Sobre fatos e AFAs acerca das mudanças nos regulamentos da ANAC – Ou: Da sutileza dos posts aqui publicados

By: Author Raul MarinhoPosted on
364Views3

Acho que é necessário esclarecer algumas coisas aos leitores deste blog sobre o que é fato e o que é AFA acerca das (ou “no que se refere às”, como diria a outra…) mudanças nos regulamentos da ANAC – um assunto que, realmente, é bastante sutil e até subjetivo.

Um fato sobre mudanças na regulamentação da ANAC é o que sai publicado no Diário Oficial e/ou no site da ANAC.

Já uma AFA (fofoca, rumor, boato) é o que “dizem por aí”.

Mas, entre esses dois extremos, há informações que não são nem oficiais e nem fofocas: são os “insiders”, ou os relatos de autoridades ou de pessoas com credibilidade no meio aeronáutico. Nessa categoria de informação se enquadra o relato do Ruy Flemming reproduzido neste post. O que se informa ali não é oficial e nem AFA: trata-se algo que tem credibilidade, mas não é um fato (ainda).

Para esse tipo de informação, é preciso ter discernimento para entender que aquilo que foi informado pode ou não se concretizar. No caso do post acima referido, por exemplo, pode acontecer de o pessoal da GCEP simplesmente mudar de ideia e desistir de publicar a tal “emenda emergencial” que ele anunciou. Mas não se trata de AFA porque a informação tem uma autoria definida, este autor tem credibilidade (e o quão crível é depende do julgamento de quem recebe a informação), e está num contexto (no caso, diz o autor que se trata de algo que os servidores da ANAC disseram).

Entenderam a sutileza?

3 comments

  1. Hubner
    3 anos ago

    Tô de São Tomé.

  2. Pablo Angely
    3 anos ago

    Show de bola! Aguardemos a resolução. Torcendo para que os aviadores saiam bem dessa história toda.

Deixe uma resposta