Quando menos se esperava, eis que 2014 termina! Que ano, hein!? Se há um defeito que 2014 não teve, foi monotonia! O primeiro post do ano foi “2014 – Agora vai!“, em que eu disse o seguinte:
(…) Então, pessoal, vamos que vamos, que 2014 promete! Esse ano é de Copa no Brasil; de eleições para presidente, governador, senadores e deputados (vamos ver se a gente, finalmente, começa a votar certo, né!?); e de profundas mudanças na regulamentação aeronáutica, em especial a relacionada à formação de pilotos, com a ansiosamente aguardada revisão do RBAC-61, e a publicação dos RBACs 140 e 141, que regulamentam os aeroclubes e as escolas de aviação – dentre outras. Também esperamos que este seja o último ano da crise do setor aéreo, e que a aviação volte a contratar tripulantes em quantidade razoável. Enfim: contamos com um 2014 melhor que 2013, mas pior que 2015!
Pois é, né? Perdemos a Copa em casa, com um vexatório 7 X 1, e as eleições… Bem, deixa prá lá. Mas a regulamentação aeronáutica realmente mudou muito em 2014: apesar dos RBACs 140 e 141 terem ficado para 2015, houve 4 emendas ao RBAC-61, fora as IS’s, decisões, portarias, listas, e “post it’s“! Quanto à empregabilidade, é verdade que 2014 não foi exatamente uma maravilha, mas convenhamos: pelo menos na asa fixa (e especialmente para a linha aérea), foi bem menos pior que 2012/2013. Então vejamos, por meio dos posts mais importantes de 2014, como foi o ano que passou:
- 16/01: “RF do PR-GUL: um avião com POB=101 estolando sobre Diadema-SP“ – Um post imperdível para quem gosta de estudar CRM! E, por coincidência, acabei tendo a oportunidade de conhecer o Ricardo Blanco, o controlador que ajudou a evitar o desastre com o PR-GUL, alguns meses depois: um excelente profissional que recebeu o “Prêmio Mauro Silva de Segurança de Voo” no II Seminário Contato Radar.
- 20/01: “RF do PR-LAB: porque não se contratam pilotos como diaristas“ – Outro post analisando um Relatório Final do CENIPA. Só que, desta vez, focando um dos principais problemas de empregabilidade da aviação geral: os free-lancers e os “pilotos-polvo”, assunto que voltou a ser debatido no final do ano.
- 22/01: “O que representarão os quase 2mil novos voos na Copa do Mundo para o mercado de trabalho de pilotos?“ – O primeiro post do ano com análises sobre a empregabilidade de pilotos no decorrer de 2014 – que, para o bem ou para o mal, acabaram se confirmando: 2014 realmente foi melhor que 2013, mas a Copa pouco influiu nisso (lembrando que, até aquele momento, dizia-se que a Copa seria a salvadora da lavoura para a aviação).
- 23 e 24/01: “E a obrigatoriedade das tais 200h em comando para INVA/H? Entra mesmo em vigor em junho deste ano?” e “O que é importante para a qualidade da formação aeronáutica? Ou: as 200h PIC para INVA/H são a solução para os nossos problemas? Ou, ainda: Como o Sr. Pellegrino acha que nossos PCs irão obter as 200h PIC? Pagando?“ – São dois posts sobre o mesmo tema: a discussão (que ainda não acabou) sobre se faz ou não sentido exigir 2ooh em comando para INVA/Hs. Vale a pena reler, inclusive os comentários!
- 31/01: ATENÇÃO: “Risco de CFIT nas REAs da TMA-SP (Portão 4 da posição Morungaba)“ – Um post que gerou uma discussão que resultou num NOTAM, dias depois. Mas o realmente interessante foi a postura do Ten.Cel. Nave, do SRPV: impecável!
- 03/02: “IS 61-002B: ANAC finalmente libera o cheque de IFRH em helicóptero “sob capota”“ – O primeiro post do ano sobre novidades na regulamentação da ANAC. Haverá tantos outros…
- 12/02: “Comandante criticando pouso do copila no ‘speech’“ – Uma das primeiras grandes polêmicas do ano.
