IPO da Azul: será que agora vai?

By: Author Raul MarinhoPosted on
301Views2

Ontem, o Portal da revista Exame anunciou que a “Azul confirma IPO, com registro de oferta no país e EUA“, e logo depois o Estado publicou a reportagem “Pela 3a. vez Azul tenta lançar ações na Bovespa e no mercado dos EUA“, relativizando o otimismo da Exame. Ambas as matérias tratam da possível abertura de capital da Azul Linhas Aéreas, com o lançamento de ações no mercado para que a companhia consiga obter os recursos necessários para o seu crescimento, comprar os ‘trocentos’ A320-Neo que anunciou, etc.

O problema é que o mercado acionário não está favorável no Brasil – e, mesmo nos EUA, não se pode dizer que está tremendamente aquecido. Fora isso, nenhuma das empresas de aviação com capital aberto do país – TAM e Gol – consegue sair do prejuízo. E o tal do PDAR, que fomentaria a aviação regional, teve sua MP recentemente caducada, e em 2015 vai se tentar recomeçar do zero… Ou seja: será que o momento é o mais indicado para uma abertura de capital de empresa aérea? Ou, perguntando de outro modo: se você fosse um investidor, arriscaria seu dinheiro na Azul?

Mas a Azul e os bancos que a assessoram não são ingênuos, e sabem de tudo isso, então vamos ver onde essa história vai dar. Se, de fato, for exitosa, acredito que teremos uma forte onda de contratações na empresa no médio prazo. Então, fiquem ligados nos cadernos de economia dos jornais de agora em diante, pois é de lá que poderão (ou não) sair as boas notícias para o mercado de trabalho de pilotos nos próximos anos.

2 comments

  1. Marcos Véio
    3 anos ago

    Posso estar errado, espero muito que sim. Mas acho que boa parte dos ‘trocentos’ A320-Neo, serão para substituir outros ‘trocentos’ E195.

Deixe uma resposta