ATENÇÃO: A ANAC cassou todas as “isenções” para as provas teóricas

By: Author Raul MarinhoPosted on
714Views64

Esta informação é importantíssima para todos os que estão realizando provas teóricas para licenças de diferentes categorias, por exemplo: um PCA que está pleiteando a licença de PCH ou vice-versa. Sem alarde, a ANAC cassou todas as “isenções” para as provas teóricas dos exames agendados após 21/09/2014, vide nota abaixo reproduzida do Compêndio de Instruções:

NOTA 2: As isenções de matérias previstas na nota anterior e na tabela de isenções (Anexo I) serão concedidas, caso as inscrições sejam solicitadas, presencialmente ou por e-mail, até o dia 21/09/2014. Não mais serão aplicáveis isenções às inscrições solicitadas após esta data.

Isso significa que o PCA que for realizar a banca de PCH (ou vice-versa) agora terá que fazer a banca com todas a 5 matérias – ou, visto por outro ângulo, este piloto não mais irá poder desfrutar da isenção das provas de Meteorologia e Navegação, como era antes.

64 comments

  1. Raul, o compendio foi atualizado em 24/02 e não consta mais a observação sobre a isenção. Qual é o seu entendimento a respeito ? Obrigado

    • raulmarinho
      2 anos ago

      Entendo que, se não há referência explícita sobre ser possível a isenção, então será necessário fazer todas as 5 matérias mesmo.

  2. Gabriel
    3 anos ago

    Rpz fiz MET no PPA, PCA e no PPL(aqui em Salvador não me deram isenção mesmo antes da ANAC extinguir) agora terei que fazer novamente no PPH e futuramente no PCH. Putz, nisso gastarei 100 reais a mais…

  3. FM
    3 anos ago

    Inacreditável a arbitrariedade dessa Agência. Sou PCA e antes das alterações no RBAC eu tentei com antecedência marcar a banca de PPH em vários lugares sem sucesso, sendo informado que não tinham mais datas antes da alteração do RBAC, e que depois haveria a necessidade do curso. Ok!! Esperei toda a lambança ser feita por aqueles incompetentes, para depois então saber do resultado. Bom, vendo que por enquanto não há a necessidade do curso, enviei a documentação de praxe para a inscrição esta semana e responderam dizendo que precisava de foto atualizada, pois a do RG era mais de 5 anos. OK!!!! Scaneei CNH e CHT e enviei e após algum tempo devolveram o e-mail mais uma vez agora informando que não há mais a isenção das matérias de nav. e met,…. pasmem!!! Meu.. essas matérias já sou aprovado e faço uso delas em todos os meus voos vamos assim dizer!!!! Agora pedem para eu pagar uma GRU em complemento da anterior (mais 100 pilas) para poderem agendar as 5 matérias!! É o fim mesmo e como os amigos disseram, num universo de acontecimentos maiores, não sei se algum %$#%& lá dentro vai consertar esta cagada.

  4. Paulo Kattah
    3 anos ago

    Será a coisa mais absurda que a Anac já fez, e pior, sem aviso prévio. Precisamos mesmo rasgar o verbo e não aceitar tal absurdo, caso seja mesmo verdade.

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Como assim, “caso seja mesmo verdade”, Paulo? Vc não leu a nota 2 no compêndio?

      • Paulo Kattah
        3 anos ago

        Sim Raul, eu li a nota, na verdade a frase que traduziria melhor o que eu quis dizer seria “caso isso de fato se concretize”, talvez eu tenha me expressado um pouco mal. Acho que a Anac conseguiu se exceder. Resta esperar e ver se de fato eles vão rejeitar os pedidos de isenção, o melhor é tentar marcar a prova sem especular demais, senão é perigoso eles acharem uma sopa na mosca. Será muito bom se todos que tentarem marcar suas provas com isenção de matérias daqui em diante puderem comentar suas experiências nesse post. Eu fiz a prova de PPH com isenção de matérias em 2013, está válida normalmente até 03/06/15. Agora pro PCH resta esperar pra saber como poderá ser feito. Abraço Raul.

        • Paulo Kattah
          3 anos ago

          Mosca na sopa…kkkkkk

        • Raul Marinho
          3 anos ago

          Mas ele já se concretizou tbém! Na verdade, foi justamente porque um amigo teve problemas ao marcar sua banca de PPH sendo PCA que essa história toda veio à tona. Não é o caso de “esperar e ver se de fato eles vão rejeitar os pedidos de isenção”: isso já está ocorrendo HOJE!