- 13/02: ““Prefeito discute com ministro da Aviação Civil a desativação de aeroporto na Zona Norte” – Ou: cada cidade tem o Quá-Quá que merece“ – Mais uma discussão que iria atravessar 2014 sem terminar…
- 19/02: “Sobre “canetar” horas de voo, comprar licenças/habilitações, etc. – uma abordagem prática“ – Um dos primeiros posts sobre ética do blog no ano.
- 20/02: “Seja em Kandahar, seja no Paraná, o que mata é a falta de treinamento para operar a aeronave“ – Mais um post analisando um RF do CENIPA (embora, neste caso, de maneira comparativa a uma matéria da Flying Mag).
- 21/02: “ATENÇÃO: ANAC publica nova emenda ao RBAC-61 – alterações sobre habilitação de TIPO“ – A primeira emenda do ano ao RBAC-61, a EMD002.
- 25/02: “Não se pode cobrar taxas de candidatos a processos seletivos para empregos na esfera privada! Isso é ilegal e antiético!“ – Foi por causa deste post que começou a minha aproximação com o SNA, que acabou resultando na minha contratação como representante para a aviação geral e de instrução em novembro. E o referido processo seletivo irregular foi cancelado.
- 27/02: “Azul está contratando copilotos – veja como está sendo o processo seletivo (post editado)“ – Sobre o primeiro processo seletivo em companhia aérea depois de muitos meses (processo este que continua em andamento, por sinal…).
- 14/03: “[R/RBAC-61] Como foi o workshop da ANAC sobre a revisão do RBAC-61“ – Este post fala sobre o evento promovido pela ANAC para discutir as mudanças no RBAC-61 que aconteceriam alguns meses depois. É um relato interessante para poder entender onde a área técnica queria chegar em comparação com o que realmente ocorreu.
- 20 e 21/03: “[R/RBAC-61] Enquete: 200h PIC obrigatórias para INVA/Hs“ – Esse post marcou um dos maiores fiascos que esse blog sofreu no ano, que foi a tentativa de realizar uma enquete sobre as 200h em comando para INVA/Hs…
- 24/03: “Sabem qual foi a média da experiência dos INVA/Hs envolvidos em acidentes em 2010? 2.095h!“ – Um post ‘mythbuster’, que mostrou que não há relação factual entre acidentes na instrução e instrutores com menos de 200h em comando.
- 25/03: “Perspectivas da aviação executiva (’91’) e a crise de confiança da economia“ – Uma análise sobre empregabilidade na aviação geral que, infelizmente, viria a se confirmar no decorrer do ano.
- 27 e 28/03: “Sobre empregabilidade e redes sociais – Ou: Como não perder o seu emprego por um comentário infeliz no Facebook” e “Piloto que xingou nordestinos pede desculpas publicamente“ – Um piloto posta um comentário infeliz no Facebook, isso repercute nacionalmente, e o sujeito acaba demitido e estigmatizado: um post importantíssimo para que todo mundo entenda que não existe privacidade nas redes sociais.
- 28 e 31/03: “O áudio da fonia da aeronave da Avianca que efetuou o pouso de barriga em Brasília” e “O pouso sem o trem do nariz do Fokker da Avianca: foi heroísmo, sim, mas diferente do que se pensa“ – Posts importantes para entender a importância do treinamento.
- 01/04: “Sobre “paixão por voar” e ser piloto profissional“ – Apesar de ter sido publicado em um 1o. de abril, este post é absolutamente verdadeiro sobre uma das maiores confusões que as pessoas fazem ao escolher a profissão de piloto.
- 04/04: “Reportagem da TV espanhola sobre a (in)segurança aérea no Brasil e os casos de corrupção da ANAC“ – A despeito das diversas reportagens sobre o mesmo assunto veiculadas na TV Bandeirantes, esta matéria da Hispan TV foi, de longe, a mais completa sobre o assunto (e, inclusive, teve a minha participação).
