Informativo EJ: “Comunicado aos alunos – reajuste no combustível”

By: Author Raul MarinhoPosted on
352Views13

Reproduzo abaixo o informativo que a EJ está enviando a seus alunos, que contém duas informações importantes. A primeira é o próprio aumento da Avgas, agora de 3,5%: o terceiro na sequência, totalizando mais de 30% no ano. A segunda, o fato de a instrução aeronáutica estar ficando mais cara devido a isso, apesar de a escola não estar repassando integralmente o seu aumento de custos, devido á retração na demanda.

…E depois reclamam do meu pessimismo! Dá para ser otimista num ambiente desses?

Informativo EJ
sexta-feira, 1 de agosto de 2014
Comunicado aos alunos – reajuste no combustível

Prezados  alunos e clientes,

Neste mês de agosto, a Petrobrás anunciou novo reajuste no combustível de aviação (avgas), desta vez de 3,5%. Já somam-se dentro do curto período de três meses o total reajustado de 23,5% . Se considerarmos o reajuste do início do ano, passamos de 30%.

Apesar disso, a EJ tem procurado minimizar o repasse deste custo nas horas de voo, aplicando um percentual bem inferior ao praticado pelas distribuidoras.

Gostaríamos de esclarecer que, mesmo com este aumento exorbitante, todas as horas adquiridas em valores inferiores serão honradas pela Escola. Esperamos e torcemos para que esta recorrência de reajustes seja contida.

Agradecemos a compreensão.

A diretoria.

 

13 comments

  1. Pedro
    3 anos ago

    Olha que matéria bem fraquinha! http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/08/1494949-jatinho-paga-r-1-para-estacionar-em-aeroportos-no-pais.shtml Pq n falam do custo do combustivel? E outra, o custo de pouso e decolagem! Que vergonha!

  2. Beto Arcaro
    3 anos ago

    Francamente, eu não sei como eles podem dizer que não vão repassar esse aumento para o custo da hora de vôo.
    Custo esse, que se fizermos as contas, sempre empatou com o custo operacional das aeronaves utilizadas na instrução.
    Vão voar com prejuízo? Não, é claro!
    Só que esse lucro tem que sair de algum lugar, não?

    • Cadu
      3 anos ago

      A noticia não foi essa. Estão informando que quem já adquiriu as horas, não terá o valor alterado e que estão tentando minimizar o aumento.

      • Antonio Santos
        3 anos ago

        O que não é favor nenhum, estão apenas cumprindo com o código de defesa do consumidor.
        Também é bom lembrar que a EJ alem de famosa pela estrutura e principalmente pelo estado que esta instalada também é conhecida pelos altos preços que aplica em suas horas de voo, o que pode levar a crê possuem uma margem de lucro superior aos demais. Segue pequeno comparativo:

        Ej C152 R$420,00 hora
        Aeroclube Santa Cruz do Sul C152 R$325,00

        • Beto Arcaro
          3 anos ago

          Exato! Como é que você vai subir o preço de algo que já vendeu?
          Agora, o que eu digo, é que se fizermos uma conta simples de custos operacionais de um Cessna 152, veríamos que a hora de vôo, pra compensar, teria que ser mais cara, com o sem o aumento dos combustíveis.
          Estarão sucateando os aviões, para ter um pouco de lucro?

          • Gaúcho
            3 anos ago

            Caro Beto,

            Faz quanto tempo que tu não entra em um avião de instrução? A frota brasileira está bem envelhecida. E em algumas escolas, estão usando da tática “dar uma mão de tinta” para as ACFTs saírem bem nas fotos usadas no marketing que elas fazem.

            Um verdadeiro horror!

            • provocador
              3 anos ago

              Gaucho, se está falando da EJ, vai lá e veja a manutenção, voe em seus aviões… eu conheço.

            • Beto Arcaro
              3 anos ago

              Você entendeu o que eu escrevi??

  3. Não acho que seja pessimismo. É realismo. Aviação nunca foi fácil e sempre custou caríssimo. Hoje em dia, com a “Síndrome-da-Alice-no-País-das-Maravilhas” que acomete o atual desGoverno – inclusive com arroubos autoritários desferidos contra agências / consultorias / bancos que “ousam” diagnosticar a verdade para seus clientes -, está ficando ainda pior. Em termos de políticos / governos / serviço público, nada no Brasil é tão ruim que não possa ser piorado um pouquinho mais. Nunca os subestimem…

  4. Edelvan Rocha
    3 anos ago

    Sou de tão longe da EJ mas sempre queria fazer minhas aulas lá, vou fazer o possível e o impossível para garantir todas as horas necessárias lá. a Critica dessa Escola de Aviação são as melhores!
    Interior do Maranhão!

  5. Joao paulo
    3 anos ago

    Claro esse politico de M… fazem a besteira comprando refinarias superfaturadas entre outras coisas e quem acaba pagando???? Meu deus do ceu me uma oportunidade pra que eu saia desse país so quero uma….

  6. Leandro
    3 anos ago

    Alguém tem que pagar a conta das anormalidades (jeito bonito de falar c****ada) do governo e da agência que regula os combustíveis em geral. Logo vem o aumento para os automóveis.

Deixe uma resposta