          • Paulo Kattah
            3 anos ago

            Então, já é hora da gente se
            mobilizar mesmo e começar a tomar medidas mais concretas! O bom mesmo seria um novo governo, porque o atual gosta de jogar tudo pra debaixo do tapete, mas podemos encaminhar um abaixo assinado/denúncia de ingerência administrativa junto ao MPF, acredito que 99% dos pilotos estariam dispostos a assiná-lo, mesmo que seja virtualmente temos como autenticá-lo. O que acha Raul?

            • Raul Marinho
              3 anos ago

              Situaçãozinha complicada, viu… Este assunto afeta muito pouca gente: qtas pessoas fazem provas na ANAC com isenção de matérias? Possivelmente algumas dezenas ao ano, no máximo. Isso praticamente inviabiliza um abaixo-assinado e tbém não atrairia a atenção do MPF. O dano é pequeno, além de tudo.

              O que eu acho que dá para fazer – e é o que já estou fazendo – é utilizar isso como mais uma atrocidade da ANAC, e compor um quadro mais amplo de como a agência barbariza na sua atividade regulatória. E aí, brigar pelo pacote completo, que inclui as regras absurdas para recurso, a obrigação do cara ir fazer simulador fora do país, os atrasos na análise de processos, a não homologação de cursos em escolas, e todos os demais exemplos de insegurança jurídica que tenho apontado aqui no blog. Aí sim, eu acho que dá para motivar o MPF a agir.

              • Paulo Kattah
                3 anos ago

                Sim Raul, é exatamente isso que eu estou pensando, também acho que a questão das isenções é apenas a gota d’água. Sabemos que todas essas coisas tem indignado você e todos os que acompanham e vivenciam essas realidades assombrosas que a Anac tem imposto, principalmente sobre nós pilotos. Creio que seu site será um excelente lugar para iniciar esse movimento, pela credibilidade que você tem para com os seus leitores e visto que você tem feito essas denúncias insistentemente em nome de todos os pilotos. Quero que saiba que sua indignação também é a nossa.

                Pode contar com o meu apoio.

              • Wagner
                3 anos ago

                Boa noite Raul. Raul concordo com sua opinião sobre este assunto, absurdo que a ANAC cometeu afeta muito poucos pilotos que fazem provas na ANAC com isenção de matérias, e que poucos iriam assinar este abaixo assinado em relação a isenção de matérias nas provas teóricas, mas vou te falar a pura verdade basta alguém chegar com este abaixo assinado dizendo que vai levar a ANAC ao MPF em qualquer aeroclube e nas escolas de aviação civil e dizer que para ferrar com a ANAC, que vai ter-se uma grande adesão de pilotos, alunos e todo o pessoal da aviação civil que vai aderir a causa e vai querer assinar este abaixo assinado!
                No grosso mesmo, basta chegar nos aeroclubes e nas escolas de aviação civil e só dizer que este abaixo assinado e para ferrar com a ANAC, que muitos não vão nem pensar duas vezes para querer assinar este abaixo assinado e já vai logo meter o nome.

                • Raul Marinho
                  3 anos ago

                  Eu não acredito que um abaixo-assinado seria uma boa estratégia neste caso. A ANAC está se lixando para o que os pilotos acham de suas regras…

                  • Wagner
                    3 anos ago

                    Boa noite Raul. Raul o abaixo assinado não seria para chamar a atenção da ANAC e sim, chamar a atenção do MPF para com esta arbitrariedade que a ANAC a muito tempo veem fazendo contra nós pilotos e com a Aviação Civil. Para que talvez o MPF tome alguma atitude como tomou aquele juiz que vc postou aqui no blog ordenando que a ANAC cumpri-se seu dever de ANAC, e também que serve para a ANAC saber que não vamos mais tolerar, o que esta porcaria de agencia do governo manda e desmanda a hora que bem entender! Que não vamos mais abaixar a cabeça e enfiar o rabinho entre as pernas para que tudo que a ANAC nos obriga a engolir guela abaixo e sim vamos procurar nossos direitos que temos e que muitos acham que não temos.

                    • Raul Marinho
                      3 anos ago

                      Mas se for para sensibilizar o MPF, então há caminho melhor do que abaixo-assinado. O ideal seria representar através de uma associação, como a APPA, p.ex. – ou, então, criar uma associação de estudantes de aviação, coisa que já deveria haver há muito! Pq o MP está acostumado a defender causas populares, com milhões de assinaturas, e aparecer com um abaixo assinado com centenas ou milhares não vai “dar IBOPE” lá, entende?

