As piores bobagens que estão falando sobre o acidente de Santos

By: Author Raul MarinhoPosted on
433Views23

Nunca antes na história deste país, como dizia o outro, falou-se tanta bobagem sobre aviação quanto alguns estão falando agora, em declarações relacionadas ao acidente de Santos, que vitimou sete pessoas, dentre elas o Eduardo Campos, candidato à presidência. A maioria, felizmente, é inofensiva – como por exemplo, o tal estivador que afirmou ter “aberto os olhinhos verdes” do Eduardo, que não leva a nada. Mas duas dessas bobagens são particularmente nefastas, por isso gostaria de comentar:

Bobagem #1: “Investigações devem responsabilizar piloto pelo acidente que matou Eduardo Campos” – Portal R7

Eu queimo minha CHT se algum investigador do CENIPA tiver realmente dito que há indícios de “culpa do piloto” nesse acidente. Além da óbvia precipitação da declaração, há afirmações simplesmente incorretas atribuídas à tal “fonte ligada à investigação” – que se atrapalha até com a definição de o que seja um bloqueio em navegação aérea. A falta de ética e o desrespeito para com as pessoas dos pilotos nessa manchete é ultrajante, certamente o que de mais abjeto e nojento se pode fazer neste momento.

Porém, o que realmente me irritou foi outra coisa; isto:

Bobagem #2: “Especialista, Ivan Santana não acredita que o avião pegou fogo antes de cair” – Encontro com Fátima Bernardes/TV Globo

O tal do Ivan até que não foi de todo mal em suas declarações, mas quando resolveu dizer que “a arremetida é uma confissão de culpa por parte do piloto”, aí ele cometeu o pior deslize que poderia, algo quase criminoso. Há, de fato, certo preconceito contra os pilotos que arremetem, em círculos de baixa cultura de segurança aeronáutica: nestas localidades, infelizmente, a arremetida é vista como uma característica de um piloto “medroso” ou “covarde”. Mas isso decorre de pura ignorância! Uma arremetida é, pelo contrário, sinal de elevada consciência situacional e profissionalismo: manicaca é o piloto que pousa mesmo sem enxergar a pista na MDA ou com a aeronave desestabilizada, e não o contrário!

Pois muito bem. Aí aparece um “especialista” em aviação falando no canal de TV de maior audiência do país que “a arremetida é uma confissão de culpa por parte do piloto”… Imagine o cmte. Juquinha, lá de Xinxerê da Serra, ou o Joãozinho, estudante de PP, vendo isso! Quem é que vai falar para esses sujeitos agora que a arremetida é um procedimento de segurança bem vindo? Quantas palestras dos SERIPAs, ou dos Contatos Radares da vida serão necessárias para fazer o contraponto a essa fala irresponsável???

Lamentável, hein sr. Ivan!? Para quê falar um negócio desses???

23 comments

  1. Geovane Delfim
    3 anos ago

    Lamentável ter que ouvir,ler tal coisa!!!ele poderia ter ficado de boca fechada.

  2. Bruno Franciscone
    3 anos ago

    Raul, a mídia de fato passou dos limites na ânsia de dar a notícia em primeiro lugar… falou-se de queda de helicóptero, depois de monomotor, falou-se em bomba no avião…. um monte de asneiras uma atrás da outra….. por isso não confio em nada que a mídia de baixo calão diz à respeito de nenhuma área, não só da aviação…. só o tempo vai solucionar a questão e então veremos mais uma vez que não há culpados e sim fatores contribuintes e filtros que não foram ativados! Abraço

  3. Raul,
    Sobre esse assunto do acidente recente e os tais especialistas, não consigo deixar de pensar numa frase atribuída a Albert Einstein:
    “Só há duas coisas infinitas: o universo e a estupidez humana, se bem que sobre o primeiro ainda tenho dúvida.”

  4. Simone
    3 anos ago

    Raul eu quase infartei com a demonstração do bloqueio e o “desbloqueio” e qdo afirmou que a arremetida é o mea culpa do piloto fiquei pasma, gentei ligar no programa, mas quem disse que achei o telefone, gentei mandar uma mensagem, quem disse que descobri como fazer isso, então deixei uma msg no facebook da Fátima Bernardes, mas lógico que não querem a opinião de quem realmente entende de aviação…..o sr Ivan Santana só fez culpar os pilotos e destruir a premissa de segurança de vôo…..triste fim para com a nossa aviação.

  5. Bruno Martins
    3 anos ago

    Raul meu nome é Bruno Martins e estou cursando o 5º semestre de Aviação Civil. Eu acompanho seu blog diariamente e achei muito interessante a matéria sobre o PT-BIC e inclusive encaminhei para o meu professor que é um investigador do CENIPA para que fosse comentado em sala de aula e ele me pediu seu e-mail. Se não tiver nenhum problema gostaria que me passasse para que assim ele possa entrar em contato com vc.

    brunomartins1904@gmail.com

    Obrigado.

