G1: “Vídeo flagra pouso e decolagem de helicóptero em área residencial”

By: Author Raul MarinhoPosted on
493Views6

Depois do piloto que postou no Youtube um vídeo de si mesmo “voando de patrão”, agora aparece na imprensa as imagens de um helicóptero pousando numa localidade totalmente desaconselhável para a operação (terreno inclinado, muito próximo à rua, com fiação aérea, etc.) – vide esta matéria do G1 “Vídeo flagra pouso e decolagem de helicóptero em área residencial“. Isso reforça a impressão do público sobre a aviação executiva ser uma terra de ninguém, em que cada um faz o que der na telha, e que os pilotos que nela atuam são todos uns irresponsáveis. Lamentável que isso ocorra. Espero que as autoridades apurem as responsabilidades com rigor.

6 comments

  1. Renan
    3 anos ago

    A operação com certeza era desaconselhável pelo local, mas tenho dúvidas quais leis / regulamentos foram desobedecidos nesse caso. Qual seria a diferença, em termos de regulamento, para um pouso em grupo ZZZZ sob conta e risco do piloto em uma fazenda?

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Te faço um desafio, Renan: pesquise na ICA 100-12, e encontre lá quantos itens o procedimento mostrado no vídeo viola. Pode pedir ajuda para algum professor de Regulamentos de aeroclube ou para quem julgar necessário. Depois, poste aqui ou me envie o resultado, que eu publico. É um exercício interessante!

  2. Zé Maria
    3 anos ago

    A título de esclarecimento, não que se faça necessário, mas apenas para pontuar o fato:
    J Toledo, identificado como um dos pilotos do helicóptero, e que estava no Japão à época da ocorrência, é o representante das motocicletas Suzuki no Brasil.
    Tem muita gente que se diz chateada com ele, pelo modus-operandi sui-generis (desculpem pela sucessão de hífens. . .) com que administra seus negócios. . .

  3. Marco Antonio Caffé
    3 anos ago

    Sempre disse que existem 3 coisas que matam bastante na aviação (não são as únicas):
    – Tenho que chegar!;
    – Minha namorada (minha família) está me vendo!
    – Eu sou bom!
    Nosso colega do helicóptero amarelo deve por as barbas de molho, senão você não vive pra contar para os netos as histórias desses voos legais que anda fazendo…

  4. Desde a reportagem sobre os TACAs, me parece que tem um coro querendo dar motivo para a aviação executiva ser pichada.

    Não basta fazer a porcaria, tem que filmar e divulgar ainda!

    Acabei de conversar com um austríaco que deseja trazer uma fábrica de autogiros para o Brasil e ele me questionou se os pilotos brasileiros são generalizadamente irresponsáveis. Naturalmente eu neguei e disse que se tratavam de idiotas isolados.

    • David Banner
      3 anos ago

      Pode parecer o contrário, mas é isso mesmo. Idiotas isolados.

Deixe uma resposta