                    • Wagner
                      3 anos ago

                      Boa noite Raul, E não sei se vai dar ibope ou não o abaixo-assinado, mas infelizmente hoje em dia é necessário o ibope que a imprensa causa em certos questões judiciais, para chamar a tenção das autoridades. O certo não seria nem preciso de imprensa mas como vivemos no brasil e aqui a banda toca de outra forma infelizmente! É necessário que a imprensa pressione e marte-lê em cima da causa pois nós sozinhos não chegaremos a lugar algum. Em relação a APPA desconhecia tal entidade agora que vc citou vou me informar sobre esta associação, muito obrigado pela informação.

  5. Wagner
    3 anos ago

    Ao anonimo das 04/10/2014 das 02:31 pm, por favor me passe este telefone desta ouvidoria para que eu também possa colaborar, ou me diga aonde encontre este numero de telefone.

    • Anonimo
      3 anos ago

      É so ligar pro numero que está lá no site da anac 0800 e manifestar sua indignação com esses absurdos. Vamos lá pilotada, pra cima deles….

      • Wagner
        3 anos ago

        Boa noite anonimo das 04/10/2014 7:08 PM, deixei meu e-mail em um comentário abaixo, me envie um e-mail me instruindo o que e como devo falar para os otários da ANAC contra este abuso que eles estão cometendo a torto e direito contra nós!

        Aguardo contato.

  6. Anonimo
    3 anos ago

    Galera VAMOS CONTINUAR LIGANDO PARA OUVIDORIA,NÃO PAREM, TODO MUNDO TEM QUE LIGAR, DEIXAR AS LINHAS CONGESTIONADAS. MAS TEM QUE SER TODO MUNDO!!!!

  7. Ilo Rego
    3 anos ago

    Absurdo é uma imoralidade está modificação da Anac, só fazem prejudicar os pilotos, o que isso vai acrescentar? Qual o motivo para isso, estão achando que gastamos pouco para tornar-mos profissionais da aviação.

    Devemos fazer uma revolução, nos unir.

  8. Carlos Eduardo
    3 anos ago

    Raul, e no caso de quem já foi aprovado na banca de pp e não pôde checar em 2 anos, vai poder fazer só a prova de regulamento ou vai ter que fazer todas as 5 novamente?

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      As isenções de que trata este post são só para quem tem licenças em diferentes categorias – p.ex: o PCA que quer checar o PPH. Não se aplica à validade de CCTs, portanto – que, por sinal, é um assunto não regulamentado pela ANAC. Então, em princípio, nada muda. Pelo menos, até a ANAC publicar mais uma nota de rodapé nesse tal compêndio…

      • Carlos Eduardo
        3 anos ago

        Obrigado Raul!!! Dúvida esclarecida!

  9. Andre
    3 anos ago

    O cancelamento da isenção e a decisão mais absurda e autoritária da anac. Formandos de turma de ifrh q teriam a isenção de matéria de meteorologia não teriam mais . Agora vamos ao ponto os nomes dos formandos foram colocados no site da anac antes do dia 21/09 em 02/09 alguns alunos enviaram o email antes do dia 21/09 e terão a isenção de matéria os demais não a teram . Como uma turma alguns têm a isenção e outros não . O propósito da prova e medir conhecimento e não quem manda o e-mail primeiro e tem a isenção . Falha grave da anac

  10. Wagner
    3 anos ago

    Ao anonimo das 02/10/2014 03:29 PM, colega por favor me explica melhor como posso fazer esta reclamação e qual numero de telefone eu tenho que ligar?
    Me mande no meu e-mail, pois como o Raul disse há alguns babacas da ANAC patrulhando o blog e procurando pelo em ovo, para ver como eles podem nos ferrar ainda mais, são uns coitados e fracassados que não fazem absolutamente nada o dia inteiro a não ser ficar no face e whatssap batendo papo e pensando como poder ferrar os pilotos! Então vamos evitar de falar o que podemos e o que vamos fazer aqui no blog contra essa corja de idiotas, para eles não ficarem sabendo e tentar anular nossas ações.

    woliveiramello98@gmail.com

  11. barretoasaeroclube
    3 anos ago

    Republicou isso em Aeroclube de Barretose comentado:
    Como sempre o blog Para Ser Piloto nos mantém informados.

