Comunicado SNA: “Reunião SPO/ANAC”

Reproduzo abaixo o 1o item do Comunicado SNA recém recebido, com várias informações relevantes sobre testes de proficiência em inglês, obtenção da LPLA, recheques da aviação geral, e a alteração da Regulamentação da Profissão do Aeronauta ora em curso.

Reunião SPO/ANAC

Dirigentes do SNA estiveram reunidos na última terça-feira, 26/08, com a Superintendência de Padrões Operacionais (SPO) da ANAC para tratativas de questões de extrema importância para a categoria.

Dentre os temas abordados, tratou-se da grande preocupação do Sindicato com a demora e valores elevados para realização de exames de proficiência linguística. Tal fato tem causado enormes transtornos para os tripulantes e deve ser tratado com especial atenção pelo órgão. Nossa entidade tenta o credenciamento junto à Agência para que possa oferecer a avaliação de forma itinerante em todo o Brasil e a preços justos. O pedido será apreciado pela Agência nos próximos dias.

Falou-se, também, das dificuldades na obtenção de licença de PLA, sobre o que a Agência sinalizou uma solução com a publicação do RBAC 61, que se dará em meados de setembro. Serão aceitas as horas registradas em Comando e horas Sob Supervisão, solucionando o impasse do atual texto previsto pelo Regulamento.

Discutiu-se a dificuldade da disponibilidade de checadores para revalidação das habilitações dos pilotos da aviação geral, em especial os pilotos agrícolas. Foram discutidas diversas possibilidades de solução, e nos próximos dias formalizaremos os procedimentos para revalidação das habilitações dos pilotos agrícolas, credenciamento de checadores e demais procedimentos.

Em derradeiro, a diretoria do SNA debateu com os representantes da ANAC sobre minúcias do Projeto de Lei que pretende alterar a Regulamentação da Profissão do Aeronauta (Lei 7.183). Foram analisadas questões técnicas, operacionais e de segurança de voo, bem como possíveis impactos e fiscalização.

A reunião foi muito produtiva e, na ocasião, o SNA reafirmou seu compromisso de colaboração e cooperação para tornar a Aviação Civil Brasileira cada vez mais segura e profícua.

1. Antonio Santos

Realmente é um absurdo pagar de R$850,00 a R$1000,00 para fazer uma prova de inglês de no máximo 40 min, além do fato de existir pouquíssimos lugares habilitados para fazer o teste. E teria mais uma coisa a se pensar em relação a isso, se a prova é com base no ICAO que é uma regulamentação mundial, poque que a prova feita nos EUA ou Europa não vale no Brasil? Não faz sentido esse tipo de descriminação.

2. Leandro

Raul, o grupo de instrutores continua sem respaldo sindical para buscar melhoras? Algum movimento nesse sentido?

• Raul Marinho

Já entrei em contato com o SNA, e estou aguardando resposta.

3. Fred

Raul, boa noite!
    Sabe se essas horas em comando sob supervisão valerão tanto para o PLA quanto para o PLAH?
    Obrigado e parabéns pelo blog.

• Raul Marinho

Sim. Mas são as horas em comando “comuns” que valerão.

4. victor hugo gotuzzo

Tenho q. parabenizar esta direção do SNA,isso sim eh estar trabalhando,nao via a muitos anos um trabalho tao empenhado pelos aeronautas,Mas acho q, esse Icao eh uma palhaçada,por exemplo proeficiencia em inglês para voar ao Paraguai,uruguai,E argentina ou américa latina,se estes implantadores voassem nestas regiões saberiam q. nem precisa falar em inglês e sim espanhol,pois se quer o pessoal gosta q, fale em inglês principalmente na Argentina q. odeiam os ingleses e nem preciso falar porque,..Claro q. se voar para US tudo bem, mas tem muita aviação pequena e media q. voa para países q. basta falar espanhol q. esta tudo resolvido,entao porque não fazer prova para espanhol e liberar voo somente para estes países,..?

• Raul Marinho

Bem… Aí é uma questão de regulamentação da ICAO mesmo. No mundo inteiro é assim.

5. Cesar

Essa direção atual do SNA, ta dando um show em luta pela categoria.