- 15/04: “Quer ser piloto, é? “Sabe de nada, inocente!”“ – Um dos melhores posts sobre empregabilidade do ano. Vale a pena (re)ler!
- 24/04: ““Tenho 36 anos, estou pensando em ser piloto, e…” – Ou: a dúvida que não cala! Afinal, idade é um problema na aviação?” – A velha dúvida do “estou velho para a aviação?”, uma campeã de audiência desde a criação do blog.
- 05/05: “APA Pilotos: Comparativo entre aviação comercial e executiva“ – Outro post sobre empregabilidade que causou polêmica no blog.
- 13 e 14/05: “O “pacote de maldades da Copa” e o que poderemos fazer quanto a isso” e “Ainda o “pacote de maldades da Copa” – não vamos fazer “justiça com o próprio manche”, temos entidades para isso!“ – O governo resolveu amordaçar a aviação geral durante a Copa do Mundo, o que acabou por originar, pela primeira vez na história, a união das associações de aviação para defender seus interesses comuns – vale a pena relembrar esses fatos!
- 15/05: “Uma radiografia dos “pousos de toninhas” (“bounced landings”)“ – Um post importante, especialmente para quem está começando a voar agora!
- 20/05: “O perigo da AVgas“ – Sobre uma “tradição” na aviação, que é tratar a AVgas como se fosse água mineral – e não é, pelo contrário, é um perigo para pilotos e mecânicos!
- 22/05: “[R/RBAC-61] ATENÇÃO: Caíram as exigências de curso teórico para PP e PLA e de 200h em comando para INVA/H“ – Um dos posts mais lidos e menos compreendidos do ano! Mas o fato é que os cursos teóricos e as 200h em comando para INVA/Hs continuam não sendo exigidas até agora. Vamos ver se vai definitivamente em 2015…
- 27/05: “[R/RBAC-61] Uma das melhores novidades do “novo” regulamento não está na minuta enviada para consulta pública: a possibilidade de copiloto de aeronave ‘single-pilot’ lançar 50% das horas voadas“ – Esta questão será uma de minhas principais prioridades para 2015, tanto no blog, quanto na minha atuação junto ao SNA e à APPA.
- 27/05: “Um dos vídeos mais bizarros que você já viu“ – Você não viu? Então veja! Já viu? Assista de novo, é impressionante!
- 27/05: “[R/RBAC-61] Cadê a tal “Subparte S”? As provas teóricas vão continuar “no vácuo”!“ – Pois é… E continuam “no vácuo”! Apesar de todas as promessas, as provas teóricas continuam sendo regulamentadas por post it‘s…
- 20/06: “[RBAC-61] Revalidação de habilitação de CLASSE (MNTE e/ou MLTE) por horas de voo“ – Talvez um dos posts mais elogiados pelos leitores… O que teve de gente que usou esse guia é impressionante! (ver também “[RBAC-61] Revalidação de habilitação de CLASSE (MNTE e/ou MLTE) por horas de voo” e ““Raul, meu PP venceu, e…” – Entenda como funcionam as renovações de habilitações da ANAC“).
- 20/06: “ANAC publica a IS 91-002, que regulamenta o uso de tablets e demais dispositivos eletrônicos na aviação“ – Aleluia! Já não era sem tempo, né dona ANAC!?
- 26/06: “Como ocorrem os acidentes aéreos relacionados à instrução“ – Se você é piloto aluno, instrutor, ou trabalha com instrução aeronáutica primária, então você PRECISA ler este post!
- 02/07: “10 (ou 3) coisas que “pilotos de verdade” fazem“ – Você é um “piloto de verdade”? Confira aqui!
- 02/07: “Pilotos com nível superior ganham mais que pilotos sem diploma universitário?“ – Talvez uma das questões mais importantes da intersecção entre formação aeronáutica e empregabilidade de pilotos, que tratamos aqui no blog.
- 03/07: “SNA começa a se preocupar com INVA/Hs e pilotos da aviação executiva“ – Pois é… Não tinha ideia que, alguns meses depois, seria eu quem estaria cuidando deste assunto no SNA.
