VII Encontro Nacional da ABTAer e minha palestra “Aumentando a eficiência dos negócios pela cooperação associativa”

By: Author Raul MarinhoPosted on
397Views7

VII Encontro Nacional da ABTAer

A ABTAer-Associação Brasileira de Táxis Aéreos e Oficinas de Manutenção, que é uma entidade que defende diversos pontos de grande interesse para nós, pilotos (ex.: o combate ao TACA-Táxi Aéreo Clandestino), irá realizar nos próximos dias 4 e 5 de dezembro, em Brasília-DF, seu 7o. Encontro Nacional – vide programação no pdf acima. Neste evento, eu fui convidado para dar a palestra “Aumentando a eficiência dos negócios pela cooperação associativa”, sobre a qual gostaria de explicar um pouco mais do que se trata.

Eu estudo academicamente a cooperação há algum tempo, tendo inclusive publicado dois livros sobre o assunto: o “Prática na Teoria – Aplicações da Teoria dos Jogos e da Evolução aos Negócios“, pela Ed.Saraiva (2006, com 2a. edição revista e ampliada em 2011), e o “Teoria dos Jogos Aplicada aos Relacionamentos” (formato audiolivro), pela Universidade Falada/Ed.Alyá em 2008. E, no período de 2006 a 2008, eu apliquei estes conhecimentos na prática em um projeto desenvolvido com o antigo Banco Real ABN-Amro (atual Santander), na Diretoria de Redes Colaborativas que aquele banco havia criado na época, que era mostrar aos pequenos e médios empresários porque a cooperação associativa era mais eficiente economicamente (há um artigo sobre isto aqui). Isso era parte da estratégia daquele banco de atuar com entidades associativas empresariais compostas por pequenas e médias empresas como se as associações fossem grandes corporações – uma ideia muito boa que, infelizmente, acabou descontinuada depois que o banco Santander adquiriu o Real/ABN. Mas isso não importa, pois a base teórica daquele trabalho era – e continua sendo – válida, e é sobre isso que eu vou falar na minha palestra da ABTAer.

Depois do evento de Brasília, vou verificar com a diretoria da ABTAer se seria possível reproduzir a palestra em S.Paulo, e aí faço um convite aberto a todos (o encontro da ABTAer é voltado apenas para os associados da ABTAer e convidados das demais associações (ABRAPAC, ABRAPHE, APPA, CAB, ABAG, ABEAR). Acho que o momento não poderia ser mais propício!

7 comments

  1. Marcos Rueffer
    3 anos ago

    Boa noite Raul,
    É necessário fazer inscrição para participar do evento ?

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Sim, e é restrito também.

    • Marcos Rueffer
      3 anos ago

      Quem pode se inscrever e como é o procedimento ?

  2. Leandro
    3 anos ago

    Raul, estudei associativismo empresarial no mestrado e foi o tema de minha dissertação. Assunto interessante e muito plausível na aviação.

    Parabéns pelo tema.

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Poxa, que legal! Se vc tiver interesse ou possibilidade de ajudar nisso, seria ótimo!
      Porque a gestão do associativismo mesmo (que, acredito, seja a tua especialidade), não é o meu forte…

      • Leandro
        3 anos ago

        Me manda email e vemos no que posso ajudar.

        Abs

Deixe uma resposta