Faz sentido reclassificar aeronaves TIPO como CLASSE? Não faz? Vamos debater!

By: Author Raul MarinhoPosted on
340Views11

Confesso que fiquei surpreso com a reação de parte dos leitores ao post “ATENÇÃO: ANAC publica a IS 61-004C reclassificando as aeronaves TBM-700/850 e Pilatus PC-12 de TIPO para CLASSE“. Achei que a medida ali citada seria unanimemente comemorada, afinal não é justamente isso – mais autonomia para os pilotos, menos burocracia, não obrigatoriedade de treinamento e cheque/recheque em CTAC – o que queremos?

Mas, tudo bem, respeito as opiniões em contrário. O problema, pessoal, é que não vai adiantar muita coisa ficarmos somente discutindo isso no blog. No dia 10/11, haverá um amplo debate sobre temas como esse, com a presença de lideranças da aviação, advogados, e muitos outros pilotos da aviação geral de asa fixa e rotativa para decidirmos o que queremos em termos de regulação. Então, quer você concorde ou discorde de temas como esse mostrado no post do link acima, é importante que você compareça no evento “SNA Debate – RBCA-61“. Clique no banner ao lado, e inscreva-se o quanto antes! Sua participação é fundamental!

11 comments

  1. Márcio Wilson Gomes
    3 anos ago

    Acho que a maioria assim como eu se sente aliviada com menos burocracia, que o rumo seja esse.

  2. Alexandre Vidigal
    3 anos ago

    Eu como operador de Pilatus achei sensacional.

  3. Felipe Vaz
    3 anos ago

    Raul e meus carissimos colegas, essa reunião para discutir se foi bom ou não a mudança, é um claro exemplo do quão desunida e egoista é a classe , pois de um lado temos uma grande chance de reduzir a burocracia e aumentar as oportunidades para os profissionais qualificados! e do outro lado temos os pilotos que se sentem mais que os outros porque tem carteiras especificas de certos avioes ! gente ponham uma coisa na cabeça de voces, quem é bom é bom e quem é ruim é ruim! eu conheço piloto de c90 que é ruim de braço mas ta la porque o pai é um piloto influente, como conheço pilotos otimos que voam um baron e seneca mas nao tem oportunidade de crescer por causa de burocracias, que na verdade nao separam os bons dos ruins, e sim os melhores oportunos dos menos oportunos… È muita gente insegura na aviação!! existe hoje um grande medo de perder emprego! eu garanto uma coisa pra vocês senhores, pode aparecer um piloto querendo voar de graça pro meu patrão que ele nao me troca! Porque ? poq ele confia em mim, passem confiança para os patroes de voces e parem de ser egoistas! se valorizem!! abraços!

    • Juliano Rangel
      3 anos ago

      Muito bom o comentário, sou PP e estou num sufoco danado pra fazer minhas horas de PC e imagino que a minha luta está apenas começando. Quando iniciei o meu curso, todos os pilotos que eu conhecia me disseram que eu poderia fazer algumas horas com eles e assim as coisas seriam mais fáceis… ledo engado, percebo que de 10 que eu conhecia apenas um pode eventualmente me dar uma carona e deixar que eu pegue alguma experiência quanto ao outros 9 além de ser pano preto ainda se afastaram de mim, imagino que com medo da concorrência, mas confesso será que um dono de avião vai trocar um piloto recém checado por um que ele tem a vários anos? não né… mas é como dizem, tem profissionais e profissionais… que Deus olhe por nós, e bons voos a todos…

      • Marcelo
        3 anos ago

        Juliano estou na mesma situação que você, e por isso eu falo com o pouco tempo que tenho de aviação : ainda não conheci uma classe tão desunida e egoísta como a nossa. Os egos são muito inflados , parece que estamos tratando de física quântica, onde alguns avaliam outros acerca da capacidade de que o outro tem ou não de dar partida em uma aeronave. E pra piorar tem os profetas do Apocalipse e suas profecias descabidas.

  4. Beto Arcaro
    3 anos ago

    Faz todo sentido sim!
    É óbvio, e sempre foi, que toda aeronave deve ser certificada pela autoridade aeronáutica, como é pelo fabricante.
    Tipo ou Classe!
    Fica-se livre, até, de problemas “Legais”!
    Agora, eu não disse que certas pessoas teriam o ego ferido, por antes, ter uma CHT exclusiva, e agora vão ter uma “reles” CHT de MNTE ou MLTE??
    Tava na cara que isso iria acontecer!

  5. Pedro
    3 anos ago

    Creio que seja uma boa mudança. Melhor seria se essas aeronaves precisassem de copilotos, pois daria oportunidade aqueles que nao tem a proficiência para pilotar a acft, sem disputar com o atual “dono da vaga”. A parte ruim ao meu ver, é que existem donos de aeronaves mais preocupados com o quanto irão economizar de salario do piloto, do que com sua propria segurança. Poderia ser assim, a empresa economiza com cheques e recheques, e usa essa economia para pagar um copila que está precisando de emprego e experiência. Creio que a empresa saia ganhando em economia e segurança, pois dois na boléia sempre será mais seguro que um.

    • Juliano Rangel
      3 anos ago

      Muito boa a colocação e talvez poderia até ser uma exigência para o C90 a presença do copiloto, assim melhora a segurança e amplia as oportunidades para nos aviadores, além disso os CTACs não deve ser muito mais barato. Tenho sertesa que a segurança será maior pois com duplo comando diminui a carga de trabalho do tripulante…. muito boa a sua colocação…

  6. Juliano Rangel
    3 anos ago

    eu gostei da ideia de desburacratização feita pois amplia o leque para os aeronautas, que bom seria se considerado casse o C90, apesar de muitos pensar ao contrário mas não acredito que a operação seja prejudicada, pois acredito que nenhum piloto iria sair por aêh voando um king sem fazer umas horas com um amigo antes, assim ficaria mais simples e barato… acredito que quanto mais simples melhor…

    • David Banner
      3 anos ago

      Com certeza a operação não ficará prejudicada. Não vai mudar nada. O que vai ser afetado é o EGO desses malas que se acham os “SUPER FODÕES” por deterem uma habilitação TIPO.

      O simples fato de alguém que voa C90 ser classificado legalmente como o mesmo que alguém que voa Seneca, pra eles, é uma ofensa mortal aos seus EGOS mega inflados! kkkkk Fazer o quê?! Vai ser muito mimimi por nada.

  7. David Banner
    3 anos ago

    Toda e qualquer desburocratização feita de maneira responsável é sempre MUITO BEM VINDA.

Deixe uma resposta