(Re)cheques em xeque: quem está tendo problemas para (re)checar a hab.MLTE?

By: Author Raul MarinhoPosted on
1047Views25

Conversei agora com o representante de uma grande escola de aviação que me disse que os (re)cheques de habilitação de CLASSE MLTE estão temporariamente suspensos na sua instituição. O motivo: a ANAC estaria indeferindo processos de concessão e de revalidação desta habilitação devido ao fato de não existir o Manual de Curso MLTE – e, portanto, não ser possível homologar um treinamento MLTE.

Como não há, ao menos que eu saiba, documento oficial da ANAC determinando a interrupção dos (re)cheques de MLTE, gostaria de saber da experiência prática dos amigos leitores: vocês estão tendo dificuldades para (re)checar a hab.MLTE, ou têm tido processos indeferidos devido ao motivo acima alegado? Comente suas experiências neste sentido, por gentileza.

25 comments

  1. Paulo Franco
    4 anos ago

    Bom dia!!! Isso deveria ser denunciado ao Ministério Público, pois a Anac manda e desmanda da forma que ela pretende sem estudar o impacto que possa causar no mercado. E até onde entendo, enquanto inexistente for o manual de manobra do MLTE ela deverá estar deferindo os processos de cheque e recheque, uma vez que não há previsão, fora as 12 horas para concessão inicial e a experiência recente para recheque.

  2. Giseli
    4 anos ago

    Trabalho em uma Escola que está passando por essa dificuldade. O problema se agrava porque já enviamos toda a documentação para homologação do curso MLTE (mesmo sem legislação que exiga). Fazem seis meses que a documentação está lá e ainda não finalizaram o processo.
    ANAC penalizando não só os pilotos como as Escolas de aviação também.

  3. Marcius
    4 anos ago

    Há 3 semanas atrás ouvi de um checador militar que todos os militares irão pedir baixa da condição de checadores da Anac por causa daquele episódio ocorrido no recheque de um Agusta, o qual a ANAC e seus semideuses contestaram a competência do checador militar que estava executando o seu trabalho.
    Se isso for verdade, dias piores virão!!!

    Repassando mais uma pérola da ANAC (e seus semideuses) que ouvi hoje: indeferiram uma FAP porque ela estava preenchida com caneta de tinta PRETA, e não com caneta de tinta AZUL.

    Piadinha de hoje: Os funcionários da ANAC começarão a usar camisetas pretas nos recheques e nas inspeções de rampa com a seguinte inscrição contida na frente: “Como posso atrapalhar o seu dia hoje?”

    • augustogentile
      4 anos ago

      Essa da caneta preta já aconteceu aqui em Anápolis.

  4. Hudson Jarves
    4 anos ago

    Rechequei o MLTE por experiência recente, conforme ensina um post aqui no blog e deu tudo certo. Alias o tempo de espera foi bem menor do que eu estava esperando. Aleluias!

  5. Felipe Saraiva
    4 anos ago

    A ej me informou que fará uma reunião com a anac dia 3 de dezembro para tentar resolver a questão. Enquanto isso quem precisa revalidar, como eu, terá que esperar.
    Saudades da faa…

  6. REGINALDO L. SARMENTO
    4 anos ago

    Boa tarde
    Recebi agora pouco o email validando meu MLTE por experincia. Que vencia no mes 11, so que eu realizei a solicitação no final de setembro e deu tudo certo.

  7. Fred Mesquita
    4 anos ago

    Muitas escolas de aviação tiveram seus checadores (particular da escola) com a habilitação cancelada sem aviso prévio. Muitos pilotos que fizeram o cheque, tiveram seus “cheques” indeferidos por causa disso, e ficaram no prejuízo. A fora a dificuldade hoje em dia para conseguir um checador civil está muito grande, já que os checadores militares da FAB ainda não retornaram.

    É a grande contribuição do Governo Federal para acabar de vez com a aviação executiva.

  8. pilotobrandao
    4 anos ago

    Também rechequei por experiência recentemente, foi tranquilo e sem problemas.

  9. Leonardo
    4 anos ago

    Faço parte de um Aeroclube e o que o pessoal da Anac me respondeu é que para que um examinador credenciado possa checar uma licença ou habilitação há a necessidade da entidade ter o Curso Prático homologado. No caso do MLTE que é a questão desda faq o examinador só sera habilitado a checar está se a entidade possuir a homologação, pesquisa que pode ser feita no site da anac, segue link de exemplo: http://www2.anac.gov.br/educator/cursos.asp?CNPJ=47.051.537/0001-44 neste caso está instituição possui o curso homologado, é por isso que só Inspac checa PLA não há curso prático homologado.

  10. Mario
    4 anos ago

    Legal. Seleção da Gol tá ai, Outras tbm vão começar a chamar e a ANAC sempre atrapalhando quem precisa do MULT Válido. Segue a Máxima de que “Esse é o Padrão que a Empresa pede”…

  11. Mais uma razão para que aqueles que pensam em fazer uma carreira no exterior considerem a obtenção de uma licença do FAA, principalmente quem já é PLA e/ou preenche os requisitos de qualificação e experiência para tanto. Na licença americana (“ATPL”, no caso), o IFR e o MEL (“multi engine – land”) são inerentes à licença, desde que o certificado de tipo (“type rating”) do avião que se voa esteja em dia. Quando se checa/recheca o tipo (desde que seja biturbina e/ou birreator, claro), os outros dois estão automaticamente revalidados, com a mesma data de expiração, o que faz todo o sentido. É simplesmente estapafúrdio você checar um multirreator que praticamente só voa no Espaço Aéreo Superior e por instrumentos e ter que checar multimotores e/ou IFR em separado. É coisa de manicômio, isso, porque um comandante de Boeing B777, Gulfstream G550, Falcon 7X etc não vai se meter a voar um Seneca III ou um Baron 58TC após 20-30 anos sem tocar num avião a pistão, sem antes tomar um duplo de alguém que voa, mesmo que isso não seja mandatório. Por essas e outras digo e repito que se eles fizessem “cut & paste” integral do FAR/AIM, muito pouco dessa balbúrdia existiria, eles teriam menos trabalho etc…mas aí tem um problema sério: o pessoal que trabalha na Aviação do Brasil estaria F-E-L-I-Z. E isso eles não podem deixar acontecer, em hipótese alguma.