- 04/07: “ATENÇÃO: ANAC publica a IS Nº61-004A, com novas normas sobre a emissão de licenças e habilitações“ – Essa IS trouxe um conceito revolucionário – o de “famílias de modelos de aeronaves” -, que acabou tendo vida curta (acabou excluída na versão “B” em 19/09). Mas, em 2015, a “nova” versão do RBAC-61 (a EMD006) trará o conceito de volta, então é bom entender do que se trata.
- 09/07: “Está começando uma crise no setor de instrução aérea?“ – Pois é… Estava. E, ao que parece, em 2015 ela vai se agravar.
- 14 e 15/07: “A infame reportagem do Fantástico sobre os táxis aéreos piratas” e “Ainda o problema do TACA (Táxi Aéreo Clandestino)“ – Dois posts importantes para a discussão dos TACAs, que deve voltar em 2015 com muita força (vocês não perdem por esperar!).
- 14/07: “Portal SNA: “Contratação de Aeronautas via Pessoa Jurídica”“ – Outra discussão que vai ser muito comum aqui no blog em 2015.
- 22/07: “Vamos comemorar o sucesso da ANAC?“ – Este post foi muito lido e compartilhado, mas, sinceramente, eu preferiria que ele nunca tivesse existido… (Ver também “Portal ANAC: “ANAC é homenageada [pela ANAC!] por atuação durante a Copa”).
- 27/07: “A realidade aumentada do Google Glass na aviação – Ou: Startrek é aqui!“ – Tomada Deus a gente comece a desfrutar dessa tecnologia em 2015! Porque é sen-sa-cio-nal!
- 29/07: “PDAR-Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional“ – Outro assunto que deverá ser muito popular no blog em 2015!
- 06 e 07/08: “II Seminário Contato Radar – Como foi” e “Prêmio Comandante Mauro Silva de Segurança de Voo“ – Dois posts sobre o melhor evento de aviação que aconteceu em 2014 e a premiação que nele aconteceu – e na qual eu fui um dos agraciados, com muita honra!
- 13/08: ““Eu voo PT-BIC, sim, e daí?” – Ou: orgulho de ser estelionatário!“ – Mais um post que eu preferiria que jamais tivesse existido…
- 14/08: “Palestra sobre Empregabilidade na Aviação – II Seminário Contato Radar“ – Para quem ainda não assistiu (pessoalmente ou no Youtube), recomendo que assista! Tem informações importantes aí.
- 19/08: “Será que não está na hora de “educarmos” os proprietários de aeronaves?“ – Mais um assunto que pretendo resgatar em 2015.
- 20/08: “‘LOC-I’ & ‘Upset Recovery’: As bolas da vez” e “A ‘LOC-I’ (perda de controle em voo) absurda do A310 em Paris“ – Perda de controle em voo e recuperação de atitude anormal, dois assuntos que sempre merecem ser revisitados!
- 22/08: “Saiu o RF do acidente com o King em Juiz de Fora (2012). CFIT, como era óbvio… Mas o que realmente interessa é outra coisa!“ – Mais uma análise de Relatório Final do CENIPA que precisa ser (re)vista!
- 26 e 27/08: “Os números do mercado de trabalho de PCHs” e “Um pouco mais sobre os números do mercado de trabalho de PCHs“ – Se você for da asa rotativa, não deixe de (re)ler esses posts!
- 27 e 28/08: “RF do PR-JCR: “O piloto (…) não gostava de voar sob regras de voo IFR”” e ““O patrão fez pressão e ele cedeu”. Quantas vezes mais vamos ouvir isso, quando alguém comentar sobre um acidente aeronáutico?“ – Outra análise de Relatório Final do CENIPA que merece ser (re)lida!
- 09/09: “Não há um “apagão de pilotos” nos EUA, segundo a ALPA. Precisa desenhar? Então, tá…“ – O “apagão de pilotos” americano vinha sendo discutido há algum tempo, mas acho que se você ler este post vai entender que, assim como no caso brasileiro, lá ele também é uma miragem.