  12. Amgarten
    3 anos ago

    Só me faltava essa agora!! Só mesmo gênio para concluir que meteorologia e navegação varia de helicóptero para avião e vice-versa.
    Hoje sinto saudades do DAC!
    Todos sabem o quanto lutei contra essa frase, e contra este sentimento. Mas infelizmente, também tenho saudades do DAC.

  13. Marco Aurélio
    3 anos ago

    Até agora nao intendi essa isenção! Qual alteração ocorreu? Queria saber ja que daq alguns meses ou ano quero fazer o curso de PP aqui no Maranhão! De ja agradeço! !!!

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Isso é para quem já é piloto de avião e quer ser piloto de helicóptero, p.ex.

      • Andre
        3 anos ago

        Não isto é referente a todas as isencoes

  14. Wagner
    3 anos ago

    Boa noite Raul esta palhaçada que a ANAC esta fazendo vale somente para quem já é PC-A e quer se tornar PC-H, quero dizer se um PP-A quiser ser um PP-H os PP´s também terão que fazer as 5 matérias novamente.

    Aguardo contato.

    • David Banner
      3 anos ago

      Sim. Acabou a isenção de matérias. Pra tudo mundo.

    • Andre
      3 anos ago

      Sim vc terá q fazer a mesma matéria no pp PC e ifr se resolver fazer asa rotativa vai repetir novamente as mesmas matérias . Pasme mais é verdade o absurdo

  15. Wagner
    3 anos ago

    Alguém têm o interesse de entrar com uma ação na justiça contra a ANAC por isso?

    Pq se nós nãos nos reunirmos e simplesmente abaixar a cabeça como disse o comentarista abaixo, é da ai pra pior ou fazemos alguma coisa agora o daqui pra frente é só reclamação!
    Eu fiquei muito intrigado por esta decisão da ANAC sera que eles acham que NV e MT de piloto de avião para piloto de helicóptero é diferente ? A me esqueci a agencia é do governo então o importante é arrecadar quanto mais melhor.

  16. Julio Petruchio
    3 anos ago

    O próximo “pograma” da “Gilma” será o “Mais Pilotos Cubanos”!

  17. David Banner
    3 anos ago

    Alguém tem que bancar o custo de campanha dos Petralhas. Qualquer ajuda é válida. Inclusive ter que ter pagar pra fazer de novo pra fazer uma prova em que você já foi aprovado.

  18. Orlando
    3 anos ago

    Eu sou PCA e fiz a minha inscrição na segunda seguinte, 22/09 para realizá-la nesta terça 07/10 e agora? Vou e faço a prova, remarco?

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Em 1o lugar: inscrição para quê?

      • Orlando
        3 anos ago

        PPH

      • Orlando
        3 anos ago

        Fiz a minha inscrição na regional de SP, logo na segunda de manhã dia 22/09 e ninguém lá me falou nada. Simplesmente fizeram me deram o papel e lá estou indo nesta próxima terça para ver o que vai acontecer! Não sei estudo as 5 matérias (sabendo-se que só paguei 3 e assim aceitaram), se poderei voltar e fazer MT e NV como se fossem segunda época ou até mesmo cancelem ou me impeçam de fazer a prova!

        • Raul Marinho
          3 anos ago

          Olha, amigo… Pela “letra da lei”, vc teria que fazer a banca completa mesmo, com as 5 matérias. Mas como a ANAC aceitou sua inscrição com somente 3 matérias, acho que vc vai poder fazer a prova com as regras antigas mesmo.
          Reze.

          • João
            3 anos ago

            Raul aproveitando o gancho, eu já sou PCA/IFRA checado, fiz meu curso de helicoptero agora pouco e estou pensando em fazer o curso de IFRH, antes me disseram que eu so precisaria fazer 15 horas das 20 na parte pratica, que o simulador e a banca estariam isentos e agora grande Raul, eu dancei nessa e terei que morrer em 40 mil reais ou ainda posso ter esperança?

            • Adriano
              3 anos ago

              Essa isenção é só para banca, para as provas teóricas. Não tem a ver com a parte prática. Mas fale baixo, porque se a ANARC escutar, vai obrigar todo mundo voar 100% das horas…

          • Andre
            3 anos ago

            Se vc enviou o e-mail marcando a prova antes de 21/09 tem a isenção caso contrário não terá é absurdo mais e isto

          • Orlando
            3 anos ago

            Apenas para atualizar sobre o que ocorreu: No dia anterior ao invés de me dizerem que a minha prova não poderia ser realizada pela nova regulamentação e que cometeram um engano na inscrição da minha prova, me enviaram um email dizendo que o “sistema” não pode confirmar a minha prova porque eu teria pago um número insuficiente de matérias, 3 ao invés de 5.

