Gol abre processo seletivo para contratar copilotos – não é recrutamento interno e nem exclusivo para filhos de funcionários

By: Author Raul MarinhoPosted on
993Views33

Chegou a vez dos simples mortais poderem concorrer a uma vaga de copiloto na Gol Linha Aéreas! Diferente dos recrutamentos anteriores, exclusivos para funcionários e para filhos de funcionários, agora a empresa abriu um processo seletivo acessível para qualquer piloto devidamente qualificado – acesse este link para concorrer. Abaixo, o resumo das exigências publicadas no Portal Elancers:

33 comments

  1. Alexandre
    3 anos ago

    Aos amigos Aviador74 e demais, que Postou desfazendo das 250 horas, você tem as mil horas como você disse muito bem, parabéns por elas e pelo seu esforço vejo que assim como foi pra você também não foi muito fácil pra min, assim só pra relembrar conheço cmte que com muitas e muitas horas de voo não sabe fazer fonia até hoje “cambio” na fonia ta bom pra você?, certo e no minimo só hora de cheque de motor deve ser mais que essas suas mil.. não entra na velha utopia dos panos pretos das antigas não.! do que adianta você ter 200 mil hora de sêneca ou qualquer avião classe.. se você vai voar um boeing acredito mais em um cara com 250 horas que estuda busca e tem interesse, do que um cara com trocentas horas de voo que se acha tão bom que não precisa estudar ou buscar inovar aprender, o problema de muitos cmtes panos pretos das antigas é daquele modelo ” 50 % pensa que eh Deus e o Resto tem certeza que é” pense muito bem antes de você o nunes e os demais desfazer das 250 horas. pois vocês já as tiveram essas 250 e nada mais lembra?.

    • josimar lopes
      3 anos ago

      Parabéns Alexandre!

    • Aviador
      3 anos ago

      Concordo que não devemos desfazer ou descriminar quem tem menos horas, mas como todos sabem, na aviação horas voadas é sinônimo de experiência, e não pense que voar Boeing ou Airbus é só estudar, a experiência e a bagagem que você tem será muitas vezes mais útil, em algumas situações,, e isto você aprenderá somente no dia a dia da aviação, ou seja voando. Portanto tanto para o que tem 250 ou para quem tem mais horas, aprendam uma coisa, humildade é tudo,. Então se você tem 250 horas lembre-se, não vá com muita sede ao pote pois ainda tem muito mais muito o que viver e ver na aviação, quem tem 1000 ou mais, lembre-se que ainda não sabe tudo, pois todos os dias se aprende algo novo, ou seja, nunca pense que sabe tudo e sempre procure se manter atualizado.
      Para todos: Voar está no sangue, do mesmo jeito que você voa um seneca você irá voar um avião maior, pois muitas vezes, em uma situação de emergência esse grande poderá se portar como um pequeno.

  2. Sdpalive
    3 anos ago

    Galera, estou com dificuldades em colocar mais de uma indicação na vaga, no campo “origem do cadastro ” não está liberado, alguém tem uma dica? Obdo

    • SBBH
      3 anos ago

      Conseguiu resolver? Estou com o mesmo problema!!

  3. Juliano Rangel
    3 anos ago

    Galera acho justo 250 horas visto quem não aprendeu a voar com 250 horas pode desistir da profissão, além disso de que adianta tem 3000 horas de PA34 B58 ou C310 ou que quer que seja ainda assim não terá nenhuma experiência com Boeing 737-700 e 737-800 indiferente de quem conseguir passar na seleção, seja por indicação ou por qualquer outro meio, ainda assim forá o curso e será qualificado para tal, os que pensam diferente é porque provavelmente já tem mais de 500 horas na CIV, será que o mesmo que acha o contrário se tivesse as 250 horas faria alguma objeção? aposto que não, mas essa é o mundo das cobras é sempre uns querendo mais que os outro, se o mínimo fosse de 10.000 horas ainda assim apareceria um dizendo que deveria ter 30.000 horas, acho isso um absurdo..

  4. Francisco Costa de Souza
    3 anos ago

    Por que não podem divulgar a idade?

    • Raul Marinho
      3 anos ago

      Por causa da Constituição Federal:

      Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:
      (…)
      XXX – proibição de diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil;

      • João
        3 anos ago

        Mas voce acha Raul que os candidatos com mais de 35 anos de idade, podem ter chance?? Vamos botar ai um candidato a copiloto com 45 anos com todos os requisitos porem com 500 hrs de voo!!!

