CNN: “Ready for pilots to fly your airliner by voice commands?”

By: Author Raul MarinhoPosted on
287Views3

Pilotagem por comandos de voz: mais um tijolinho no muro que deverá excluir os copilotos definitivamente das cabines dos aviões comerciais? Leia/veja essa matéria da CNN: “Ready for pilots to fly your airliner by voice commands?

3 comments

  1. Hubner
    3 anos ago

    É a Inteligência Artificial tomando conta do mundo.

    Mesmo sem comando de voz, a Embraer já fabrica aeronaves comerciais tecnicamente habilitadas para voos single-pilot, ou seja, se for aberta a possibilidade de homologação para essa configuração, até a Embraer já está preparada.

    A evolução tecnológica não tem limites.

  2. gustavocarolino
    3 anos ago

    A visão de utilização de copilotos como “sistema reserva” é equivocada. Apesar de um sistema de comando por voz poder ser um fator redutor de carga de trabalho nas tarefas, tal sistema pode conter armadilhas da própria computação envolvida. A função intrínseca do copiloto esta na formação das tomadas de decisão na cabine e nao apenas auxiliadora no que diz respeito as tarefas físicas, mas cognitivas também.

    É a missão e complexidade da operação que deve determinar a equipe condutora do vôo. E, apesar de todo o esforço econômico envolvendo a simplificação da equipe, o maior preço a se pagar é um acidente devido a cortes da equipe de vôo, que já não se excede.

    Termino afirmando que pilotos aviadores geralmente trabalham juntos para que haja coordenação ergonômica física e cognitiva no ambiente operacional ( aeronave e meio externo), favorecendo a formação da tomada de decisão.

    • Marcos Véio
      3 anos ago

      Falavam argumentos semelhantes, quando começou a ser fabricados, aviões sem o posto do “engenheiro de voo”. Aviões Single Pilots é um caminho sem volta. A próxima geração de jatos comerciais, que entrarão em serviço lá pelos anos 2050, não terá o “copila”. Infelizmente!

Deixe uma resposta