Na nova lista de CTACs da ANAC agora aparecem cinco alternativas para realizar o treinamento em King Air no Brasil. É isso mesmo, ou estou sonhando?

By: Author Raul MarinhoPosted on
442Views8

Ontem, no post sobre as novas regras para o treinamento de concessão/revalidação de habilitação de TIPO, citei a nova funcionalidade da ANAC para encontrar CTACs homologados para cada treinamento pretendido – uma versão melhorada da antiga lista de treinamentos que a Agência publicava. Pois muito bem. Examinando essa nova lista, encontrei informações surpreendentes. Por exemplo: para a linha King Air*, existiriam agora cinco CTACs homologados no Brasil – o Centro de Treinamento EPA (Curitiba-PR), o Centro de Treinamento FLY (Rio de Janeiro-RJ), e os três Centros de Treinamento LÍDER (Belo Horizonte-MG, e Rio de Janeiro-RJ – Santos Dumont e Jacarepaguá). Curiosamente, o Centro de Treinamento Flight Safety International FSI – Wichita Hawker-Beech/USA e o Centro de Treinamento Flight Safety International FSI – LaGuardia Center/USA, que eram homologados para a linha King Air 90 e 200 na lista anterior, não aparecem mais nesta nova relação.

(*Obs.: Verifique na lista qual CTAC está homologado para qual modelo de King Air, pois isso varia bastante)

Infelizmente, devido aos feriados de final de ano, não consegui contato com nenhum dos CTACs listados, e somente poderei confirmar essa informação posteriormente, assim como saber os custos e disponibilidade de agenda (e se alguém tiver algo a acrescentar/corrigir, peço a gentileza de informar). Mas, em se confirmando o que está na lista da ANAC, acabou a principal dor de cabeça para quem precisava sair do país para obter habilitação de TIPO (pelo menos no King – para os demais modelos, verifiquem na lista).

P.S.: Não encontrei nenhum CTAC homologado para oferecer treinamento em helicópteros Agusta, nem a fábrica na Itália…

8 comments

  1. Renato Maldonado
    3 anos ago

    Me tira uma divida, seguindo a nova emenda do Rbac que postou no dia 23 mais essa nova lista de ctac podemos concluir que o agusta ja pode ser feito o inicial e o recheque através do método antigo?? Obrigado e parabéns mais uma vez por seu trabalho.

    • raulmarinho
      3 anos ago

      Essa “nova lista” era uma pegadinha, Renato… A “velha lista” é a que vale, de acordo com a retificação feita pela ANAC no dia 31/12, e o CTAC para o Agosta continua sendo o da fábrica, na Itália.

  2. João Carlos Medau
    3 anos ago

    A lista de CTACs homologados é (ou deveria ser) dinâmica, uma vez que novas certificações podem acontecer e outras podem expirar. Além disso, a iniciativa de certificação tem que ser de cada CTAC, que tem que “fazer o processo andar” na ANAC por conta própria, o que nem sempre é simples para quem não tem representante no Brasil.

  3. Caio
    3 anos ago

    Eu olharia isso com cuidado ainda…

    A IS 61-005 fala em tabelas dos apêndices A e B da lista e dá exemplos idênticos aos da lista em pdf:
    http://www2.anac.gov.br/Arquivos/pdf/lista_cursos_certificados.pdf
    Lá tem Agusta. E só tem King Air na Flight Safety…

    Ps: o outro site é antigo e “sempre” listou esses treinamentos de King Air: http://paraserpiloto.appa.org.br/2014/05/28/rrbac-61-minuta-do-rbac-61-emd003-um-resumo/

  4. Beto Arcaro
    3 anos ago

    Mas esses CTAC’s de King no Brasil têm simulador?
    Duvido!
    Muito menos, treinamento em avião!
    Então….
    ?????

  5. Bom, para Learjet 60 (LR60), p.ex., já recebi a informação de parte da Flight Safety de que nenhum dos Training Centers (CTAC´s) deles tem simulador homologado e nem TRE´s (examinadores). Pelo jeito, só a CAE (LR60 Classic) e/ou a Bombardier (LR60 XR) de Dallas-TX (funcionam no mesmo Training Center, pois a Bombardier subarrenda da CAE 1/4 do complexo), mas não sei se elas ainda constam. Pelo jeito, seguem emendando essa listagem sem fazer as correções com o apuro adequado…

Deixe uma resposta