“Eu voo PT-BIC, sim, e daí?” – Ou: orgulho de ser estelionatário!

By: Author Raul MarinhoPosted on
764Views24

Neste final de semana, recebi uma das mensagens mais estarrecedoras da história do blog. Na seção de comentários do post “‘Pano preto’ e ‘PT-BIC’” (que tem mais de 2 anos, por sinal), escreveu o sujeito que se identifica como “Cmte. Cleber” (e-mail informado: cleber@airjet.com, IP da máquina utilizada para a postagem: 179.153.11.78):

Vixiiii, minha CIV tem 800h…. se eu voei 350h é muito, o resto foi só bic. Hj trabalho para um fazendeiro com um Baron, já voei 200h legalzinho e não me arrependo de nada. Brasil, no país de errados, quem está legalmente certo, está efetivamente errado.
Por exemplo o Raul, diz que sua CIV está ” virgem” de bic…. fantástico… está desempregado, chorando num blog. A minha está estuprada de BIC e eu estou voando feliz da vida!!!!

Quando publiquei o post “Blog Segurança da Aviação Civil: ‘Código Brasileiro de Aeronáutica – CBA: o que você como piloto precisa conhecer sobre as infrações’”, disse que voltaria em breve à questão do CBA, e era sobre o que vai acima que eu me referia. Ora, vejam lá o que diz o artigo 299 do referido Código (os grifos são meus):

Art. 299. Será aplicada multa de até 1.000 (mil) valores de referência, ou de suspensão ou cassação de quaisquer certificados de matrícula, habilitação, concessão, autorização, permissão ou homologação expedidos segundo as regras deste Código, nos seguintes casos:

I – procedimento ou prática, no exercício das funções, que revelem falta de idoneidade profissional para o exercício das prerrogativas dos certificados de habilitação técnica;

(…)

V – fornecimento de dados, informações ou estatísticas inexatas ou adulteradas;

(…)

Mas isso nem é o mais grave. Pedi ao amigo Marcelo Quaranta, autor de um ótimo texto sobre o PT-BIC que está nos comentários do post em que o tal “Cmte. Cleber” publicou seus impropérios, que desse a devida resposta a este sujeito. O resultado é o que segue abaixo:

Eu vou começar essa resposta te chamando apenas de Cleber. Em nenhum momento você pode ou merece ser intitulado como “comandante”, a não ser por você mesmo. Se eu tivesse que intitular alguém como você, teria que começar por Estelionatário Cleber, Falsário Cléber, Fraudador Cléber ou quem sabe Criminoso Cleber.

Fosse lá qual desses quatro “títulos” eu te desse, você estaria com certeza fazendo jus integralmente a ele, ou aos quatro ao mesmo tempo, pois quem usa a mentira e a “lei de Gérson” na aviação JAMAIS pode ser chamado de Comandante. Isso você não é e parafraseando o “Capitão Nascimento”,.. Nunca será.

Cleber, a sua caderneta pode ter 800 horas, mas essa experiência não está em você. Isso é uma coisa mais difícil de fraudar e uma hora as suas contradições vão aparecer. E eu espero que não seja de uma forma drástica.

O fato de você estar empregado forjando uma experiência apenas faz do teu patrão e dos teus passageiros vítimas de um criminoso irresponsável, de um profissional menor, sem valor e que já começa a vida na aviação justificando a própria falta de caráter nos erros que comumente vemos no Brasil, mas que é padrão apenas para os ardilosos pobres de espírito.

Comandante você não é, e justifica ser chamado popularmente como “um sete um”, em alusão ao Artigo do Código Penal, que muito claramente tipifica atitudes como a sua: – “Estelionato – Art. 171. – Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento: Pena – reclusão, de 1 (um) a 5 (cinco) anos, e multa.

Daí para a frente, é com as autoridades: o IP está aí. Se esse sujeito é mesmo piloto, possivelmente usou a mesma máquina para suas atualizações no sistema SACI da ANAC, então não deverá ser difícil chegar a ele. Se eram os 15min. de fama o que o tal “Cmte. Cleber” queria, ele conseguiu. Parabéns! Agora, aguente as consequências.

24 comments

  1. Bruno Martins
    3 anos ago

    Meu nome é Bruno e estou cursando o 5º semestre de aviação civil e enviei esse link para meu professor para que fosse discutido em sala e ele me pediu seu e-mail Raul porque ele é investigador do CENIPA.

