O SNA publicou ontem as novas CCTs-Convenções Coletivas de Trabalho para os pilotos de táxi aéreo (o que inclui os profissionais da “91 pura”/executiva) e da aviação agrícola – vide links acima. Esses documentos regulamentam as relações de trabalho destes pilotos com seus respectivos empregadores, daí a sua importância de conhecê-los para quem atua nesses segmentos: tratam-se dos direitos deste profissionais.
Pedro Santos
4 anos agoEu tenho uma dúvida sobre como um piloto da executiva (91) consegue usufruir das reivindicações obtidas pelo sindicato.
Numa empresa, esta costuma ter um setor específico para tratar do tema e o sindicato tem contato quase direto com a empresa, o que faz que a implantação seja quase automática.
Mas e quanto o patrão eh uma pessoa física, como abordar o tema com ele, sem soar como um sindicalista “maluco e esquerdista”?
Este tipo de relação costuma ser bem mais informal do que profissional, e acredito que um guideline pode ser útil e necessário para os que atuam nesse ramo do mercado. A forma que os atuais profissionais já tratam do tema com seus empregadores pode servir como base para os iniciantes