    Guaranys tem sido o pior Diretor-Presidente, comparado a todos que ja passaram pelo colegiado da Anac. Essa festa eh um indicador da ruindade do sujeito. Comemorar o autoritarismo, restringiu quanto pode a operacao nos aeroportos; nao deu pau? Otimo, comemora-se isso. Ridiculo! Eu tambem tenho vergonha da Anac de Guaranys.

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      O problema é que ele não é do ramo, e não tem a menor ideia do que seja aviação civil. O sujeito REALMENTE acha que fez um excelente trabalho na Copa, esse é que é o problema.

    • Paulo A. N.
      3 anos ago

      Gostaria de acrescentar que o “(Muy) Ministro” Moreira Franco, foi enfiado na ANAC depois de ser alvo de investigações em fraudes na mega-sena enquanto o mesmo era um dos “(Muy) Chefes” de Loterias da CEF.

      Lembrei daquele videozinho chiclé… Táca-le pau.

  9. David Banner
    3 anos ago

    Digo e repito … para a ANAC só existe a figura do passageiro. Se o passageiro não está reclamando, então está tudo as mil maravilhas.
    “- Passageiro de boca fechada mantém a imprensa afastada!”, deve ser o lema interno deles.
    Assim, o esforço é puro e simplesmente no sentido de tomar ações que o PASSAGEIRO de linha aérea fique quieto. O resto é resto.
    Emissão de licença, melhoras na regulamentação , agilidade no atendimento aos usuários da agência (aeroviários) … tudo isso pra ANAC é considerado um mal necessário. Um estorvo. Uma mala sem alça. Se pudessem apertar um botão pra explodir os pilotos, comissários, controladores, etc… e saíssem impunes, o fariam sem dó nem piedade!!!!!!!!!!

  10. Juliano Rangel
    3 anos ago

    Rapazes, sugiro encaminhar a matéria ao Pânico na Band, pois pelo menos irão nos fazer rir…

  11. isaely
    3 anos ago

    Serah que sempre foi assim… Brasil?!!

  12. Danilo S.
    3 anos ago

    Bela analogia. Seria ótimo se conseguíssemos levar o texto adiante…

  13. Marcius
    3 anos ago

    Raul, parabéns pela analogia!!! Perfeita!!!!
    Este texto bem que poderia estar estampado nas páginas das revistas Veja, Isto É, Época, etc, para que TODOS pudessem ver como funciona este circo chamado ANAC.

  14. Douglas
    3 anos ago

    Está agência reguladora desregulada, é o que a aviação da canetada, das horas BIC, do Cmte que pagou 20K para alguém fazer a prova de PC em Curitiba pra ele, do famosão duble de piloto que faz TACA nas suas horas de folga merecem.

  15. W Bailey
    3 anos ago

    Pois é, com a presença da fiscalização não houve descumprimento de slots, piloto voando sem habilitação, diminuiu o TACA e os índices de atraso da aviação regular ficaram dentro do razoável. Sucesso da operação mesmo!!! Parabéns à ANAC

    • David Banner
      3 anos ago

      Só que não …

      • David Banner
        3 anos ago

        Digo e repito … para a ANAC só existe a figura do passageiro. Se o passageiro não está reclamando, então está tudo as mil maravilhas.

        “- Passageiro de boca fechada mantém a imprensa afastada!”, deve ser o lema interno deles.

        Assim, o esforço é puro e simplesmente no sentido de tomar ações que o PASSAGEIRO de linha áerea fique quieto. O resto é resto.

        Emissão de licença, melhoras na regulamentação , agilidade no atendimento aos usuários da agência (aeroviários) … tudo isso pra ANAC é considerado um mal necessário. Um estorvo. Uma mala sem alça. Se pudessem apertar um botão pra explodir os pilotos, comissários, controladores, etc… e saíssem impunes, o fariam sem dó nem piedade.

        • W Bailey
          3 anos ago

          Só que não…

          • controlador
            3 anos ago

            piloto e comissário só reclama p o salario q ganham. a aviaçao existe para o POVO e nao o contrario

  16. Menezes
    3 anos ago

  17. rbiten
    3 anos ago

    Sem comentarios para seu post. Simplesmente fantastico. Parabens pela escolha das palavras e pela brilhante analogia.
    Eu tb tenho vergonha da ANAC.

    Abs

  18. Aguardem os confrontos judiciais, quando os processos – que estão sendo montados – forem distribuidos. Só isso.

    • Hudson Eduardo
      3 anos ago

      Sera Cmte Fabio, que vao mesmo meter processo?

    • fabio brito
      3 anos ago

      Como assim comando? Que processos?

      • Raul Marinho
        3 anos ago

        Provavelmente, ele esteja se referindo aos processos de indenização por danos materiais (lucros cessantes) que os operadores da aviação geral poderão mover contra a ANAC.

  19. fpulz
    3 anos ago

    É triste, porém ao meu ver, esse comportamento não é novidade ou algo inesperado vindo da Anac.

    É muito óbvio que esse autoritarismo barato e essa arrogância são marcas registradas do nosso atual governo.

    Invertem-se os valores, seja na aviação, seja na economia, seja o que for. É bonito ser feio, e quem discordar, não quer o progresso da nação.

  20. Beto Arcaro
    3 anos ago

    O “gosto” da ANAC sempre foi por Aviões e Pilotos no chão. É assim que fica bom pra ela. Esse gosto foi arraigado na época da Copa.
    Eles tem que comemorar mesmo!
    Conseguiram manter todo mundo no chão! Plunkt Plackt Zoom não vai à lugar nenhum!

  21. Marcin
    3 anos ago

    “Não vai subir ninguém, todo mundo quietinho aí, não vai subir ninguém”

  22. Marcio Calazans
    3 anos ago

    Raul,

    Parabéns pelas palavras, não poderia haver comparação melhor neste caso.

    Com certeza é a esbórnia com dinheiro dos usuários!!

    Calazans

Deixe uma resposta