  2. André
    3 anos ago

    Não é difícil esconder IP e alterá-los. Pessoas fazem isso o tempo todo por vários motivos, eu faço isso todo o final de semana. Existem jogos que eu gosto de jogar que só estão disponíveis na Coreia do Sul, logo para ter acesso eu preciso camuflar meu IP, e enviar através de um programa um IP Coreano, o site pega o IP Coreano e acha que eu estou na coreia do sul, e pronto eu posso jogar meu jogo. Se é alguém que quer apenas irritar o site, ele com certeza sabe fazer coisas simples como a que eu falei, e provavelmente é tudo mentira, e ele conseguiu o hate que queria. Se for um piloto de verdade que usa bic, bom se ele é burro o bastante pra alterar horas de voo, deve ser burro pra não saber se camuflar.

  3. Andre
    3 anos ago

    É galera, ficar sem emprego é angustiante, principalmente depois do investimento para tirar todas as habilitações. Mas ter paciência faz parte do perfil da profissão. Muito cuidado para o PT-BIC não virar um PP-BPP…

  4. André Rocha
    3 anos ago

    Pessoal, além de atestar o que foi dito sobre o IP do indivíduo, descobri que o IP é proveniente da cidade de Guaratã do Norte – MT, norte de Mato Grosso, mais especificamente as coordenadas indicam que está em uma zona rural da cidade. Sobre as horas BIC desse cidadão, infelizmente não creio que terá algum tipo de punição, recentemente fiz uma denuncia sobre um golpe de uma suposta companhia aérea, que não deu em nada.

    • André Jesus
      3 anos ago

      O IP muda algumas vezes por semana se for internet a cabo, ou muda toda vez se for internet via telefone. Por exemplo hje este IP esta na cidade de São Paulo Coordenadas -23.5505, -46.6333

  5. Fernando Rodrigues
    3 anos ago

    Voltando a comentar, até por curiosidade, não deixei de fazer uma breve investigação, utilizando ferramentas de consulta pública.

    Inicialmente o domínio airjet.com não existe oficialmente, ao tentar pingar esse domínio, ele gera um numero ip que nos leva a um servidor no estado do Kansas, porem ao tentar rastrear diretamente o domínio ele nos leva a uma organização privada afim de manter a privacidade em geral contra spam. Ao acessar o site da entidade, sediada no panamá temos um documento explicando melhor: http://privatewhois.net/.
    O legar é que apesar de privado, não se trata de uma atividade criminosa, já que existe um endereço de e-mail destinado a denuncias de abusos, pelo menos é o que parece.

    continuando, ao tentar, O domínio airjet.com, não existe para acesso direto, o mesmo gera um link e direciona para a página de login do facebook ou para sua página de feed caso você já esteja logado.

    O link gerado ao tentar acessar o domínio airjet.com parece ser variável, a cada tentativa, tenta apresentar um destino diferente.

    nas minhas 3 primeiras tentativas de acessar o link, gerou um redirecionamento para o link abaixo e posteriormente um novo redirecionamento para a página do facebook.

    http://11205-167-111.ampclicks.com/?sid=NUEmXTQIGzkoGShQXgs5J1ADAzY2UCoXPQhBNn0CcAQCXX94A08PaGcCexRjVRh7ehd5BglZeHYHTw9oZwNhCGRdG3h%2BBmcFB1w3fQ%3D%3D

    Nas próximas tentativas estava redirecionando para o link abaixo e ficava nesta página, totalmente em branco.
    http://ww1.officialbookingsite.com/

    Quanto ao IP 179.153.11.78 é um range de propriedade da empresa NET. Apesar do serviço oferecido para seus clientes ser de ip dinâmico, conheço muitos casos de clientes net no qual o ip não muda após reiniciar o modem, por ironia ou não, o ip estava pingando, porem isso não quer dizer nada, já que ele pertence a um range ativo.

    Nota: não confio em nenhum dos links publicados, ao tentar acessa-lo será por sua conta em risco. Apenas o fiz por estar em uma maquina segura, exclusiva do meu serviço.