    • Fabio Lemes
      4 anos ago

      Capitaão! Concordo com o senhor em gênero,minero e grau! Não agüento mais essa ANAC.

  12. Beto Arcaro
    4 anos ago

    Falta de manuais do curso?
    Isso então seria só para cheques iniciais, não ?

    • Raul Marinho
      4 anos ago

      Foi o que pensei… Mas, não: estão indeferindo os recheques tbém.

      • Beto Arcaro
        4 anos ago

        Engraçado…
        Na época do “Apagão de Pilotos”, o MLTE foi meio que largado às traças.
        Era desnecessário para o ingresso em na linha aérea e não era preciso para se voar muita aeronave “Tipo” (continua não sendo…)
        Agora, parece que a “importância” do MLTE tem aumentado, com a ANAC sinalizando a reclassificação das aeronaves “Tipo” e com as incertezas (opção mais possível de um emprego na 91 com MLTE) de se ingressar em uma linha aérea só com o PC/IFR .
        Quanto aos manuais de treinamento, então, quer dizer que eles não existiam até agora?
        Sem generalizar, estão acontecendo uns absurdos em termos de treinamento em aeronaves multimotoras!
        Atualmente, 80% de um treinamento de MLTE, pelo o que tenho observado, se concentra em “Toque e Arremetida” no Seneca I ou II.
        E pior, fazem isso com trem em baixo!
        Dizem que é para não forçar o sistema hidráulico…
        Não existe mais a exigência de “Positive Climb, Gear Up” tão importante na operação de bimotores leves.
        Se, numa dessas arremetidas, o Instrutor/Aluno tiver um “Mono Real” a certeza é muito maior (101%!) de “a vaca ir para o brejo” do que com o trem em cima.
        Poucas escolas ensinam o sujeito, a realmente “Operar” a aeronave como se deve.
        Vôo monomotor real ? Nunca!
        Demonstração de VMCa? Nem pensar!! Perigosíssimo!
        Enfim, não vai adiantar nada ter um manual de treinamento, manobras, etc., se ele não for aplicado.
        Como se fiscaliza essa aplicação?
        Quem é que vai elaborar esses manuais?
        O tradicionais, extremamente competentes, “ANAQUIANOS”?
        O manual de PP “Mono” existe desde os anos 40, está obsoleto, precisa ser reformulado, mas…. Ele é aplicado como se deve na instrução real?
        E o recheque de MLTE onde não se revalida o MNTE?
        Nas palavras de um “corajoso” SPO da ANAC que conhecemos, precisamos para que esse absurdo “caia”, de que as estatísticas provem que não vai haver impacto significativo em termos de segurança de vôo.
        Há 3 anos (quando podia!) qual era esse impacto?
        Quem já leu um RF do CENIPA, no qual os fatores determinantes de acidente com um Mono, foram originados por características operacionais de um Multi ?
        É brincadeira….SQN!!!

  13. Gustavo
    4 anos ago

    EJ, ACBP todos com problemas.

  14. Humberto Rodrigues
    4 anos ago

    Eu tive um “calvário” para rechecar o Multi nesse ano.
    Como os Checadores da Anac estão raros de se ver hoje em dia, agravado ao fato do imbróglio com os militares, reduzindo ainda mais o número dos checadores, resolvi fazer via instituição de ensino.
    Na primeira instituição os checadores estavam suspensos, depois de liberá-los, não poderia checar por esse motivo do post.
    Na segunda havia checador e avião, e depois de cumprir os requisitos burocráticos o D.O. Me informou que as horas disponíveis já estavam alocadas aos alunos já agendados.
    Na terceira instituição haviam o checador, aeronave que já estava em manutenção, sem saber a data para retorno ao serviço.
    Para finalizar encontrei uma ótima instituição que pode me atender, mas rodei” uns 1000KM de ida e volta para poder cumprir as minhas obrigações para com a Anac.

    • Thiago T
      4 anos ago

      Quanta complexidade hein, e que logistica só pra ter rechecar licença!

  15. Luiz
    4 anos ago

    Chequei minha habilitação MLTE junto com o PC/IFR em 13/10/2014, meu processo foi deferido e já estou com a carteira em mãos a umas 3 semanas.

  16. Spdalive
    4 anos ago

    Tive meu processo indeferido por causa de uma Declaração de Instrução, já reenviei ela corrigida, vamos ver no que vai dar.

  17. augustogentile
    4 anos ago

    2 meses aguardando inspac e nada ainda. Escola solicitou homologação e inclusão de checadores pro curso a seis meses e não temos resposta ainda. Esse mês vence meu Mlte.

  18. Arnie
    4 anos ago

    renovei a minha habilitacao MLTE por experiencia recente seguindo as instrucoes do blog e deu tudo certo.

Deixe uma resposta