  6. Beto Arcaro
    3 anos ago

    Como disse um Amigo, essa semana:
    “Rede Goebbels de Televisão”

  7. Eduardo
    3 anos ago

    Ahhhh Raul,
    E teve aquela do Bloquear (uma casa ou predio????) e desbloqueio dita por um “tar” especialista PP! Kkk
    Tá certo! Vou adotar essa na próxima:
    PT-… no “desbloqueio” iniciando o afastamento! Kkkk

  8. Eduardo
    3 anos ago

    A regra é clara: mínimos atingidos, aproximação estabilizada, visual com a pista? Pouso! Caso contrário, manetes a frente! Qualquer atitude contrária é pura imprudência

  9. Ilo Rego
    3 anos ago

    Essa galera da rede globo só faz merda, e o pais todo engole essas baboseiras. Triste a nossa situação de aeronautas se depender deles.

  10. Em se tratando da “Rede Esgoto”…por que é que não estou surpreso? Ainda bem que eu não vi isso. Não assisto tv aberta desde que lançaram os pacotes a cabo/satélite (i.e. uns 22 anos, por aí)…festival de ignorância, leviandade, falta de ética e de respeito e por aí vamos.

  11. Paulo Afonso Nogueira
    3 anos ago

    Especulações são normais, afinal, esse tipo de mídia vive mais disso do que de fatos concretos.

    Mas quanto ao “especialista” Ivan Santana, tanto ele como a Fátima Bernardes, podem ser considerados negligentes.

  12. Carlos
    3 anos ago

    E esse papo de que o voice recorder não gravou as duas últimas horas da cabine, muito esquisito, nunca vi isso.

  13. Taly
    3 anos ago

    Aiii me deu até um treco ruim quando eu ouvi!

  14. Fernando
    3 anos ago

    Sobre arremetida o blog Aviões e Músicas publicou esse excelente artigo do Gustavo Pilati:
    http://www.avioesemusicas.com/o-pouso-e-a-tal-da-arremetida.html
    Aviões e Músicas e Para ser Piloto são em dúvidas os melhores canais de aviação que há na internet em português

  15. anisioluiz2008
    3 anos ago

    Republicou isso em O LADO ESCURO DA LUA.

  16. Walner
    3 anos ago

    Para mim querem aparecer e falam qualquer bobagem sem nenhum embasamento ou conhecimento uma lástima!!!

  17. Rodrigo Capila
    3 anos ago

    Eu te falo uma coisa. Dá uma tristeza ler essas coisas, aguentar gente que nem sabe como um avião voa falar tanta asneira, ainda mais em um programa de TV. Como alguém redige uma matéria tão lixo como essa do R7?? Gente, isso é brincar com coisa muito séria!! Esse povo é doido!! Qual o objetivo, o que passa na cabeça de quem faz isso??

  18. Enderson Rafael
    3 anos ago

    Houve um tempo em que outro autor de livros de aviação tentou colocar-se à disposição pra esses casos. Mas como Ivan vendeu mto mais que eu falando abobrinha, é nele que confiam.

  19. Marcin
    3 anos ago

    Haja Seminário viu, dá até taquicardia de tanta irritação!

  20. Wave off ! Wave Off!
    3 anos ago

    Infelizmente num momento desses sempre aparecem os vulgo “Especialistas” para se promoverem na TV e ganharem um trocado, daí acabam falando o que não sabem ,detalhe que este senhor é autor de um livro de acidente aéreo, para vocês verem o nível em que chegamos, na qual um autor de um livro de aviação fala uma abobrinha dessa.

    Não é mais fácil ir direto a fonte ? como fez o Luís Bacci na Band que chamou um piloto de jato executivo para comentar e explicar como funciona a coisa toda?

    O negócio é desligar a TV e esperar o RF do Cenipa.

  21. Amorim
    3 anos ago

    Entrou no jogo deles, valorizou demais a arremetida após o toque como se esta fosse a mais ocorrente, deixando a aproximação perdida como esporádica, sendo que ainda não é possível afirmar que houve o toque na pista (me corrijam se eu estiver enganado). Aposto que as duas arremetidas que a convidada citou foram apenas aproximações perdidas, procedimentos corretos, tranquilos e seguros como estamos cansados de saber.
    Perdeu uma boa oportunidade de esclarecer e caiu nas graças do sensacionalismo.

  22. petersonramos
    3 anos ago

    Raul, existe alguma forma de a TV Globo corrigir isso que foi dito???
    Meu Deus, como este senhor falou besteira! E a explicação do procedimento, então…quanto “desserviço” à Aviação Civil em apenas quatro minutos!

Deixe uma resposta