Vem novidade da ANAC por aí sobre qualificação de instrutores de cursos de PP, PC, PLA, INVA, etc.

By: Author Raul MarinhoPosted on
483Views12

Saiu publicada no D.O.U. de hoje a Portaria No. 2457 da SPO/ANAC, que resolve:

Definir e tornar pública, na forma dos Anexos a esta Portaria, a qualificação dos instrutores dos Cursos de PPA, PPH, PCA, PCH, PLA-A, PLA-H, INVA, IFR, PAGA, PAGH, CMV, MMA-CEL, MMA-GMP, MMA-AVI e DOV.

Como a ANAC geralmente leva alguns dias para publicar o inteiro teor de suas portarias no site, só saberemos o que isso significa mais para a frente. Mas, por ora, fica o alerta sobre o fato de que haverá mudanças sobre qualificação de instrutores de cursos de PP, PC, PLA, INVA, etc.

12 comments

  1. Melquiades
    3 anos ago

    Bom dia Raul, tudo bem?

    Estou me batendo aqui para tentar entender qual a “experiencia na função” (especificamente) que um PCA/IFR deverá comprovar para ministrar aulas teóricas de Regulamentos e Navegação para PPA e PCA, função de instrutor teórico? Ou função de piloto mesmo, num taxi aéreo, cia aérea, executiva etc…?
    Estou tentando encontrar algo esclarecedor sobre isso nos RB’s da ANAC, mas não estou conseguindo resposta concreta, vc tem alguma idéia a respeito? Ou onde será que consigo esta informação? Desde já agradeço,
    Abraços,

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Olha, Melquiades… O pessoal da ANAC falou que enviou um Ofício para os aeroclubes e escolas explicando isso. Só que eu nunca o vi, nem nunca conheci alguém que tenha visto esse documento. Mas, teoricamente, ele existe…

      • Melquiades
        3 anos ago

        Pois é que coisa né? Estou numa situação complicada, pois ministro aulas de Regulamentos, sou PCA/IFR checado, e não sei se poderei continuar nesta disciplina, no aeroclube que trabalho, ninguém recebeu este documento não, (não que eu saiba), mas vou verificar, se encontra-lo te aviso.
        Obrigado mais uma vez…

  2. Francisco
    3 anos ago

    Alguém pode me ajudar..a Anac suspendeu dois tipos e o ifra da minha CHT; ja faz 06 meses..porque o inspac negativou as FAP’s.

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Eu recomendo vc entrar em contato com a GCEP e entender porque isso ocorreu e o que vc tem que fazer para regularizar a sua situação. E, em não havendouma resposta adequada, acionar a ouvidoria da ANAC.

  3. Michel Constantino
    3 anos ago

    Senta que lá vem História…

  4. Jose
    3 anos ago

    Não da mais levar esse órgão a sério ..

  5. Lucas Maia
    3 anos ago

    Acho valido a quantidade de horas para INVA de PP ser menor que a de PC.

    • Julio
      3 anos ago

      Eu acharia mais válido o contrário.. PP requer uma atenção maior, na minha opinião

  6. Márcio Lira
    3 anos ago

    Parabéns a todos os aviadores brasileiros. Sobretudo pela paciência, rsrsrs.
    Feliz dia 23 de outubro, amigos!

  7. João
    3 anos ago

    Com certeza vai ser coisa ruim querem apostar???

Deixe uma resposta