A carta que se pretende entregar ao candidato Aécio – opine, sugira, critique, contribua!

By: Author Raul MarinhoPosted on
455Views19

Acho que quase todo mundo já viu alguma coisa nesse sentido circulando na pilotosfera, e o que vou apresentar a seguir é uma das versões que existem – a que me foi apresentada por um velho amigo, que apesar de paulista, atualmente reside e trabalha no Mato Grosso (ele atua na aviação executiva). O que estou a falar sem dizer é a ideia de fazer chegar ao candidato Aécio uma carta solicitando mudanças urgentes na maneira como têm sido geridas as questões relacionadas à aviação civil e, para tal, utilizar-se dos pilotos que servem na campanha do candidato.

Antes de prosseguir, um adendo. Este blog, como se sabe, não é focado em política – mas, por outro lado, é inegável que a política influencia diretamente as questões de que tratamos, em especial a atuação da SAC-PR, da ANAC, e das demais autoridades aeronáuticas (DECEA, CENIPA, INFRAERO, etc.) – sem contar no que a política econômica interfere com a aviação! Assim, acho que é necessário entrar no campo da política, sim, já que, no fim das contas, é inequívoca sua influência. “Ok, mas então por que não fazer o mesmo com a candidata Dilma, para deixar a questão equilibrada?”. Bem… Acho que a resposta é óbvia, mas vamos lá: porque a candidata Dilma também é a presidente Dilma, e sabemos muito bem como ela gere as questões relacionadas à aviação civil brasileira. Já o candidato Aécio não é presidente e nem detalhou suas propostas para a aviação no seu Plano de Governo, então faz sentido informá-lo sobre nossas demandas, que é o que a tal carta pretende. Dito isto, prossigamos.

A versão da carta a seguir é a que me foi apresentada ontem pelo amigo do MT que disse acima. Pode ser que ela já tenha sido alterada, e sem dúvida há outras versões do mesmo documento circulando, mas precisamos de um ponto de partida, então usemos este. Opine, sugira, critique, dê a sua contribuição para aperfeiçoar este texto, e vamos ajudar nossos colegas que estão à frente deste movimento para entregar a carta ao candidato Aécio o mais breve possível!

Absolutamente cônscios de nossa responsabilidade quanto ao processo eleitoral em segundo turno que avizinha-se e tendo em conta que, sob formas e em épocas diversas, cuidamos de emprestar nossa modesta colaboração ao nosso BRASIL, pensamos ser nosso dever divulgar o posicionamento que, em conjunto, decidimos tomar em relação ao pretenso candidato à Presidência da República!

Tendo em mente a independência e sobranceria cuidamos de declarar nosso apoio ao AÉCIO NEVES   convictos, além de defender intransigentemente os referidos paradigmas, manterá elevada a bandeira da correção, da ética e da defesa dos superiores interesses de nossa classe e notadamente dos brasileiros.

Convém trazer à baila que nossa incansável e destemida luta é por uma ANAC mais dinâmica e eficaz! Onde sejamos respeitados como profissionais que somos, dispensando-nos atendimento a altura, por dirigentes ou gestores conhecedores e ligados diretamente a aviação, seja nos critérios de recheques, exames de saúde, [ …]

Por tudo isso, a nossa classe infra assinada, vem publicamente manifestar incondicional apoio ao candidato do PSDB, AÉCIO NEVES. Acreditamos que ele nos bem representará impondo maior justiça, melhor educação e saúde para todos, sem com isso esquecer-se do baluarte da decência, moral, honestidade e transparência para um Brasil mais justo com perfeita harmonia com seu povo.

É com humildade, mas na certeza da vitória, portanto, que estamos a solicitar aos nossos eminentes colegas aeronautas entusiastas e afins, sua adesão à candidatura de AÉCIO NEVES, na certeza de que ela representa aquele que melhor espelha nossos legítimos interesses.

19 comments

  1. Rogério Barreto - BOTUCATU-SP
    3 anos ago

    Com todo respeito, mas esta carta não diz nada com nada. Muito prolixa.

  2. Fernando Rodrigues
    3 anos ago

    Acredito que devemos colocar os principais objetivos em comum a todos e deixar um link ou e-mail para caso o mesmo se interesse venha a entrar em contato solicitando detalhes, e nesse segundo contato definir todos os problemas por prioridade. O mais importante é a questão dos funcionários da Anac sem conhecimento algum de aviação, toda a burocracia que atrasa empresas e pilotos.

  3. Cícero
    3 anos ago

    Inocentes. Esse manifesto beira a infantilidade, Moreira Franco é do PMDB, partido que com Dilma ou Aécio, provavelmente continuará no comando da ANAC. Não adianta nada declarar apoio ao Aécio, coisa que pode piorar e muito a situação de todos caso a Dilma ganhe, o que é bastante provável. O foco é o PMDB. O Moreira é a figura a ser derrubada. Dilma e Aécio estão cagando pra isso. Aécio parece entender mais de aeroportos mas infelizmente em um outro contexto…

    • Tarcísio Guimarães
      3 anos ago

      Raul, crie a opção bloquear no seu blog, por favor! hahaha

      Cícero, só uma atualização “companheiro de trabalho”, o Moreira Franco não comanda a ANAC e sim a SAC/PR.