        • Raul Marinho
          3 anos ago

          Não sei qual a política da empresa em relação à idade dos candidatos, João.

        • Rogério Barreto - BOTUCATU-SP
          3 anos ago

          ELES QUEREM PESSOAS MAIS NOVAS, PARA DEPOIS SEREM CHAMADOS PELA TAM OU OUTRA EMPRESA. ESQUECEM QUE QUANDO SE PEGA UMA PESSOA MAIS MADURA (ACIMA DE 30, INDEPENDENTE DA QUANTIDADE DE HORAS, ESTE PROFISSIONAL SERÁ MUITO MAIS FIEL A EMPRESA E NÃO SAIRÁ POR QUALQUER COISA)

          • Raul Marinho
            3 anos ago

            Pois é, se eu fosse o recrutador de uma cia aérea, pensaria exatamente assim tbém! Só que, não ser por que motivo, a maioria pensa o contrário…

  5. Juliano Rangel
    3 anos ago

    boa… tomara mesmo q as cia chame bastante gente, pretendo voar taxi pra fazer hora e depois quero agrícola…. e só pra constar, tenho curso superior as vezes é preciso seguir um caminho pra chegar até outro… bons voos a todos

  6. Nunes
    3 anos ago

    Acho Um absurdo 250 Horas como mínimo,me envergonho de ter feito parte de uma empresa que nivela por baixo.

    • David Banner
      3 anos ago

      mimimi mimimi … A vagaa é pra comando???? Acho que não…. SÓ ACHO!

      Bem-vindo ao futuro.

      #MenosPanoPretoPorFavor

    • Alexandre
      3 anos ago

      Nivelar por baixo ? Me formei nos EUA em 6 meses e meio (PP,PC, IFR/multe, JET, ATPL), em toda minha vida aeronautica, NUNCA tirei uma nota abaixo de 9, nunca fui reprovado em Voo cheque (coisa normal nos EUA), tenho nota maxima no ICAO, JET, ATPL teorico…. a ÚNICA coisa que nao tenho, é dinheiro pra fazer horas de voo !!!! enfim estou desempregado a mais de um ano, mesmo depois de todo esforco e dedicação, estudando 10 hrs por dia, e voce tem vergonha de pessoas como eu terem finalmente uma chance???

      quem é merecedor? o filho do comandante, o filho do dono de aviao particular, que demorou 2 anos, fez a prova 3 vzs…passou com 7 e foi fazer 1000 hrs no aviao do pai?

      Desculpa amigo mas você está extremamente equivocado

      • aviador74
        3 anos ago

        Não precisa de dinheiro para juntar horas de voo. Basta ser competente para conseguir emprego como um simples INVA. Eu sou instrutor a dois anos e tenho mais de mil horas como instrutor e acredito que as horas voadas fazem sim muita diferença.
        Nao tenho parentes na aviação e nenhuma peixada, consegui apenas estudando e trabalhando na escola (estagio de mais de dois anos antes de ser instrutor), para enfim ter uma chance.
        Quem voa sabe, que quanto mais se voa mais voce se da conta que pouco se sabe, e nao falo do equipamento, pois voar e comandar uma aeronave é algo muito alem de apenas empurrar a manete e decorar numeros.
        É um eterno aprendizado que nunca termina. Voar e ter horas é adquirir maturidade, saber julgar algo alem do obvio e tomar decisões corretas em situações adversas.
        Acho uma PIADA 250 horas como requisito para voar uma aeronave que voa com 150 passageiros ou mais. No fundo temos que aceitar, pois o mercado é assim.
        Acho triste a maneira como a formação de um piloto esta deturpada. Amanha estarei sentado lado a lado com caras de 200 horas de voo em uma seleção que nem sabem ao certo efetuar uma fonia ou gerenciar corretamente um voo/cabine. Boa sorte para os de 250 horas que forem chamados, nada contra essas pessoas, mas estou decepcionado enormemente de como a coisa esta invertida e de como esta banalizado voar na tao sonhada linha aérea.

