ANAC multa piloto com base em RELPREV – Até quando iremos aguentar ilegalidades da agência que deveria ser a primeira a respeitar as regras?

By: Author Raul MarinhoPosted on
505Views10

Ontem, 7 de setembro, o portal Piloto Policial comemorou a data denunciando a ANAC por violação a uma série de preceitos e regras de segurança operacional ao multar um piloto com base em um RELPREV – leiam o post “ANAC aplica multa de R$ 800,00 em piloto da segurança pública com base em Relatório de Prevenção“, e entendam o caso em detalhes. Parabenizo o portal e o autor do post – Dr. Beni – pelo civismo demonstrado no dia de maior simbolismo cívico do calendário brasileiro.

A despeito da gravidade da denúncia do Dr. Beni, este não é o único exemplo de ilegalidade da agência que deveria ser a primeira a respeitar as regras. São tantas, que a gente nem percebe mais… Por exemplo:

Até quando iremos aguentar ilegalidades da agência que deveria ser a primeira a respeitar as regras?

10 comments

  1. Wagner
    3 anos ago

    Bom dia, Raul Marinho, gostaria que por favor se vc pudesse me sanar um duvida pertinente aos relatórios de segurança de voo. Minha duvida é a seguinte:

    O que é um RELPREV,para que serve?

    O que é um RELPER e para que serve?

    Antes de-lhe perguntar pesquisei no Google sobre estes relatórios, más o que encontrei foi um monte de informações desencontradas, espero que vc possa me responder por favor?

    Aguardo contato.

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Excelente pergunta!

      RELPER-Relatório de Perigo era o antigo nome do atual RELPREV-Relatório de Prevenção, ou seja: ambos são a mesma coisa. Mais do que isso: há tbem o RCSV-Relatório ao CENIPA para Segurança de Voo, que é a mesma coisa que o RELPREV, só que em meio eletrônico (o RELPREV é um impresso em papel: http://www.cenipa.aer.mil.br/cenipa/paginas/dpc/RELPREV.pdf).

      Veja no site do CENIPA isso:

      http://www.cenipa.aer.mil.br/cenipa/index.php/rcsv/relatorio-ao-cenipa-para-seguranca-de-voo/o-que-e-o-rcsv
      O que é o RCSV?
      Relatório ao CENIPA para Segurança de Voo (RCSV)
      O RCSV é uma importante ferramenta de prevenção de acidentes aeronáuticos e de gerenciamento de risco;
      Foi criado com base no conceito da voluntariedade, preservação da fonte e não punibilidade;
      Destina-se ao relato de situações de potencial de perigo;
      Qualquer pessoa poderá preenchê-lo e enviá-lo ao CENIPA; e
      Após a análise do RCSV, o CENIPA contactará a autoridade competente, solicitando a adoção de ações para eliminar o perigo ou mitigar os riscos.

      E isso:
      http://www.cenipa.aer.mil.br/cenipa/paginas/rcsv.php

      • Wagner
        3 anos ago

        Rual obrigado pela resposta. Mais uma vez o Blog esta de parabéns em ajudar aos quais necessitam de ajuda na aviação, continue assim.

  2. Marcius
    3 anos ago

    Desgraçados!
    Vamos fazer Relatórios de Prevenção denunciando as péssimas condições dos aeroportos administradas pela Infraero, tais como buracos nas taxiways, auxílios inoperantes, etc.
    Vamos ver se a merda da ANAC vai autuar a Infrazero.

  3. Sander Ruscigno
    3 anos ago

    Eu eu continuo no aguardo de uma resposta oficial da ANAC sobre essa questão das regras para os cursos teóricos. Cada vez que me respondem me passam um email diferente dizendo que não é “com eles”, e assim se vão quase um mês…

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Eles nunca irão te responder… Simplesmente porque essas regras não existem! É inacreditável, mas é verdade: a regulamentação sobre provas teóricas se baseia num regulamento revogado (o RBHA-61)!!!

  4. Julio Petruchio
    3 anos ago

    É. A Anac na figura do seu “Presidããããnte” já demonstrou estar “lhufas” preocupada com Segurança de Vôo com seu pacote de maldades da “Cocôpa”.

    Vão esperar o que de gente assim?!

    Aliás, se liguem: Anarc na prática é órgão arrecadador!

  5. Fernando Lima
    3 anos ago

    Na verdade temos que colocar esse assunto nas redes sociais , na empresa e em todos os meios de comunicação. É um absurdo que a ANAC seja a anac…cinto tanta falta do DAC.
    Essas provas ridículas e arcaica da anac, que não serve para nada! Bom , serve sim. Serve para reprovar de forma absurda, e cruel. Tendo em vista que perguntas são feitas em caráter de (pegadinhas) , duplo sentido…e pior….um monte de pergunta IDIOTAS, para a aviação real? Exe: qual é a latitude médio do trópico de capricórnio ? Ah! Quem ? Radial De? Qdm, Qdr? Gps? Ils? Vai xinga a tua mãe, xinga a minha não Em! Nao sabe navegar pelos tropicos de cancer e capricorneo é problema teu.
    Cara, na boa ….isso vai servir pra que na aviação Real?

    Grane abraço Raul .

  6. Freddy da Silva
    3 anos ago

    Quebrou todo preceito SIPAER / SGSO

  7. Antônio Carmo
    3 anos ago

    Republicou isso em Pensandoemmim.com.br.

Deixe uma resposta