      • Cícero
        3 anos ago

        A ANAC é vinculada a SAC/PR. Tu está querendo me bloquear, percebe-se que você é democrático igual o seu candidato. Boa sorte com a carta.

        • Tarcísio Guimarães
          3 anos ago

          Cícero, tudo bem que a brincadeira foi desnecessária, mas não refere-se à sua opinião e sim ao seu insulto de chamar o manifesto de infantil, ai sim não respeitando nossa chance democrática de manifesto.
          Todas as opiniões são bem vindas, até as negativas, assim como foi a minha no primeiro comentário, mas quando vira insulto, aí sim demonstra a impaciência democrática do cidadão ao discorda de um ponto de vista alheio.

          • Tarcísio Guimarães
            3 anos ago

            Ps.: A ANAC é uma autarquia.

        • Alcântara
          3 anos ago

          Essa do Cicero foi engraçada. Rapaz sem respeito e irônico falando de democracia. Dia 31 de dezembro o Sr está convidado a fazer um voo e levar o Lula e a Dilma para Cuba.

  4. pedro Mundim
    3 anos ago

    Acredito que poderíamos indicar alguns pontos para iniciar uma política de incentivo à aviação. Por exemplo: redução dos tributos sobre o combustível. Sabemos que o ICMS proveniente da venda de QAV é altíssimo, mas em contra-partida se o combustível fosse mais barato, teríamos mais retorno de outros setores da economia que utilizam ou são relacionados com a aviação. Uma coisa pode compensar a outra com vantagens. Poderíamos indicar o maior entrave da aviação atualmente e, para isso, peço a sugestão de vocês. Eu indico a tributação sobre combustíveis e peças.

  5. Tarcísio Guimarães
    3 anos ago

    Sou eleitor do Aécio. Mas, ao ler a carta acredito que ela tenha saído um pouco do objetivo que você passou Raul, o qual era indagar ao candidato a cerca de suas propostas para aviação e ficou muito mais em um apoio político, que acho também interessante manter. Portanto, acredito que devemos ser mais diretos na cobrança das propostas. Temos problemas no sistema dos concursos da ANAC, que coloca funcionários de áreas opostas para falar de um assunto que desconhecem, temos problemas na infraestrutura aeroportuária (controladores, abastecimento, política de slot, etc), valores do combustível e por aí vai. Não precisamos detalhar cada item, para que não fique muito extensa a carta, mas devemos no mínimo relatar os pontos.
    Assim, não deixaremos a carta perder força como perderam os movimentos de junho de 2013, que tinham um força incrível no início, mas devido à falta de paltas, o povo foi se dispersando e dando espaço para os vândalos aproveitadores da agitação.
    Boa iniciativa, parabéns!
    Abraços!

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Então… Meu objetivo é justamente o de readequar a carta aos objetivos propostos no post…

      • Tarcísio Guimarães
        3 anos ago

        Excelente! Definir pontos será essencial para darmos um norte nas propostas dele.

  6. Ilo rego
    3 anos ago

    Minha opinião é que você Raul deveria se candidatar a política e fazer realmente alguma coisa pela nossa classe.

    • César Bona
      3 anos ago

      Este blog não é alguma coisa. É riquíssimo e de força política muito maior do que muitos políticos possuem. Fazer as pessoas lerem, abrirem os olhos e discutirem sobre os problemas da aviação dá bastante munição para os pilotos e as entidades da classe lutarem por condições melhores.
      E com relação a política, acredito que ele já tenha pensado a respeito. Caso contrário, ele vai responder abaixo..rs

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Que é isso!? Meu sonho é ser ditador! Esse negócio de se candidatar é muito burguês para mim… ;-)

  7. Marcius
    3 anos ago

    Não deixem de participar!!!!

    http://www.peticaopublica.com.br/psign.aspx?pi=BR75444

  8. Juliano Rangel
    3 anos ago

    Muito bom Raul, embora esteja ainda em processo de formação (estudante PC, fazendo aquelas horinhas caras…..) já me sinto parte desse grupo, pois a aviação pra mim sempre foi um sonho, uma paixão, um estilo de vida e como dito nesse blog um objetivo. Muito embora meu objetivo talvez não mescla com o da maioria dos meu colegas aqui, que é a linha aérea… mas me sinto parte e acredito em um brasil melhor em politicas públicas que estimula a aviação no brasil (pretendo voar executiva ou táxi aéreo)…. abraço a todos e boa sorte…

  9. Marcius
    3 anos ago

    Perfeito Raul!!!
    Os aeronautas não sabem a força que têm!!!
    Um grupo UNIDO é capaz de transformar muitas coisas.

  10. Fábio Miorim
    3 anos ago

    Excelente iniciativa dos colegas, esperamos que com isso possamos passar a frente os anseios dos pilotos brasileiros!!!

Deixe uma resposta