- 10/09: “Eleições 2014 – Candidatos comprometidos com a aviação civil brasileira“ – A tentativa deste blog para ajudar a eleger mais gente comprometida com a aviação. Não seu muito certo, mas pelo menos eu tentei… Na próxima vez, seremos bem mais assertivos, podem apostar!
- 14/09: “Cel. Crespo: “ARBITRARIEDADE E ABUSO DE AUTORIDADE DE FUNCIONÁRIO DA ANAC – LAMENTÁVEL” – Ou: Há algo de muito podre no reino da ANAC!“ – Um dos posts mais polêmicos do ano!
- 16 e 18/09: “Saiu o RF do acidente de 2012 com o King Air em Jundiaí (PP-WCA)” e “O problema da fricção das manetes do King Air – fator contribuinte do acidente com o PP-WCA“ – Para quem se interessa sobre a pilotagem dos aviões da linha King Air, eis dois posts que devem ser lidos.
- 17/09: “Gabriel Leporace: “A dificuldade da instrução de voo no RJ”“ – Este é outro post que eu preferiria não ter publicado… E tomara que em 2015 não tenhamos que repetir a denúncia sobre a crise na instrução do Rio, pois não quero voltar a publicar o que não quero!
- 19/09: “Arthur Porto: “PROFISSIONALISMO”“ – Esta aí um texto (a parte destacada em azul no post) que eu acho que deve ser relido pelo menos uma vez por mês por todo mundo!
- 19 e 21/09 : “[R/RBAC-61] ATENÇÃO: ANAC publica EMD004 ao RBAC-61“, “[R/RBAC-61] Veja a seguir as principais novidades da EMD004 ao RBAC-61“, “Outros regulamentos alterados/incluídos hoje pela ANAC: IS 61-004B e IS 141-001A” e “[R/RBAC-61] Como ficou a Subparte K (Habilitação de TIPO) no RBAC-61 EMD004“ – As mudanças na regulamentação referente às licenças e habilitações que viraram a ‘pilotosfera’ de pernas para o ar!
- 23 e 24/09: “J.C.Medau: Sobre empregabilidade de pilotos” e “Sobre empregabilidade de pilotos: a importância da pesistência“: dois textos essenciais sobre empregabilidade, que merecem ser (re)lidos várias vezes!
- 23 e 25/09: “As novas regras para hab.TIPO e a empregabilidade de pilotos” e “J.C.Medau: “O mercado de INVAs e a mudança do RBAC-61″“ – dois posts analisando sob diferentes ângulos as mudanças nos regulamentos da ANAC e a empregabilidade de pilotos.
- 30/09: “Sobre direitos trabalhistas de pilotos da “executiva/’91 pura‘”: uma orientação do SNA (e uns pitacos meus)” – Profissionalismo, assertividade e dignidade: jamais esqueça destes três princípios. Jamais!
- 30/09 e 03, 07, 08 e 09/10: “Insegurança jurídica na regulamentação da ANAC“, “Ainda a insegurança jurídica na regulamentação da ANAC – O que está escrito nem sempre vale; o que não está escrito às vezes vale; e a “interpretação” é o que importa!“, “Todo o poder aos ‘anaqueanos’! Danem-se os regulamentos, agora são as pessoas que decidem quem voa e quem fica no chão!“, “Mais uma do “RBACzinho”: vejam o absurdo que são as regras para os recursos às provas teóricas aplicadas pela ANAC” e “Se vocês acham que piloto sofre com a ANAC, vejam como uma escola de aviação é tratada pela agência“ – Uma sequência de posts sobre a insegurança jurídica dos regulamentos da ANAC. É muita coisa para ler, eu concordo, mas é fundamental que a sociedade como um todo tenha consciência desse problema!
- 14/10: “Chumbrega: “Não trate e não se refira à sua profissão (piloto ou não) como um SONHO, e sim como OBJETIVO”” – Outro post sobre empregabilidade que eu recomendo que seja (re)lido!