  6. Fernando Rodrigues
    3 anos ago

    Raul, se antes já te admirava muito, agora te admiro mais ainda. Se tem uma coisa que eu odeio é essa mentalidade que esses criminosos tem. O sujeito acha que pode fazer qualquer tipo de coisa errada e se alguém denunciar é taxado de “cagueta”. A como eu odeio essa palavra, como se o culpado fôssemos nós, por atrapalhar a atividade criminosa.

  7. Raul, só posso parabenizar a você e ao Marcelo Quaranta, pela denúncia e pela resposta. Repúdio ainda é pouco para quem se orgulha em colocar vidas em risco dessa forma. Também é triste pensar que, quando algo acontece a um “piloto” assim, há quem queira chamar o ocorrido de “fatalidade”.

    E sinceramente? Pouco me importa se é apenas um moleque, um “bullshit artist”. Nos EUA, adolescentes já foram presos por simplesmente forjar ameaças de bomba a bordo de voos de linha aérea, por pura “brincadeira”. A punição veio, exemplar como deve ser, para mostrar que com aviação e com segurança, não se brinca.

  8. wassall
    3 anos ago

    Todas hipóteses enunciadas são críveis, mas, como o comportamento “malandro” de muitos aqui no Brasil é notório, parece ser um estelionatário vaidoso. Te cuida que a “bruxa” está solta.

  9. Philip Barboni Ribeiro
    3 anos ago

    Muitos adjetivos vieram à minha mente ao ler este post. Uma sensação péssima tomou conta de mim por alguns instantes. Conheço um PT-BIC que já passou por seleções em algumas cias aéreas e até hoje está por aí, à deriva no mercado (felizmente). Não sei se exatamente por não demonstrar a experiência que diz ter na CIV ou se por algum outro fator (comportamental, psicológico). Só sei que voando por aí ele não está, e por mais que seja um conhecido, me preocupa e entristece saber que devem haver muitos por aí, muitos até voando, colocando em risco a vida de pessoas e as suas próprias. Me entristece também por outro lado saber que há os idôneos, os que estudam(ram), os que voam(ram) cada minuto lançado em suas CIV’s, estes idôneos que perdem suas vagas para figuras como o autor do comentário deste post (este talvez seja o meu caso quando checar nos próximos meses).

    De certa forma, é também para lutar contra estes seres repugnantes que talvez, a cada dia que passa eu me dedico mais à aviação. Infelizmente não faço parte da “Comunidade da Aviação Civil” como gostaria (ainda), mas o mínimo que faço é seguir as regras, as normas, as limitações etc. Regulamento existe para ser cumprido e “só deve ser transgredido para manter a segurança da acft, seus ocupantes, pessoas e coisas no solo”, coisa que o autor do comentário e os que “canetam” nem deve se lembrar.

    Torço para que seja um “bullshit artist”, um “fake”, “alguém da ANAC”, ou “sei lá o que”, mas torço mais ainda para que as autoridades coíbam esse tipo de ato, por mais difícil que seja acreditar que farão algo. Não quero ser descrente, mas não temos alternativa a não ser colaborar com as autoridades e dar o mínimo de credibilidade (coisa que anda em falta há muitos anos em nossa nação).

    FLY SAFE!

  10. Luka
    3 anos ago

    Só digo uma coisa, é triste, é lamentável, é revoltante quem voa todas as horas necessárias para adquirir todas as licensas e vc saber que seu companheiro de serviço ou algum conhecido fez tudo na BIC estar tranquilo e trabalhando enquanto amigos seus parados e sem voar pq não tem horas suficiente. Eu trabalho na aviação agrícola e antes de ir para ela dei por um bom tempo instrução e tb voei aviões mais pesados e adquiri uma boa experiência.. não adianta denunciar, não adianta nós chingarmos.. temos que engolir a seco. Sei que já foram feitas denúncias contra um sujeito que é conhecido no Brasil inteiro por vender horas e até hoje nada.. então é mais complexa a coisa do que pensamos.

  11. Mario
    3 anos ago

    É assim Mesmo. Aqui, o Bonito é ser feio ! bonito é ser desleixado. Bonito é o cara que Não estuda e passa na Prova “colando” mas o melhor é que a vida se encarrega de banir esses espertos. Qualidade, educação e respeito NUNCA saem de moda. E aproveitando o POST gostaria de fazer uma pergunta. Como faço pra denunciar um piloto que voa sem carteira ? Á quem eu posso Comunicar ?