            Conclusão: Tive que pagar mais duas matérias, aguardar até acusar o pagamento no sistema da ANAC e remarcar a banca. Que só consegui fazer para quase “UM MÊS” depois!!!

            O que me incomoda nisso tudo, não é ter que provar meus conhecimentos novamente porque se os tenho, demonstro e se já esqueci, boa oportunidade para estudar novamente. O que é triste é ter que pagar por isso novamente e nesse caso particular ter tido minha banca atrasada em quase um mês!

            Acho até que podem querer nos reavaliar mas que isto fosse feito sem ônus pois afinal, o sistema hoje é eletrônico e quantas matérias efetivamente você faz em nada influência a agência. Talvez ocupe o computador por mais tempo e gaste um pouco mais de energia elétrica? Mesmo assim é praticamente desprezível!

  19. Cmte Bob
    3 anos ago

    Pessoal deste jeito logo logo estarão trazendo piloto de CUBA, é pra acabar…………!

    A – Anarquia
    N – Na
    A – Aviação
    C – Civil

  20. Anonimo
    3 anos ago

    Pessoal aqui do Rj, ta ligando pra ouvidoria da ANAC e fazendo a reclamação. quanto mais gente ligar reclamando sobre essas e outras medidas melhor, foi a propria ouvidoria que disse. Se o candidatos de Sao Paulo, Minas gerais, Sul ,Norte etc ligarem vai ajudar muiiito. É so ligar para o 0800, esses caras nao podem fazerem o que bem entende e a gente ficar de cabeça baixa.

    • Andre
      3 anos ago

      Concordo vamos todos fazer isto

  21. Thiago Sabino
    3 anos ago

    E o DAC que era ruim hein…. isenções a todas as matérias correlatas, taxas irrisórias de pagamento, aquelas saudosas guias azuis…..

    Queriam tanto uma “aviação civil na mão de civis”….taí ó.

    A conta é alta. E nem dá pra pôr na conta do papa….

    Na boa? Não dá pra reclamar. A gente sabia que isso ia virar , de DETRAN alado pra baixo.

  22. Tiago Melo
    3 anos ago

    Bom, dado que é cobrado R$ 50,00 por matéria… aos olhos da ANAC, é bom poder voltar a lucrar o valor cheio (R$ 250,00). Talvez seja este o real motivo.

  23. João
    3 anos ago

    E outra, isso foi feito SORRATEIRAMENTE!!! Aqui no RJ todos foram pegos de surpresa!!!! Eles estão abusando nas dificuldades, acaba logo com a aviação.

    • Andre
      3 anos ago

      Vamos todos acionar a ouvidoria se e que existe

  24. João
    3 anos ago

    Aí eu pergunto, o que eles ganham com isso? Qual motivo que levou a ANAC a fazer isso? Sobre que argumento? Porque dificultam tanto nossas vidas como se nós fossemos INIMIGOS da ANAC. São perguntas que eu gostaria de saber!!!

    • anonymous
      3 anos ago

      meu caro,

      pelo que observo, a ÚNICA coisa que interessa à ANAC é o lucro.

      vide as últimas medidas

    • Marcius
      3 anos ago

      João, a ANAC ODEIA nós, pilotos, entendeu? ODEIA!
      A ANAC sente PRAZER em ferrar a gente (lembra o Pacote de Maldades na Copa”?).
      Quanto mais a ANAC ferrar e fu*** com a aviação brasileira, mais eles irão se reunir entre eles para dar muitas risadas, afinal, foi para isso que eles vieram.

      • Anonimo
        3 anos ago

        Isso que eu nao entendo, porque essa revolta contra nó
        s pilotos, o que a gente fez? Anac so existe por causa da gente.

        • Julio Petruchio
          3 anos ago

          O que nós fizemos?!
          Ter escolhido uma profissão que só gente branca “dazelitidizóiuzazú” consegue ter…
          “Ingual médicu”: trouxeram açougueiros cubanos para atender “ozisscruídudaziliti”…

    • Andre
      3 anos ago

      Podem até fazer isto mais devem analisar antes a isenção e p aqueles que já tiveram prova do conteúdo teorico . É como vc todo ano fizesse a mesma matéria e prova até se formar na faculdade . A verdade é q eles não analisam ou se fazem não estão nem ai p as consequencial . A isenção deve voltar temos q torcer p ouvidoria acertar ou entrar com processo judicial.

Deixe uma resposta