COMAER suspende provisoriamente os exames de proficiência de pilotos por parte de checadores militares

By: Author Raul MarinhoPosted on
540Views14

Tive acesso hoje a um comunicado do Comando da Aeronáutica datado de 29/10 (última 4a. feira) suspendendo provisoriamente, até segunda ordem, os exames de proficiência de pilotos por parte de INSPACs/checadores militares. O documento, assinado pelo Maj Brig Ar Jeferson Domingues de Freitas, Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, não entra em detalhes sobre os motivos de tal suspensão, nem o que precisaria ocorrer para que a prestação de tais serviços pelos oficiais aviadores voltasse a ocorrer. De qualquer maneira, parece-me que o relacionamento ANAC-FAB não está atravessando seu melhor momento (para dizer o mínimo).

14 comments

  1. Roberto
    3 anos ago

    E os checadores militares voltaram a normalidade ?

  2. Leandro David
    3 anos ago

    Cara Raul, e agora? Vôo debaixo da 91. Estou com tudo mais do que pronto pra checar o PLA. Inclusive já fiz a solicitação de serviço de cheque inicial. Não vai haver mais esta possibilidade? Temos que esperar uma resolução do COMAER ou uma opção da ANAC, tipo, habilitar os examinadores credenciados (o qual eu mesmo sou um) a realizar os cheques de PLA? Só nos resta esperar sentados? Todos sabem da importância desta licença e agora não temos data prevista para realizar este cheque! Fazer o que? Um abraço.

    • Gabriel de Assis Silva
      3 anos ago

      Procura O Escritório de Aviação Civil que eles checam o seu PLA..fala com o Cmte Luis Sanches (17) 997856902..o BARON 55 está credenciado na ANAC e tem INSPAC da ANAC para o check…Abraço

  3. Simone
    3 anos ago

    Efeito dos últimos acontecimentos entre um coronel checador e o administrador do setor de operações da ANAC, só pode!!
    E nós pilotos no meio de uma briga desnecessária!!

  4. Julio Petruchio
    3 anos ago

    Banânia: não há nada tão ruim que não possa piorar!

  5. Francisco
    3 anos ago

    Caro Raul, independentemente de ter sido eu vitima desse gerente muito mal educado por sinal..( enviei um email para ele relatando um problema com um recheque meu) chamei – o educadamente de amigo, ele me repondeu que nao me conhecia e que nao era para eu chama-lo de amigo…Bem, a verdade é que a Anac nao tem competencia para checar oy rechecar piloto algum…Pelo amor de Deus, se alguém da anac ler esse comentário. .DEVOLVAM A FUNCAO SE INSPAC PARA QUEM TEM DIREITO…A FORÇA AÉREA BRASILEIRA….PELO AMOR DE DEUS E A PÁTRIA. ….

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Francisco, vc me desculpe, mas discordo completamente de vc. Conheço checadores civis da ANAC extremamente competentes, sim!

      • Gabriel
        3 anos ago

        Raul, de acordo com o diário oficial a alguns anos o COMAER e a ANAC brigam por esse mérito dos INSPACs.
        Gostaria de saber onde consta oficialmente essa informação. Até onde eu pesquisei não achei nada sobre isso atualizado.

        • Raul Marinho
          3 anos ago

          Existe um tal de “Acordo de Cooperação Técnico-Operacional No. 01/2013”, firmado entre o COMAER e a ANAC em 08 de novembro de 2013, com vigência até 08 de novembro de 2015. O problema é que esse documento não está disponível na web, e se vc quiser obter uma cópia, vai ter que suar a camisa. Dá, mas será trabalhoso…

    • Fred Mesquita
      3 anos ago

      Francisco, não é bem assim, para quem conhece o checador da ANAC Marcelo Guerrante conhece a competência dele. Antigo piloto da aviação civil, PLA, voado jato e muito conhecedor dos céus da amazônia, fez concurso para a ANAC e hoje compões o grupo. Tenho outro colega também, mas não posso colocar o nome aqui, pois se trata de um ex-piloto da FAB, que também é concursado da ANAC e é checador em Brasília. São poucos, mas alguns por lá são bem competentes sim.

      • Francisco Costa de Souza
        3 anos ago

        Favor não confundir o “Francisco” desse post. comigo: FRANCISCO COSTA

  6. Entenderam o porquê de eu ter sugerido – um tempo atrás aqui – que quem tivesse condições, seria estratégico obter o mais rápido possível uma licença de 1o. Mundo (FAA / JAR-EASA etc) ??? Simuladores sendo descredenciados no Brasil e no exterior, exigências cada dia mais absurdas e agora isso…estamos bem, desse jeito…

Deixe uma resposta