Um Cessna 172 pousando em Chicago O’Hare – Vocês imaginam um Boero pousando no Galeão?

By: Author Raul MarinhoPosted on
506Views17

Vejam o vídeo abaixo, que mostra um Cessna 172 realizando aproximação e pouso no aeroporto de Chicago O’Hare, um dos mais importantes dos EUA (vídeo obtido aqui). Vocês imaginam um Boero pousando no Galeão? Está aí um bom ponto para reflexão: por que não?

17 comments

  1. Godoy
    3 anos ago

    Pouso sempre com pernoite até no TPS-2 de RV10, problema é ter que voar VFR, dar a volta pelos corredores DELTA E CHARLIE, segurar 3500 todo o pessoal que esta em procedimento reclamando… Fazer esperas sobre morros e cruzar o externo da RWY15 a 140kts… Fora isso é sensacional….kkk

  2. Fernando Rodrigues
    3 anos ago

    Já tentei TGL noturno em VCP, porem sem sucesso pelo excesso de trafego. A unica coisa que ganhei de brinde foram vários laser verde enquanto estava na perda no vento. O controle até tentou, mas não foi possível.

  3. Humberto Branco
    3 anos ago

    Raul, entendo perfeitamente o questionamento que você faz. Os fatos compartilhados pelos colegas em Guarulhos e no Galeão não diminuem a “provocação” que seu post oferece. É um fato que não somente pela atitude dos controladores, que na sua maioria são pessoas do bem, que trabalham para facilitar e não para amarrar o tráfego aereo, o sistema aéreo brasileiro como um todo tem se tornado cada vez menos simpático à Aviação Geral Leve. Atribuo isso, em grande medida a ignorância dos Órgãos Gestores máximos, que ao negligenciarem políticas para a base da aviação, acabam criando um clima pouco amistoso à aviação de pequeno porte. O controlador americano estranha o pedido do C172, mas no típico espírito de prestação de serviço da América, não questiona, põe panos pretos ou cria rolos: encaixa o monomotor na final, atrás de um Jumbo, providencia um Follow Me e libera a aproximação visual. Quantos amigos já não relataram cruzamento de vários aeroportos enormes nos Estados Unidos, Caribe, Alemanha, bases aéreas com frotas de caças maiores do que toda a força aérea sul-americana junta? Aqui, impossível não comparar… Em tempos de escassez de espaços aéreos para treinamento IFR na Terminal São Paulo, por que a Academia da Força Aérea não se torna um polo para aproximações, saídas IFR, treino de ILS? A infraestrutura publica esta lá… Por que não compartilhá-la com civis? Brasil, o país do desperdício e da falta de atitude e criatividade… Quem sabe alguma autoridade assista ao vídeo e, antes de “culpar” nossos controladores por esse tipo de coisa não ser corriqueira no Brasil, não se autoquestione o que poderia fazer por conta própria para resolver o que estiver ao seu alcance, simplificando um pouco dos nós que foram dados na nossa aviação!

    • Fernando Rodrigues
      3 anos ago

      Não adianta nada um político ver esse vídeo como inspiração para tomar uma atitude. Pra ele é só mais um teco-teco pousando numa pistinha qualquer. Além do mais, no brasil tem se a cultura de que avião particular é coisa de boy e que o bonito é ser pobre, pense num político se queimando com tal incentivo pelo restante da população. Falta também é alguém que entende algo para aconselhar nas tomadas de decisão.

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Vc entendeu a sutileza do que quis passar, Humberto. É isso mesmo!

  4. Cadu
    3 anos ago

    Eu já poseui de Cessninha em GRU atras de um F100 da JJ, mas o melhor foi que logo atrás tinha um C17 Globemaster da USAF…Simplesmente inesquecivel…

  5. Hugo Ribeiro
    3 anos ago

    Obrigado Luiz Fernando por me citar! Realmente ano passado eu sai de SDMC para o SBGL sem nenhum problema. E antes de mim, um Boero também saiu de Maricá e pousou no Galeão. Não tive nenhuma restrição, fui muito bem assessorado pelos órgãos de controle e muitissimo bem recebido no GIG pelos fiscais de pátio da Infraero e pelos operadores da AIS.

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Poxa, que legal! E qdo foi isso?
      Matou meu post, mas apesar disso, fico feliz em saber que esse tipo de coisa é possível no Brasil.
      Parabéns!

      • Hugo Ribeiro
        3 anos ago

        Raul, o meu voo de C150 foi realizado em 17/08/2013 o do AB115 em 2009 ou 2010. Como disse, não tive problema em nenhum momento, passei o plano de voo normalmente, em nenhum momento fui questionado pelos órgãos de controle, que prestaram um ótimo serviço como eu disse anteriormente. Rolava um certo medo dos alunos de tentarem realizar esse voo, talvez por ser um voo “complexo”, que foge a rotina dos voos normais de navegação. Porém, com planejamento, conforme dito anteriormente, operar no Galeão foi como operar em um aeródromo não controlado de baixa densidade de movimentos.

        • Raul Marinho
          3 anos ago

          Legal! Vc filmou/fotografou? Podemos escrever um post sobre essa sua experiência!

  6. wassall
    3 anos ago

    Comentários precisos dos antecessores, chega a ser emocionante, porque aqui só criam dificuldade, não os controladores, e sim a agência reguladora, as infras da vida etc… Feliz dia 23/10.

  7. Luiz Fernando
    3 anos ago

    Boero nunca vi, mas meu amigo pousou de Cessna 150. Saiu de Maricá, pousou completo no Galeão e depois voltou.

    Abraços!

  8. Felipe Saraiva
    3 anos ago

    O avião foi inventado a mais ou menos 110 anos tanto lá quanto aqui. Só que eles estão hoje em 2014, e nós em 1970.

    Tive o prazer de aprender a voar lá, e o desprazer de ter que “desaprender” para voar aqui.

  9. Zé Maria
    3 anos ago

    O José Luís já disse tudo!
    Feliz 23/10 para todos nós!

  10. José Luís
    3 anos ago

    Muito legal.

    O começo do vídeo mostrou duas lições importantes:

    1)Planejamento – o cara ia para um lugar unde nunca se esperasse que seria aceito e ligou antes para perguntar se podia;
    2)Confiança – o controlador acreditou na informação acima, passou o transponder e prestou o serviço de ATC.

    Agora legal mesmo é chegar de Cessna 172 na esteira do 747, tem que lembrar muito a aula de Regulamentos e Teoria de Voo.

    Lembra meu PPH pousando o R22 em Viracopos no meu daquele monte de cargueiros.

    E um ótimo dia do aviador para todos.

    • José Luís
      3 anos ago

      PS: unde = onde .. rs

Deixe uma resposta