- 30/10: “A ‘estadualização’ do aeroporto de Maricá: o dossiê do Itaipuaçusite“ – A história macabra da municipalização do aeroporto de Maricá, que começou em 2013 e atravessou 2014 quase inteiro, finalmente chega ao fim. A um bom fim, graças a Deus!
- 31/10: “ATENÇÃO: ANAC publica a IS 61-004C reclassificando as aeronaves TBM-700/850 e Pilatus PC-12 de TIPO para CLASSE” e “Não custa lembrar que a seção 61.199-b continua em vigor: nenhum piloto de Paulistinha poderia pilotar um TBM ou Pilatus sem o devido treinamento“ – O primeiro passo na mudança de classificação de aeronaves, de TIPO para CLASSE, por parte da ANAC.
- 01/11: “A partir de hoje, eu faço parte do SNA – mas não o blog!“
- 06/11: ““Comandante na íntegra da palavra”, de Marcelo Quaranta – O livro“ – O livro que você vai ter que ler em 2015! Eu já li, e lhes asseguro que é excelente!!!
- 11 e 12/11: “Notas sobre o evento “SNA em debate – RBAC em foco””, “Sobre a regularidade trabalhista de pilotos e as questões relativas ao treinamento em CTAC“, “O problema da reclassificação dos aviões turboélices bimotores com MTOW<12.500lbs de TIPO para CLASSE MLTE“, “SNA DEBATE – RBAC-61 EM FOCO – Depoimentos” e “ATENÇÃO: ANAC publica a EMD005 ao RBAC-61 – Recheques de hab.TIPO fora de CTAC estão autorizados por mais um ano” – Posts sobre o primeiro evento em que participei como representante do SNA para a aviação geral e de instrução, com seus desdobramentos e análises.
- 13/11: “Reportagem da TV Justiça expõe os desmandos da ANAC e o problema da obtenção de hab.TIPO em CTAC no exterior“ – Mais uma reportagem que colaborei, expondo os desmandos da ANAC.
- 13 e 14/11: “Gol abre processo seletivo para contratar copilotos – não é recrutamento interno e nem exclusivo para filhos de funcionários” e ““GOL abre vagas para copilotos” (comunicado oficial da companhia)“ – Recomendo que se releiam estes posts nem tanto pelo se conteúdo, mas pelas discussões que ocorreram nos comentários.
- 14/11: “A reunião da APPA em Itirapina–SP. Se foi boa? Bem, o que posso dizer é que eu me associei no dia seguinte!“ – Foi por causa desta reunião que eu decidi levar o blog para o Portal APPA.
- 17/11: “Norte verdadeiro: “FAÇA COMO OS TRÊS MACAQUINHOS – O BOM PILOTO EXECUTIVO”“ – Outro post sobre empregabilidade que eu recomendo a (re)leitura!
- 07/12: “O blog volta ao ar: agora, como parte do portal da APPA-Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves“
- 10/12: “Os novos rumos do RBAC-61 em 2015 – Ou: “Para o alto, e avante!” A regulamentação da ANAC vai se aproximar da FAA, finalmente!“ – Ao que tudo indica, teremos uma regulamentação da ANAC sobre habilitação de TIPO melhorada em 2015. Oremos!
- 11/12: “Como as questões de Estado e de governo se misturam na ANAC – Ou: A estranha história do aumento das tarifas aeroportuárias para helicópteros“ – Até quando teremos uma agência “independente” que segue o que o governo manda?
- 12/12: “Métricas para avaliação da “cultura de segurança”“ – Este é um post que ninguém deu muita bola quando foi publicado, mas que eu considero importantíssimo! Voltaremos ao assunto em 2015.
- 17/12: “Atenção ‘pejoteiros’, free-lancers & afins: vocês já ouviram falar no eSocial?” (leia também “O que é bom para cada um é o melhor para o grupo? Porque aceitar um contrato de trabalho via PJ/free-lancer pode até ser bom para você, mas ruinoso para a categoria) – Mais um assunto que será muito explorado em 2015.