  12. André Pavin
    3 anos ago

    Lamentável! Que seja punido como deve o tal ‘comandante’. Pior que existem muitos desses por ai, esse ai apenas mostrou as caras.

  13. Leandro David
    3 anos ago

    A distância mais curta entre dois pontos realmente é uma reta e isso, quase sempre, se aplica a uma navegação aérea, porém, totalmente oposto é a experiência conseguida através de horas e horas de vôo, seja no treinamento ou no dia a dia atrás do manche tomando decisões e realizando bons julgamentos no exercício da profissão. Não se faz bons pilotos somente em tempo bom e com certeza não se faz profissionais na aviação voando PT-BIC. Tenho quase 14 anos de aviação, passando pelos altos e baixos, inclusive até desemprego e não possuo mais do que 2000 horas. Mas posso afirmar que todas são realmente voando e recebendo as consequências de minhas decisões conscientes fundadas em segurança de vôo acima de tudo. Tudo se paga um preço, espero que apenas o protagonista pague por ele, e mais ninguém ao seu lado.

  14. Saulo Sousa
    3 anos ago

    As autoridades não irão fazer nada sem a devida provocação do cidadão informando o fato, o IP ja foi divulgado, formalizem a denúncia seja a ANAC ou mesmo a Polícia Federal. Porém diante das frases escritas pelo “Cleber”, isso não passa de slgum molequinho com menos de 18 anos que quer brincsr com coisa séria, emnenhum momento vejo algum sinal de maturidade nas frases. Você já viu ou ouviu falar de alguém que praticou ilícito e sai pelas ruas esnobando o fato?

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Pode ser um molequinho, pode ser até alguém da própria ANAC querendo denegrir os pilotos. Mas também pode ser um piloto, e isso só a polícia poderá descobrir. O IP já está com eles, por sinal, e também com a ANAC.

      • Sander Ruscigno
        3 anos ago

        Se a polícia agir com rapidez eles talvez descubram quem foi o autor desse comentário. O IP por si só não diz muita coisa, pois eu por exemplo, conecto por uma rede 3G, isso significa que a cada vez que eu clico em conectar o meu IP é diferente.
        Claro que a operadora armazena log dessas conexões, mas não por muito tempo…

        Tenho pra mim que esse é um caso perdido aqui no Brasil, uma pena…

        • Bordin
          3 anos ago

          Não é difícil de descobrir já que existe uma probabilidade muito grande dele ter usado o mesmo IP para ter acessado o SACI. Se ele fez isso pronto, a ANAC tem como crosschecar o IP com o Login no sistema.

  15. Paulo Afonso Nogueira
    3 anos ago

    O mais chocante desta triste história, é o modo como esse fraudador se orgulha de sê-lo. Por outro lado, essa questão pode ser um ponto de partida para que possamos começar uma ofensiva severa contra essa prática, que além de criminosa, põe vidas em risco.

    É por falsos comandantes como esse, que estamos sempre operando no limiar da tragédia, é por falsos comandantes como esse, praticante da Lei de Gérson, que a comunidade da Aviação Civil (termo muito bem cunhado pelo Cmte. Bosco, este sim COMANDANTE), que não conseguimos desenvolver em todos o valor fundamental da segurança de voo e segurança operacional.

    A ocasião faz sim o ladrão, frauda-se uma CIV, frauda-se uma manutenção, mas a morte não é uma fraude, é uma perda irreparável, de valor inestimável e muito concreta.

    Desejo profundamente que esse criminoso sem o menor senso ético (outra coisa por muitos excluída) seja definitivamente banido da aviação.

  16. Beto Arcaro
    3 anos ago

    Orgulho de ser “medíocre”.
    Quanto esse sujeito ganha?
    O Patrão dele deveria procurar o PROCOM!

    • David Banner
      3 anos ago

      Deve ser um desses zé ruela que cortam a proa de quem voa direito e aceita voar por mil conto por mês + um pastel com coca.

  17. Se é que o cidadão é “for real” (me pergunto se não é algum “bullshit artist” dos públicos & notórios, tirando sarro), o mais espantoso é ele se arriscar à exposição pública por pura vaidade / imaturidade, tipo o cara que – no dia seguinte do assalto ao banco -, vai na loja da Bentley e se dá um de presente. O peixe morre pela boca. Daqui a pouco ele cai…

Deixe uma resposta