        • Alexandre
          3 anos ago

          Nao precisa de dinheiro ??? Curso pratico de INVA gratis ??? oba, so me falar onde é !!pq aqui no RJ ta custando mais de 12.000 !! Cuidado com a arrogancia, quando for voar com um “cara de 200 horas” vai te atrapalhar bastante quando vc for estudar um tal de CRM !! lógico que experiencia é importante, mas nunca confunda horas de voo com maturidade ou competencia !! QUANTIDADE NAO SIGNIFICA QUALIDADE…

          • aviador 74
            3 anos ago

            Doce ilusão. Agora é o “poste urinando o cachorro”? Eu no caso amigo, ralei anos para terminar tudo e sou a prova que nao precisa ser rico para conseguir chegar la. Acho engraçado, quem mais gosta de requisitos baixos sao justamente os filhinhos de papai e de comandante que ganharam tudo e tem PREGUIÇA de correr atras dos seus objetivos. CRM? Desculpa colega.. Tenho CRM anualmente assim como LOFT/TEM. Fora os pequenos cursos e seminários que participo. Dou aulas teoricas e trabalho com consultoria, pois com meu trabalho montei o Primeiro Manual de Instrução e Procedimentos que por causa dele CERTIFICOU O PRIMEIRO CIAC OFICIAL NO BRASIL… Valew ai.. Arrogância tem quem nao faz e não trabalha por onde… E desde ja encerro esse assunto. Infelizmente me arrependi de postar neste BLOG..

          • topviper74
            3 anos ago

            A e para encerrar. Colega, se voce fez todos os cursos em 6 meses e nos EUA, é dificil imaginar que faltou dinheiro para efetuar tua formação. Logo, teu argumento pra mim se torna invalido.. Nada pessoal.

      • rafaclarindo
        3 anos ago

        Concordo contigo.

    • Cássio Rodrigo
      3 anos ago

      Se hora de voo fosse sinônimo de competência… Parabéns à Gol por abrir oportunidade para as pessoas que não foram agraciadas com tantas horas ainda, mas que se dedicam e estudam todos os dias, esperando, enfim, uma oportunidade na carreira. Pena que nem esses mínimos eu não tenho. E olha que não foi por falta de tentar.

    • ford73@gmail.com
      3 anos ago

      Eeeeee pano preto! por isso que a avião aqui da nojo!!!! Vai la As da aviação, não se esqueça que normalmente é um copiloto desses fraquinho de 250 horas que pode salvar a sua vida de Master Pica das Galaxias!!!

    • topviper74
      3 anos ago

      Apoiado

  7. João
    3 anos ago

    O que eu achei interessante é que eles estao acabando com idade máxima, as empresas nao estao mais exigindo idade máxima até???????

    • Rogério Barreto - BOTUCATU-SP
      3 anos ago

      SÓ POR CURIOSIDADE, QUAL ERA A IDADE MAXIMA???

      • João
        3 anos ago

        Entre 2002 e 2007 candidato o copiloto tinha que ter no MAAAAAximo 35 anos de voo, segundo os requisitos , hj nao vejo mais isso graças a deus

  8. Rogério Barreto - BOTUCATU-SP
    3 anos ago

    IMAGINO A QUANTIDAAAAADEEEE DE CURRICULOS QUE JÁ EXISTEM CADASTRADOS… NAO VAI FAZER NEM COSSEGAS. CONHEÇO UMA PESSOA (EXTREMA CONFIANÇA) QUE DISSE, 95% DAS VAGAS SÃO PARA INDICAÇÕES DE COMANDANTES ANTIGOS NA EMPRESA. TAIS COMO SOBRINHOS, FILHOS DE AMIGOS COMANDANTES ETC ETC…. SE NAO TIVER O CURRICULO RIGOROSAMENTE COM ESPECIFICAÇÕES ACIMA DAS PEDIDAS, ESQUEÇA…

    • David Banner
      3 anos ago

      Na verdade isso é só pra cumprir tabela e evitar chance de tomarem um processo por conta de alguém que venha a se sentir discriminado por não ser peixe (funcionário ou filho de piloto da gol).

      Serve também pra caso não se consiga preencher todas as vagas com funcionários e filhos de piloto.

      Tanto é que nem divulgam a quantidade de vagas.

      Vai ser mais fácil ver uma cabeça de bacalhau do que alguém “fora da gol” pegar uma dessas vagas. Mas a chance existe.

  9. leo Jordao
    3 anos ago

    O difícil vai ser encontrar pilotos médicos! RsRsRs!!

  10. Diego
    3 anos ago

    Ali diz “ensino médico completo”, será que pra ser piloto tem que fazer medicina? Rs.

Deixe uma resposta